Confea e Secretaria da Mulher do GDF discutem acordo de cooperação 

Brasília, 17 de junho de 2021.

Na tarde desta quinta-feira (17/6), a gerente de Relacionamento Institucional e idealizadora do Programa Mulher, eng. eletric. e de seg. trab. Fabyola Resende, e a assessora da Presidência Denise Castro, estiveram reunidas com a subsecretária de Promoção das Mulheres, Fernanda Falcomer Meneses, e a coordenadora de Assuntos Intersetoriais, Renata Madeira, ambas da Secretaria da Mulher do Governo do Distrito Federal.

Durante o encontro, Fabyola contextualizou as representantes da Secretaria da Mulher sobre a participação feminina no Sistema Confea/Crea, incluindo o lançamento, em 2019, do Programa Mulher. “Desde que foi implantado no Federal, o programa já teve adesão de 21 Creas. Nas eleições de 2020 já constatamos um aumento da participação feminina. Ainda assim, precisamos ampliar a atuação das mulheres do Sistema Confea/Crea”, defendeu Fabyola.

Gerente Fabyola Resende, assessora Denise Castro e subsecretária Fernanda Meneses

A subsecretária de Promoção das Mulheres, Fernanda Falcomer Meneses, apresentou alguns projetos do GDF, como o “Brasília, uma cidade segura para as mulheres – Gênero e planejamento urbano das cidades”, que foi um dos três vencedores da 14ª Capacitação Regional do Mercocidades. “O projeto tem a pretensão de trazer mais qualidade de vida para as mulheres, além de incluir a gestão e a inserção das temáticas de gênero nas políticas públicas. Nesse sentido, nosso trabalho inova e coloca nossa capital em lugar de destaque e reconhecimento pelo que fazemos”, pontuou a subsecretária e autora da proposta, Fernanda Falcomer Meneses.

Vale ressaltar que “Brasília, uma cidade segura para as mulheres” tem correlação direta com o Programa Mulher na medida em que busca o desenvolvimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 5 - Equidade de Gênero, proposto pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Outra característica em comum dos programas e que tem relação direta com as atividades desenvolvidas pelos profissionais do Sistema Confea/Crea, é o ODS nº 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis - , que possui como meta “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. 

A representante do GDF ainda apontou outros projetos em que o Sistema Confea/Crea pode ser parceiro, por exemplo, em temas como mobilidade e gênero. “Estamos estudando a revitalização das passagens subterrâneas no Eixão por meio do 'Programa Rotas Seguras', pensando mobilidade, segurança, iluminação, enfim, criando caminhos mais seguros”, disse Meneses, sinalizando que diversas parcerias podem ser feitas também com outras secretarias do governo assim como entidades do Sistema. Para amadurecer as tratativas de um acordo de cooperação ficou acertado que haverá uma nova reunião.  A ideia é que elas apresentem o projeto na reunião do Colégio de Presidentes, prevista para começar no dia 30 de junho.

Antes de encerrar a reunião, Fabyola anunciou que uma nova versão da cartilha do Programa Mulher será lançada no dia 23 de junho, data em que também é celebrado o Dia Internacional das Mulheres da Engenharia. “Vamos reunir convidadas renomadas na área da engenharia, da agronomia e das geociências”, finalizou a gerente, convidando para a live que começa às 9h e será transmitida pelo Youtube do Confea.

 

 

 

 

 

 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea com informações da Secretaria da Mulher do GDF