Médico considera eficaz protocolo sanitário para eleições do Sistema

 

Brasília, 7 de julho de 2020.

As ações de proteção definidas para as eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua do próximo dia 15 de julho foram submetidas à análise de especialista da área de saúde. Segundo parecer técnico, "com o seguimento das medidas adotadas, o risco de contaminação é praticamente nulo". A avaliação é do coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional do Confea, Josafá Teixeira Cavalcante. 

Na avaliação do especialista, “as medidas adotadas atendem aos propósitos de esclarecimentos de como as pessoas devem se comportar no dia e no local de votação para prevenir e evitar a transmissibilidade da covid-19, com ênfase aos mesários que por força das circunstâncias permanecem mais tempo no mesmo local e contatos frequentes com o público”. 

Para emitir o parecer, o médico do trabalho analisou as ações preventivas que serão adotadas pelas Comissões Eleitorais nos locais de votação e os materiais orientativos produzidos pela Comissão Eleitoral Federal (CEF). Também foram avaliadas a forma de disposição das mesas eleitorais, as características físico-sanitárias dos ambientes de votação, a dinâmica de entrada, saída e permanência de pessoas no recinto de votação, as etiquetas respiratórias e os comportamentos a serem adotados por todos os envolvidos no processo eleitoral, em especial pelos mesários, fiscais e eleitores. 

"O local de votação, sem aglomeração de pessoas, com a correta adoção das medidas preventivas adotadas pela Comissão Eleitoral Federal e Comissões Eleitorais Regionais, representam medidas eficazes para evitar a contaminação ou propagação do novo coronavírus - covid-19", conclui Cavalcante.

O parecer foi divulgado pela Comissão Eleitoral Federal após reunião desta segunda-feira (6). Em nota oficial, a CEF reforça estar cumprindo as recomendações das autoridades sanitárias competentes no combate à pandemia. “Várias medidas vêm sendo tomadas pelo Confea, pelos Creas e pela Mútua, visando resguardar a saúde e a integridade física dos seus colaboradores, dos profissionais registrados e de toda a coletividade”, ressalta a comissão ao reafirmar o “compromisso de conduzir as eleições para o preenchimento dos cargos de presidentes do Confea e dos Creas, conselheiros federais e diretores das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas com lisura e transparência, garantindo a legitimidade dos processos eleitorais e o livre exercício do direito de voto da comunidade profissional para a escolha dos seus representantes, a fim de fortalecer a democracia”.

Neste ano, a votação será no dia 15 de julho (quarta-feira), das 8h às 19h.

 

Leia também:
- Creas adotam ações preventivas ao coronavírus para 15 de julho 

- Deliberação reúne medidas sanitárias para o dia das eleições 

- Calendário das eleições 2020

- Página da Comissão Eleitoral Federal compila deliberações e notas oficiais


Equipe de Comunicação do Confea