Confea participa de eventos ligados ao Sistema Plantio Direto

Presidente da Federação Brasileira de Sistema Plantio Direto, Jônadan Hsuan Min Ma
Presidente da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto, eng. agr. Jônadan Hsuan Min Ma

Brasília, 11 de julho de 2022.

Organizados pela Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (Febrapdp) com patrocínio do Confea, o 18º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha e o 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto foram realizados de 5 a 8 (sexta), em Foz do Iguaçu. A técnica sustentável, introduzida no país há 50 anos, responde por cerca de 80% da área com produção de grãos brasileira e já se expandiu pelas Américas e União Europeia, o que levou a organização do evento a estimar uma participação de 850 pessoas, entre produtores rurais, profissionais liberais, empresários, consultores, professores, pesquisadores, acadêmicos, cooperativas e empresas do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, México, Peru, Alemanha, Portugal, Espanha e Estados Unidos.

Engenheiro agrônomo Ronaldo Hojo, no Dia de Campo que marcou os eventos
Engenheiro agrônomo Ronaldo Hojo, no Dia de Campo que marcou os eventos

Segundo o presidente da Febrapdp, eng. agr. Jônadan Hsuan Min Ma, o estabelecimento de um Sistema Plantio Direto é o objetivo da Federação, visando à produção de alimentos, fibras e energia em harmonia com a natureza e promovendo a conservação do solo e o aumento da produtividade com sustentabilidade com base em três pilares: não revolvimento do solo (restrito às linhas de plantio e semeadura ou covas para mudas), a cobertura permanente do solo, feita preferencialmente com plantas vivas ou mortas, e a diversificação de plantas na rotação de cultivos. “É uma técnica que já mudou e ainda mudará bastante a realidade da agricultura brasileira”, disse, agradecendo o apoio do Confea para a realização dos eventos.

Empregada pública do Confea e fiscal do contrato dos eventos, Alessandra Porto, e gerente regional do Sul e Sudeste no Confea, Letícia Almeida
Empregada pública do Confea e fiscal do contrato dos eventos, Alessandra Porto, e gerente regional do Sul e Sudeste no Confea, Letícia Almeida


Já o engenheiro agrônomo Ronaldo Hojo, um dos responsáveis pelo Dia de Campo da programação dos eventos, na última quarta (6/7), considera que a parceria com o Confea permitiu integrar experiências e conhecimentos entre os especialistas e o agricultor, “principal ator do agronegócio”. Segundo ele, a ida ao campo contribuiu para “divulgar os materiais que o produtor tem para o plantio, a diversificação e opções de renda, já que, em complemento aos três pilares do Sistema Plantio Direto, para obter uma agricultura sustentável, é feito ainda o manejo integrado de pragas, doenças e plantas invasoras, sendo uma técnica de agricultura sustentável que evita a erosão, a perda de nutrientes e menor compactação do solo, além da diminuição do uso de insumos como fertilizantes”.

Hojo explica que o Sistema vem sendo desenvolvido em parceria com várias instituições, principalmente, desde a década de 1990, com o Instituto Agronômico do Paraná, atual Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR). “É uma técnica que está sendo utilizada em todo o país”, diz, informando que o plantio direto é parte desta técnica de plantio sobre a palha, enquanto o sistema envolve o espectro de uma agricultura sustentável. “Abordamos a importância, no sistema de produção pelo plantio direto, da diversificação de culturas e da utilização da planta de cobertura, também chamada de adubo verde, no sistema produtivo de grãos”, ressalta.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea