Confea participa da Feira de Saneamento no RS

Brasília, 10 de maio de 2022.

Estande do Confea na Feira do Saneamento

 

Teve início na segunda-feira (9/5), a edição de ouro do 50º Congresso de Saneamento da Associação dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), em Porto Alegre (RS). Em paralelo, ocorre a Feira de Saneamento, que conta com 60 estandes, entre eles o do Confea, em que o público poderá obter informações sobre o Sistema Profissional, além de conhecer as publicações, cartas de serviço e material de divulgação institucional. "O estande também serve como ponto de apoio para os profissionais", complementou o empregado do Confea responsável pelo estande, Glênio Furtado.  A estimativa é de que mais de 2 mil participantes passem pela feira no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). 

Sobre o evento
Em seu discurso de abertura, o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, relembrou a trajetória na Assemae e as conquistas da entidade criada em 1984. “Chegamos até as instâncias judiciais superiores com o objetivo de garantir o direito dos cidadãos brasileiros ao saneamento. Conquistamos o reconhecimento legal de representar os serviços municipais de saneamento junto ao Supremo Tribunal Federal, e somos os únicos com esta prerrogativa. Onde há vida, deve haver saneamento”, afirmou Hojaij. Ele presidiu a Assemae por 7 anos e encerra seu mandato na quinta-feira (12), na Assembleia Geral. 

Solenidade de abertura do 50º Congresso de Saneamento da Associação dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae)

Ainda na cerimônia de abertura, o secretário Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão, defendeu mais investimento para o setor. “São 100 milhões de brasileiros sem esgoto e 40 milhões sem água tratada. Só vamos resolver o problema com investimentos”, afirmou. 


Entre as autoridades presentes estavam também o prefeito de São Leopoldo (RS) e presidente da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Ary Vanazzi; a secretária executiva da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Fernanda Morais; o superintendente-adjunto de Regulação de Serviços da Agência Nacional de Águas (ANA), Alexandre Godeiro; o vice-presidente da Assemae e coordenador do Congresso, Rodopiano Marques e o diretor-geral do Dmae Porto Alegre, Alexandre Garcia, entre outros. 

A programação conta com 3 painéis, mesas-redondas, minicursos, apresentação de trabalhos técnicos, além da Feira de Saneamento. Confira a programação completa aqui!

Equipe de Comunicação do Confea com informações da assessoria de Comunicação da Assemae