Confea articula reposicionamento da atuação parlamentar

Brasília, 21 de setembro de 2021.

Nos próximos dias 29 e 30 de setembro, o Confea irá reunir representantes do Federal e dos Regionais no 1º Enapar – Encontro Nacional de Assessoria Parlamentar do Sistema Confea/Crea. Com uma programação virtual, o workshop visa alinhar estratégias e promover atuação uníssona, como explica o presidente Joel Krüger. “A meta é ampliar a interlocução dos Regionais com as respectivas bancadas no Congresso Nacional”, sinaliza, lembrando que o resultado favorável frente à Medida Provisória 1.040/2021 somente foi possível porque as lideranças trabalharam em conjunto. “Vimos que o poder de mobilização tem mais potencial quando há um planejamento técnico que oriente a articulação direta dos Creas com os parlamentares de cada estado”, reforça o presidente do Conselho Federal. 

O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, tem marcado presença no Congresso para debater pautas de interesse do sistema profissional

Esse alinhamento das atividades de assessoria parlamentar passa pelo treinamento dos agentes do Sistema, como salienta Walter Bittar, cientista político que irá ministrar a palestra “Relações institucionais e governamentais”, durante dois períodos do Enapar. “Vamos capacitar os responsáveis pela atuação parlamentar dos Creas para que eles compartilhem as diretrizes com as lideranças regionais, atuem de forma integrada com o Federal e possam conferir mais peso político às ações parlamentares”, adianta o palestrante e assessor do Confea.

Cientista político e assessor do Confea, Walter Bittar irá dialogar com participantes do Enapar sobre relações institucionais e governamentais

A programação contará ainda com aula magna sobre a conjuntura política nacional e os desafios do processo legislativo, a ser ministrada pelo professor doutor Leonardo Barreto, ex-professor substituto da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do curso de Ciência Política do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Os temas “Ações integradas de articulação política” e “Perspectivas dos Creas sobre as práticas de assessoria parlamentar” também estão na pauta de debates. 

Julianna Curado 
Equipe de Comunicação do Confea