Confaeab completa 93 anos de defesa da Agronomia

Brasília, 11 de agosto de 2020.

Agricultura, Agroindústria, Agronegócio, Agronomia, Agropecuária e Associações: esses seis "A"s compõem a logomarca da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), que completa 93 anos nesta data. A entidade recebeu esse nome em 1999, mas é resultado de uma jornada que se iniciou em 11 de agosto de 1927, com a criação da Sociedade Brasileira de Agronomia (SBA), no Rio de Janeiro (RJ).

Com 27 federações e associações estaduais e do Distrito Federal filiadas, a confederação ligada ao Sistema Confea/Crea congrega e representa engenheiros agrônomos. Trabalha pelo aprimoramento do conhecimento social e técnico dos profissionais, com atuação livre tanto no âmbito da categoria quanto no meio político, como explica o presidente Kleber Santos. “Da década de 1930 até hoje, o cenário da Agronomia brasileira evoluiu expressivamente e a Confaeab acompanhou a evolução do processo democrático, participando por exemplo da discussão sobre valorização dos profissionais”, observa o engenheiro agrônomo que está à frente da entidade, ao lado do também eng. agr. Raul Zucatto no período 2019-2021.

Kleber pontua ainda que a evolução tecnológica do cultivo de alimentos no país coincide com a história da entidade. “O Brasil passou de importador para exportador de produtos agrícolas, levando comida para a mesa do brasileiro e também para outros países, e nessa linha a Confaeab tem participado dos grandes temas relacionados, como segurança alimentar e nutricional, conservação do solo e da água, sustentabilidade na agropecuária e regulação do uso de agrotóxicos”, comenta.

Atenta às demandas da profissão e, mais especificamente da sociedade, durante a atual crise sanitária, a Confaeab tem se posicionado de modo a resguardar os interesses, direitos e prerrogativas dos engenheiros agrônomos, com atenção ao relevante papel dos profissionais na humanidade. Também tem encaminhado soluções de problemas agronômicos e sociais de interesses estadual, regional e nacional, além de promover o intercâmbio entre as filiadas e entidades estrangeiras.

Confira as pautas em que a Confaeab tem atuado durante a pandemia:

Confaeab irá propor Política Nacional de Conservação do Solo e Água

Confea avança na certificação de profissionais da Agronomia

Controle de gafanhotos exige receituário agronômico, alerta Confaeab

Responsabilidade técnica exige formação, defendem líderes da Agronomia

Confaeab se manifesta acerca de consulta pública sobre uso de drones na agropecuária

Cartilhas do Mapa e da Confaeab orientam trabalhadores do campo

 

Histórico
Antes mesmo do movimento de 1930 - que lançou as bases do sindicalismo único por profissão no Brasil - professores e funcionários do Ministério da Agricultura fundaram a Sociedade Brasileira de Agronomia (SBA) para promover a criação de associações de lavradores, e colocá-los em contato direto com agricultores, a fim de aperfeiçoar a produção rural. Para alcançar o objetivo, a sociedade se firmou como porta-voz da categoria, por meio da expansão nacional de suas bases e da pressão política - em matéria de agricultura - junto ao Estado.

Seis anos depois da fundação da sociedade, no dia 12 de outubro de 1933, o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto que regulamentou a profissão de agrônomo. Em 1935, a SBA promoveu, em Piracicaba, o primeiro Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), que em outubro de 2021 chegará a 32ª edição.

Entre as décadas de 1930 e 1960, as prioridades da sociedade foram a defesa sanitária vegetal, a propaganda sobre a utilização de fertilizantes e o incentivo à produção de novos tipos de fibras vegetais. À época, a SBA atuava em sintonia com o Ministério da Agricultura, cujas políticas destinaram-se, justamente, à diversificação agrícola nacional, mediante o fomento à produção de novos itens exportáveis de valor comercial, como fibras, oleaginosos e matérias-primas para indústrias de tintas e corantes.

Em 1963, a Sociedade Brasileira de Agronomia foi promovida a federação (Federação das Associações de Engenheiros Agrônomos do Brasil), que, posteriormente, em 1999, ganhou o status de confederação. Para valorizar os profissionais da Agronomia, atualmente a Confaeab estimula a criação de bolsas de estudo e a produção de literatura técnica; encaminha propostas ao poder público sobre questões agronômicas e sociais; e promove, bienalmente, o Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA).

Equipe de Comunicação do Confea