Crea-PB promove primeiras eleições virtuais para presidente de regional

 

Brasília, 23 de maio de 2022.


Ao longo de toda esta segunda-feira (23/5), o Crea-PB promove as eleições para a presidência do regional, em decorrência do falecimento do presidente eng. civ. Antonio Carlos de Aragão, em agosto último. As eleições também marcam o primeiro processo eleitoral virtual para a escolha de um presidente de Crea na história do Sistema. Em 11 de novembro último, o Confea realizou as primeiras eleições nesse formato, quando foram eleitos os conselheiros federais dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Roraima, Santa Catarina e das instituições de ensino, grupo Agronomia.

Segundo o conselheiro federal eng. civ. Daltro de Deus Pereira, coordenador da Comissão Eleitoral Federal (CEF), “as eleições se devem ao fato de o Regimento do Crea-PB determinar que sejam promovidas novas eleições em caso de vacância com prazo para o término de mandato superior a 12 meses. Como o processo eleitoral virtual de novembro foi bem sucedido e se tornará uma rotina no Sistema, não poderia ser diferente em relação a essas eleições que se tornam históricas para o Sistema”, descreve. A CEF tem como titulares, além de Daltro: eng. ftal. Ricardo Lüdke (coordenador adjunto), eng. eletric. José Miguel de Melo Lima, eng. eletric. Genilson Pavão e eng. mec. Michele Costa Ramos.

Conforme a Lei nº 8.195/1991, “os Presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia serão eleitos pelo voto direto e secreto dos profissionais registrados e em dia com suas obrigações para com os citados conselhos, podendo candidatar-se profissionais brasileiros habilitados de acordo com a Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966”. O presidente do Crea-PB concluirá o mandato até 31 de dezembro de 2023.

As eleições podem ser feitas pelos profissionais habilitados por qualquer aparelho conectado à internet, por meio do site votaconfea.com.br, no período das 8h às 19h. Os candidatos são, em ordem alfabética, os engenheiros civis Adilson Dias de Pontes e Hugo Barbosa de Paiva Junior. O resultado será anunciado ainda nesta segunda-feira, e sua homologação será feita até o próximo dia 27 de maio, durante a plenária do Confea.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação  do Confea