ODS passa a integrar logomarca Confea/Crea e Mútua

Brasília, 18 de março de 2022

A logomarca dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas passará a compor a imagem que congrega as logos do Confea, dos Creas e da Mútua. A definição foi feita na manhã desta sexta-feira (18/3), durante a primeira reunião ordinária do Conselho de Comunicação e Marketing (CCM) do Confea, fórum que reúne representantes de diversas frentes do sistema profissional e especialistas em comunicação. Nos eventos grandes, será acrescida à logomarca ainda o símbolo da Federação Mundial das Organizações de Engenharia (Fmoi/WFEO). 

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger

“Participamos da reunião da Fmoi na Costa Rica, na semana passada, e tivemos essa conversa sobre usar a logomarca da Federação nos eventos do Confea, se o CCM autorizar”, pontuou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, que conduziu a primeira metade da reunião. Na Fmoi, Krüger foi eleito representante dos membros nacionais para ocupar assento no Conselho Executivo da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (Fmoi/WFEO – na sigla em francês e inglês)

Assistente do CCM, publicit. Silvia Girardi

Na ocasião de tratar sobre a logomarca do Sistema, a assistente do CCM, secretária executiva da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, publicitária e funcionária concursada do Confea, Silvia Girardi, aproveitou para alertar que a utilização da logomarca-padrão é uma solicitação antiga aos Creas. “Alguns não adotam, principalmente nas redes sociais”, colocou. Nesta primeira reunião do ano, Girardi foi reconduzida ao cargo de assistente do CCM. 

Comandada pelo vice-presidente do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta, a segunda metade da reunião foi voltada para a agência de publicidade que atende o Confea, a DeBritto. Na oportunidade, o publicitário Marcuce Luz, representante da agência, apresentou o planejamento de campanhas do primeiro semestre de 2022, o relatório de mídias sociais e submeteu à aprovação dos presentes algumas peças da campanha “Fiscalização”, que já está em andamento.

Publicit. Marcuce Luz, representante da agência de publicidade

“Os temas com melhor desempenho nas redes sociais, inclusive orgânico, foram os relacionados ao espaço e crescimento feminino dentro do Sistema”, disse Marcuce, segundo quem separar as postagens por áreas de atuação aumenta o interesse do público. “É fundamental também todo o apoio que os Creas dão quando compartilham nossos posts, ou retuítam, no caso do Twitter. Isso fez diferença para que as redes sociais do Confea tivessem um crescimento exponencial em 2021”, completou.

O CCM volta a se reunir em 18 de maio, conforme calendário aprovado na manhã de hoje:

2ª reunião ordinária 18 de maio
3ª reunião ordinária 18 de julho
4ª reunião ordinária 14 de setembro
5ª reunião ordinária 28 de novembro

Além do presidente e do vice-presidente do Confea, compõem o CCM o representante da Comissão de Articulação Institucional do Sistema – Cais, conselheiro federal eng. eletric. Evânio Ramos Nicoleit; a representante do Colégio de Presidentes e presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Abreu de Mello; o representante do Colégio de Entidades Nacionais – Cden,  eng. civ. Francisco José Teixeira Coelho Ladaga; o representante das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas, eng. agr.  Jorge da Silva Júnior; o diretor presidente da Mútua, eng. agr.  Francisco Almeida, o superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, Renato Gonçalves Barros, o gerente de Comunicação do Confea, Felipe Augusto Pasqualini e os jornalistas especialistas Lucas Aron Nogas, do Crea-PR, e Vinicius Firmino, do Crea-AL.

Beatriz Craveiro e Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea