Entidades de classe se reúnem em clima de liderança social

Brasília, 14 de julho de 2021.

 

“Nós somos a mais humanitária das profissões. Antes nós batíamos enxada no quintal de casa, mas o mundo evoluiu e a segurança para a sociedade acontece por meio da Engenharia. Precisamos assumir esse papel de líderes da segurança social”, defendeu, na manhã desta quarta-feira (14/7), o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais do Sistema Confea/Crea e Mútua e presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), eng. mec. Marco Aurélio Braga, ao abrir a segunda reunião ordinária de 2021 do colegiado, em Brasília.

Coordenador do Cden, eng. mec. Marco Aurélio Braga

 
Após aprovação da ata da reunião anterior e outras rotinas do fórum, no final da manhã, o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (Abee), eng. eletric. Auro Doyle, ministrou os informes da Comissão Organizadora Nacional da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (ConSoea), fórum em que exerce o papel de representante do Cden. “Será a primeira Soea inteiramente digital, e representa um salto de qualidade que vai ao encontro daquilo que apregoam a modernidade e a engenharia”, disse Doyle, ao apresentar a Soea Connect, versão on-line do evento promovido anualmente pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.

 

Doyle ponderou que, embora estejam sendo realizados diversos workshops e palestras digitais no âmbito do Sistema Confea/Crea e Mútua, a Soea Connect será a primeira oportunidade de envolver efetivamente toda a comunidade em um evento maior. “As palestras representam toda a gama da engenharia – da mineração à segurança do trabalho, da área de energia à mecânica, da civil à agronomia: vamos enaltecer a matiz que envolve todas as cores da Engenharia”, disse. 

Representante do Cden na ConSoea, eng. eletric. Auro Doyle

 

Em seguida, Doyle passou a palavra para a secretária executiva do evento, Silvia Girardi. “Este ano, a Soea será 100% virtual e gratuita. Se anualmente reunimos de três a quatro mil pessoas, na Soea Connect almejamos alcançar um público de sete mil, até dez mil inscritos”, disse, antes de ministrar apresentação visual da plataforma que hospedará a Soea Connect. “Podemos chegar a qualquer lugar do mundo”.

Na plataforma, será permitido ao usuário “passear” pelos estandes dos Creas e da Mútua, pelos painéis do Contecc e pela Galeria do Mérito em uma estrutura semelhante à do Google Street View. “Manteremos as mesmas características do evento presencial”, comentou Girardi, ao pedir apoio das entidades na divulgação do evento. 

Faça sua inscrição na Soea Connect

 

Secretária executiva da Soea, Silvia Girardi

 

A versão digital da Soea – pensada por conta da pandemia do novo coronavírus – reunirá 160 palestrantes, tem como tema central “A pandemia: aprendizados e desafios para a engenharia, a agronomia e as geociências” e mantém sua essência de aprimoramento de conhecimentos, troca de experiências e estreitamento de redes de relacionamento.
 

Procurador jurídico do Confea, Igor Tadeu Garcia, conselheiro federal eng. agr. Annibal Margon; coordenador do Cden, eng. mec. Marco Aurélio Braga

No período da tarde, os efeitos das Resoluções do Conselho Federal de Técnicos (CFT) foram apresentados pelo procurador jurídico do Confea,  Igor Tadeu Garcia.  Em seguida, o vice-presidente do Confea,  eng. civ.  João Carlos Pimenta,  palestrou sobre a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos compartilhando com os participantes do Cden.  No final do dia, os representantes da Mútua apresentaram os benefícios que podem ser usufruídos pelas entidades.

Na quinta-feira (15), está prevista a participação do presidente do Confea, eng. civ Joel Krüger, do gerente de Comunicação, Felipe Pasqualini, e da gerente de Relações Institucionais, Fabyola Gleice da Silva Resende.
 

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: André Almeida/Confea