Confea promove 2º Encontro Nacional de Relacionamento Institucional

Segunda edição do Encontro Nacional de Relacionamento Institucional (ENRI)
Segunda edição do Encontro Nacional de Relacionamento Institucional (ENRI), realizada no início do mês, no Confea

Brasília, 22 de setembro de 2022.

De 8 a 9 de setembro, o Confea realizou o 2º Encontro Nacional de Relacionamento Institucional do Sistema Confea/Crea e Mútua – ENRI. Com a participação dos responsáveis pela área em todos os regionais, o evento foi realizado no plenário do Confea e abordou diversas temáticas em torno das atividades institucionais desenvolvidas em conjunto entre o Federal e os regionais.

Chefe do Setar, eng. amb. Kaori Akagi
Chefe do Setar, eng. amb. Kaori Akagi

Entre os pontos abordados, estiveram a criação do Setor de Ações e Representações – Setar, pelo Confea, e os Acordos de Cooperação Técnica nacionais e internacionais, conduzidos pela Gerência de Relacionamentos Institucionais (GRI). A programação expositiva apresentou a equipe da GRI e as atividades desenvolvidas pelo Confea.

Segundo a chefe do Setar, eng. amb. Kaori Akagi, o evento apresentou as principais expectativas da nova área, inclusive em ações que já vinham sendo desenvolvidas pela GRI, como a contratação entre o Confea e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a ser assinada ainda este mês. “Depois de um primeiro encontro desenvolvido de forma virtual no ano passado, conseguimos realizar essa interação com os representantes da área de todos os regionais para demonstrar a sua importância, que envolve ações hoje contínuas como as das assessorias parlamentares, além de assuntos transversais, como a aplicação da Lei Geral de Processamento de Dados (LGPD), que desempenham um grande papel para a representação institucional do Sistema”, descreve.

Para o gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea, eng. amb. Renato Muzzolon Júnior, o evento demonstra a preocupação do Confea com uma área cuja importância, há até pouco tempo, ainda não havia sido assumida efetivamente pelo Sistema. “Podemos contar com as participações do presidente em exercício, eng. civ. João Carlos Pimenta, do conselheiro federal geol. Mário Cavalcanti e do superintendente de Integração do Sistema, eng. civ. Osmar Barros Júnior, que nos estimulam a prosseguir as nossas atividades em sinergia com outras áreas do Confea, como a Assessoria Parlamentar e a Superintendência de Estratégia e Gestão, responsável pelas atividades relacionadas ao cumprimento da LGPD. Foi um primeiro encontro presencial para que também conhecêssemos melhor algumas das preocupações enfrentadas pelos regionais”, aponta.

Mesa de trabalhos da segunda edição do Enir
Mesa de trabalhos da segunda edição do ENRI

O representante das Coordenadorias das Câmaras Especializadas no Comitê Gestor do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua 2022, eng. quim. Marino Greco, apresentou os principais objetivos do programa e as etapas de construção do Fórum que ocorrerá durante a 77ª Soea em Goiânia, destacando os encontros on-line realizados com as coordenadoras estaduais para entendimento das diferenças regionais e suas necessidades imediatas com a finalidade de planejar o futuro. Segundo Greco, “encontros como o 2º ENRI são fundamentais para a promoção do alinhamento das ações em todo o Sistema, visando atingir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável ODS nº 5 referente à igualdade de gênero e para fomentar a elaboração de políticas de valorização para as mulheres da Engenharia, Agronomia e da área de Geociências”. 

O coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. civ. Vanderli Fava de Oliveira, falou acerca das propostas elaboradas pelo Cden e apresentou como funciona o processo de certificação e acreditação de cursos junto a entidades estrangeiras, enfatizando a importância de o Sistema Confea/Crea se inteirar desses processos, “pois são realidade no contexto da engenharia mundial”.

O gerente de relacionamentos institucionais, Renato Muzzolon Júnior, acrescentou a importância de criação, nos regionais que ainda não possuem, de um setor específico de relações institucionais, inclusive, solicitando que os representantes ali presentes levassem esta demanda para os seus presidentes e criassem esta estrutura estratégica no organograma do regional.
 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: André Almeida/Confea