Participe do debate pan-americano sobre biodiversidade, clima e segurança alimentar

Brasília, 24 de janeiro de 2023.

Atenta às questões fundamentais para o futuro do planeta, a Associação Pan-Americana de Engenheiros Agrônomos (Apia) promoverá o Ciclo de Conferências 2023, na sexta-feira (27/2), a partir das 16h.

O presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) – entidade que faz parte do Sistema Confea/Crea – integrará o time de conferencistas, com o painel “COP-15 de biodiversidade: marcos para agricultura e pecuária sustentável”.

Eng. agr. Kleber Santos integra o time de palestrantes

O eng. eng. Kleber Santos, que também exerce o cargo de vice-presidente do Cone Sul da Apia, adianta que irá abordar dois grandes pilares da biodiversidade: a conservação e o uso sustentável de recursos naturais. “O pensamento agronômico incentiva a tecnologia de cultivo e criação, seja na agricultura convencional ou na domesticação de espécies nativas, desestimulando assim as práticas de exploração predatórias, impulsionando também a renda dos produtores”, comenta o palestrante que tem mestrado na área, com defesa de monografia sobre “Economia da biodiversidade”, pela Universidade de Brasília. “Se há manejo com sustentabilidade, há valorização econômica da produção”, afirma.

Além do presidente da Confaeab, o evento contará com a participação do diretor do Departamento de Relações Exteriores e Cooperação Internacional do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Israel, Daniel Werner, que abordará o tema “COP-27 de mudança climática: a oportunidade de reinventar os sistemas de produção agropecuária na América Latina e no Caribe", e do diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), dr. Manuel Otero, que tratará da “Segurança alimentar: abordando a crise climática através da inovação e liderança das Américas”.

“A agenda irá combinar as duas grandes temáticas que andam juntas: biodiversidade e questão climática”, salienta Santos, que participou dos debates da COP-15, realizada em dezembro passado, no Canadá. “Será uma oportunidade especial para os profissionais do Sistema Confea/Crea/Mútua tratarem dos dois temas em uma única agenda”, incentiva o engenheiro agrônomo, ao defender a ampla divulgação da pauta científica. “Por meio do ciclo de debates, valorizamos a ciência e, por consequência, a competência técnica”, salienta.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas diretamente no Zoom. Basta preencher todos os dados solicitados e, após o envio do formulário, você receberá um e-mail de confirmação com as informações para participar do webinar. O link é pessoal e não poderá ser compartilhado.

Equipe de Comunicação do Confea, com informações da Confaeab