Comissão Temática Engenharia de Avaliações e Perícias promove reunião

Reunião da Comissão Temática Engenharia de Avaliações e Perícias
Reunião da Comissão Temática Engenharia de Avaliações e Perícias atualiza debate sobre temas emergentes da área

Brasília, 22 de setembro de 2020.

Com a participação do representante do Ibape-PR, Luciano Ventura, como especialista convidado, a segunda reunião da Comissão Temática Engenharia de Avaliações e Perícias transcorreu nas últimas quinta e sexta (17 e 18 de setembro), de forma mista (com integrantes reunidos no Confea e de forma virtual). Gestões junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) quanto às normas para avaliação de bens; resolução do Banco Central para vistoria em imóveis e uma cartilha da área foram os principais temas discutidos.

Segundo o coordenador da Comissão Temática, o conselheiro federal engenheiro agrônomo Annibal Margon, a reunião abordou aspectos importantes para a garantia da atuação desses profissionais da engenharia. “Temos que fortalecer a atuação dos engenheiros de Avaliações e Perícias”, enfatizou. 

Annibal e Luciano foram acompanhados ainda pelo ex-presidente nacional do Instituto Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape) e ex-presidente do Confea eng. civ. Wilson Lang;  pelo coordenador-adjunto da Comissão, conselheiro federal engenheiro civil João Carlos Pimenta, e pela presidente da Associação Brasileira de Avaliações e Perícias (Abap), engenheira civil Karine de Santes Bastos Moreira (membro). A assistência é da engenheira eletricista Cláudia Machado, analista do Confea.

Entre as seis metas estipuladas pela comissão está a de construir um diálogo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Vamos solicitar uma visita presencial à diretoria da ABNT para discutir mais profundamente as gestões do Sistema Cofeci/Creci na elaboração de normas especificas para os corretores de imóveis, questão essa com a qual a Comissão não concorda porque haverá normas diferentes para a avaliação de um mesmo bem. Temos normas para os engenheiros, e o Sistema Cofeci/Creci quer aplicar indevidamente as nossas normas de avaliação técnica de valores na avaliação mercadológica. Mas elas são de aplicação exclusiva para os engenheiros, tanto para imóveis rurais como urbanos”, esclarece. Saiba mais.

Atuante na área há mais de 30 anos, Annibal acrescenta que está sendo elaborado um documento em torno de outra ação da Comissão, por meio da Procuradoria Jurídica do Confea, contra a resolução 4.754/2019 do Banco Central, que dispensa a vistoria de imóveis por profissional habilitado na contratação de financiamentos. “Ela permite a aplicação de modelos de precificação e sistemas internos de gerenciamento de risco e de monitoramento de garantias que, na verdade, podem ser bastante prejudiciais à segurança da sociedade”, defende Annibal.

“Outro ponto que discutimos com o gerente de Comunicação, Felipe Pasqualini, foi apresentação de uma minuta de cartilha dentro da campanha de conscientização da sociedade e dos profissionais sobre a atuação da Engenharia de Avaliações e Perícias”, diz, informando que a próxima reunião será realizada nos dias 8 e 9 de outubro.

Equipe de Comunicação do Confea