Confea participa de discussão sobre aeroporto em Cruzeiro do Iguaçu (PR)

Brasília, 27 de maio de 2022.


Na última quarta-feira (25/5), representantes do Confea, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e de Cruzeiro do Iguaçu (PR) estiveram reunidos para analisar a viabilidade de reativação de um aeroporto no município paranaense.

O Confea foi instado a participar para fazer a interlocução entre a Agência Reguladora, os gestores do município e o Consórcio Procaxias (Compro), que tem a escritura do Aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu. Em dezembro, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a doação do espaço pelo Governo do Estado para os municípios que, agora, vão acelerar os trâmites para fazer uma Parceria Público-Privada (PPP) e reativar o aeródromo. “Onde tem desenvolvimento, tem engenharia, por isso a participação do Sistema Confea/Crea nessa discussão. A ativação desse modal impacta positivamente o turismo e a economia, que tem um forte apelo agropecuário”, analisou o assessor parlamentar eng. civ. José Maria Soares. O chefe de gabinete do Conselho, eng. agr. Luiz Antonio Rossafa, completou: “Esta agenda se insere no contexto das ações que envolvem temas correlatos à engenharia, ao desenvolvimento nacional, estadual e regional, e nesse sentido, o Confea exerce seu papel institucional na construção dessa interlocução entre os profissionais e os agentes públicos".

Segundo a assessora jurídica do município, Valquíria Voinarski, a reunião foi bastante produtiva e as tratativas seguirão para que a cidade possa contar com o aeroporto. “Pretendemos nos reunir com o consórcio Procaxias na próxima semana e dar andamento ao projeto”. 

Na reunião, a Anac foi representada pelo especialista em regulação da Aviação Civil na Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SAI), eng. civ. Fabio Lopes Magalhães; o município foi representado pela assessora jurídica de Cruzeiro do Iguaçu Valquíria Voinarski e o procurador Everton Muller; o Consórcio Procaxias teve como representante Mirian Suzete Espínola; e pelo Confea estiveram o assessor parlamentar José Maria e o chefe de gabinete Luiz Antonio Rossafa.

À esq.: prefeito de Cruzeiro do Iguaçu, professor Leonir (PSDB), e prefeito de Capitão Leônidas Marques e presidente do Procaxias, Maxwell Scapini (PV)

Apoiadores
Para o prefeito de Cruzeiro do Iguaçu, professor Leonir (PSDB), a reativação trará benefícios para toda a região. “Somos o maior abatedor de aves da América Latina, nos destacamos na produção agrícola, e com as vinícolas o nosso potencial cresce ainda mais com a facilidade que o aeroporto pode trazer.”

O prefeito de Capitão Leônidas Marques e presidente do Procaxias, Maxwell Scapini (PV), compartilha da opinião de que a reabertura do aeródromo é importante para o desenvolvimento da região. “É uma luta de anos que irá viabilizar o setor empresarial e a progressão do turismo”, comentou, lembrando do potencial turístico que o lago do Baixo Iguaçu tem por ser uma reserva de pesca esportiva decretada pelo estado do Paraná. “Isso trará mais pessoas que queiram conhecer, visitar e investir na nossa região e trazer o progresso”, acrescentou. Scapini também agradeceu a parceria de todos nesta empreitada que, para ele, deve ser fortalecida: “Precisamos cada vez mais somar forças para que esse aeroporto saia o quanto antes do papel. Sabemos que há vários trâmites, mas temos a certeza de que, todos se ajudando, vai dar certo.”

Outra apoiadora do projeto é a Foz do Chopim Energética, que vem reforçando a mobilização pela viabilização do aeroporto. “Com a reabertura, vamos projetar o desenvolvimento da região Oeste e Sudoeste do Paraná a um patamar diferenciado de competitividade, proporcionando atração de investimentos públicos e privados em setores da educação, saúde, turismo e negócios. Estima-se que a reativação do aeroporto deve beneficiar cerca de 300 mil pessoas de cidades próximas, incluindo a região dos lagos do Iguaçu”, afirma o diretor técnico da Foz do Chopim Energética, eng. eletric. Sérgio Cequinel Filho.

Sobre Cruzeiro do Iguaçu
O município de Cruzeiro do Iguaçu conta com diversas atividades rurais, entre elas, bovinocultura, suinocultura, avicultura, apicultura, piscicultura, ovinocultura, cultura de milho, soja, cana de açúcar, fumo, hortaliças e fruticultura. Os grandes produtores, que desenvolvem as culturas de soja e milho, têm modos de cultivo baseado no plantio direto e, utilizam-se da mecanização e dos defensivos agrícolas em suas lavouras. Nestas propriedades, as atividades são alternadas entre as culturas de verão e inverno.

O município faz parte da região Procaxias, região de nove municípios que sofreram o alagamento devido à construção da Usina de Salto Caxias. Fazem parte do Procaxias os municípios de Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Salto do Lontra, Nova Prata do Iguaçu, São Jorge do Oeste, Quedas do Iguaçu, Três Barras do Paraná, Bela Vista da Aparecida e Capitão Leônidas Marques. Além desses, outros dois municípios próximos da região serão beneficiados com o funcionamento do aeroporto. São eles: Verê e Dois Vizinhos.

Equipe de Comunicação do Confea