Confea inicia tratativas com o Operador Nacional do Sistema – ONS

Apresentação do vice-presidente do Crea-MA, eng. eletric. Rogério Moreira Lima aos representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico
Apresentação do vice-presidente do Crea-MA, eng. eletric. Rogério Moreira Lima aos representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico

 

Brasília, 21 de novembro de 2022.

Promover um intercâmbio de informações sobre sinistros e manutenções programadas do Sistema Elétrico de Potência. Esse foi o objetivo da audiência mantida pelo Sistema Confea/Crea e Mútua junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, nesta sexta (18/11). “Por meio da capilaridade dos Regionais, o Sistema poderá auxiliar na fiscalização no escopo inerente à ONS. Além de otimizar o trabalho do ONS e do Federal, essa parceria contribuirá para a economicidade, a desburocratização, a valorização profissional e a segurança da sociedade”, analisou o conselheiro federal eng. eletric. Genilson Pavão.

Conselheiro federal eng. eletric. Genilson Pavão
Conselheiro federal eng. eletric. Genilson Pavão

A proposta foi apresentada pelo ex-coordenador nacional da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica – CCEEE e vice-presidente do Crea-MA, eng. eletric. Rogério Moreira Lima.  Além dele e do conselheiro federal, participaram pelo Sistema o coordenador nacional da CCEEE, eng. eletric. Amarildo Almeida Lima; a chefe de Setor de Acordos e Representações – Setar, eng. amb. Kaori Akagi, e o assessor parlamentar do Confea, eng. civ. José Maria Soares.

Coordenador da CCEEE, eng. eletric. Amarildo Almeida Lima
Coordenador da CCEEE, eng. eletric. Amarildo Almeida Lima


O coordenador da CCEEE enfatizou a abrangência das câmaras especializadas de Engenharia Elétrica e a possibilidade de auxiliar a ONS para a garantia de que os serviços, programados ou não, sejam realizados por empresas e/ou profissionais devidamente habilitados para execução das atividades no Sistema Elétrico, garantindo serviços de excelência, assegurando a disponibilidade do Sistema de forma contínua. “Caso ocorra algum incidente ou acidente, o Crea poderá fornecer dados sobre os responsáveis técnicos a fim de contribuir para a apuração de suas responsabilidades. Por outro lado, buscamos uma aproximação com o ONS para identificarmos todas as empresas que fazem parte do Sistema Elétrico com seus respectivos quadros técnicos, bem como para que sejamos informados de todos os eventos programados no Sistema Elétrico”, exemplificou. 

Assessor parlamentar do Confea José Maria Soares
Assessor parlamentar do Confea José Maria Soares

Para o assessor parlamentar José Maria Soares, o Sistema Confea /Crea deve priorizar a agenda de aproximação da relação institucional, buscando agir de forma menos reativa e mais propositiva. “Nossa atuação não pode ser somente após a ocorrência do incidente, mas em ações preventivas. E nesse sentido, usar a musculatura institucional representada pela nossa capilaridade instalada nos 27 estados”, ressalta.

Chefe do Setor de Acordos e Representações - Setar, eng. amb. Kaori Akagi
Chefe do Setor de Acordos e Representações - Setar, eng. amb. Kaori Akagi


Já a chefe do Setar considera importante saber quais as expectativas do ONS em relação aos profissionais do Sistema Confea/Crea, em especial os engenheiros eletricistas e engenheiros de segurança do trabalho. “Dessa maneira, poderemos também contribuir de forma mais proativa e prestar os nossos serviços de forma contínua e segura à sociedade”, afirmou Kaori Akagi.

Representantes do Operador Nacional do Sistema - ONS ao lado da comitiva do Confea
Representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS ao lado da comitiva do Confea

O Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS esteve representado pelo gerente do Centro de Operação do Sistema Norte/Centro Oeste, Gilson Soares da Silva Junior; pela gerente executiva do Jurídico, Anamaria do Prado de Castro;  pela advogada de assuntos corporativos Bianca Gomes Coutinho; pela gerente executiva de Gestão de Pessoas, Rejane Cristie de Souza Telles Fernandes e ainda pelo técnico de segurança do trabalho Alexander Ribeiro da Silva e pelo analista de Relacionamento Institucional Adauto Bezerra Fraga.
 

Equipe de Comunicação do Confea