Confea, Mútua e TCU realizam reunião virtual para tratar de acórdão

Em junho deste ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) exarou acórdão (6333/2020) a respeito do uso dos recursos oriundos de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) destinados à Mútua – Caixa de Assistência dos profissionais. Nesta terça-feira, 7/7, o ministro relator do acórdão no Tribunal, André Luís de Carvalho, recebeu lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua em audiência virtual para tratarem do monitoramento e controle da implantação das recomendações do TCU.

Na ocasião, o presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior, ressaltou que o Confea cumpre papel de supervisão e fiscalização da Mútua, conforme estabelecido nas Leis n. 5.194/1966 e 6.496/1977 e na Resolução n. 1.015/2006. “Nossa equipe técnica está à disposição tanto da Mútua quanto do TCU para auxiliar nesse monitoramento”, afirmou.

Coordenador da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema, o conselheiro federal eng. civ. Carlos Vilhena afirmou que a Comissão já vem tomando providências em relação ao acórdão. “Pedimos uma série de documentos à Mútua, que embasem a atuação do Confea nesse monitoramento. Esta reunião é muito importante, representa um marco”, disse. 

Respondendo interinamente pela Presidência da Mútua, o diretor de Benefícios e Tecnologia da entidade, eng. agr. seg. trab. Cláudio Calheiros, afirmou que a entidade se prepara para implantar todas as recomendações, com aquisições de equipamentos e serviços de tecnologia da informação. “Queremos atender o TCU o mais rápido possível. Gostaria de agradecer o apoio não só do ministro, mas dos técnicos do TCU, que têm nos orientado”, disse. 

Uma nova reunião será realizada em 7 de agosto, quando será esperado que o Confea e a Mútua apresentem um plano de trabalho, com previsão de cronograma de quando cada recomendação deverá ser atendida.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea