Engenharia atuante na construção de hospital de campanha

Brasília, 22 de abril de 2020.

 

O sexto episódio do Conselho Profissional, o podcast do Sistema Confea/Crea, fala sobre uma importante realização da construção civil:  a construção dos hospitais de campanha neste momento de pandemia do Covid-19. O bate-papo é com a engenheira civil Renata Miari, responsável pela execução das obras do hospital de campanha em Belo Horizonte (MG).

A engenharia civil Renata Miari, que tem mais de 35 anos de carreira, relata a experiência de participar dessa força-tarefa. “O grande desafio foi construir o entendimento do que seria um hospital de campanha para o combate à Covid-19, pensar fluxo de entrada, paramentação, segurança de toda equipe envolvida nessa construção no ExpoMinas, na Região Oeste de Belo Horizonte.”, disse Miari ao explicar que a escolha do ExpoMinas considerou a localização, a estrutura existente, e a possibilidade de expansão, caso seja necessário.

Sobre a participação nesse projeto, Renata Miari, que montou uma equipe composta  por engenheiro civil, engenheiro ambiental, biólogo, arquiteto – ressalta o sentimento de dever cumprido como cidadã e profissional. “Em um primeiro momento coloquei meu trabalho como voluntário, e esse convite foi uma grande honra, retorno de uma vida inteira de trabalho”, disse a profissional ao dimensionar a missão. São 16 mil metros quadrados de edificação, 768 leitos, mais de 900 pessoas trabalhando dia e noite desde o dia 25 de março para que a primeira etapa fosse entregue no dia 03 de abril. O objetivo das autoridades sanitárias de Belo Horizonte é que o hospital de campanha atenda aos casos mais simples, a fim de evitar a sobrecarga dos hospitais da capital, que ficarão com os casos de maior complexidade do coronavírus. 

Ouça aqui o podcast.

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea