Plenário aprova lista de projetos de patrocínio habilitados para 2022

Brasília, 10 de dezembro de 2021.

Durante a plenária 1.589, na tarde desta sexta (10/12), foi aprovada a ordem de classificação dos projetos de patrocínio para o exercício 2022, conforme o Edital 1/2021. Dos 198 inscritos, 161 foram habilitados e serão realizados entre fevereiro e dezembro do próximo ano. Ao todo, o Confea irá investir R$ 8.070.400,00 em eventos e publicações de cunho científico e técnico que visem, entre outros objetivos, incentivar ações voltadas para inovação, atualização e geração de conhecimento de interesse da Engenharia, Agronomia e Geociências; e valorizar ações que contribuam com o regular exercício profissional, assegurando a proteção da sociedade. A partir da deliberação, será gerada Decisão Plenária com a lista dos classificados, a ser publicada na página de Patrocínio, no site do Confea.  

Despedida dos conselheiros

Também nesta tarde, seis conselheiros federais presentes ao plenário despediram-se de seus mandatos: os conselheiros Annibal Margon (que tem como suplente José Augusto de Toledo Filho), Carlos de Laet Simões Oliveira (suplente, Virgínio Augusto do Nascimento), Luiz Antonio Corrêa Lucchesi (suplente, Adriel Ferreira), Modesto Ferreira dos Santos Filho (suplente, Railton da Costa Salústio), Carlos Eduardo de Souza (Kadu) e Ernando Alves de Carvalho Filho, os dois últimos, suplentes, respectivamente, dos conselheiros Carlos Eduardo de Vilhena Paiva e Waldir Duarte Costa Filho, que assumiram postos na nova diretoria da Mútua em meados deste ano. “Considero que todos se tornaram grandes amigos”, comentou o vice-presidente do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta, ao final da homenagem.

Vice-presidente do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta

O engenheiro agrônomo Annibal Margon manifestou que participou de várias frentes, coordenando a Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) e a Comissão Eleitoral Federal (CEF), em 2019 e 2020, e atuando na Ceep, na CEF e no Conselho Diretor, em 2021. Trabalhou ainda no GT Rastreabilidade e na Comissão Temática Assistência e Extensão Rural (2019); Comissão Temática de Harmonização Interconselhos e Comissão Temática de Engenharia de Avaliações e Perícias (2020) e GT Ordem Econômica (2021). “Eu trouxe um pouco do meu conhecimento do Crea-GO, e aqui aprendi muito mais nesses três anos. Estou deixando grandes amigos. Foi gratificante”, disse, manifestando o desejo de retornar para o convívio com sua família e para o exercício das atividades de Engenharia de Avaliações e Perícias.

Engenheiro agrônomo Annibal Margon

Já o engenheiro mecânico Carlos Laet também descreveu sua atuação em seu Regional, o Crea-ES, do qual é funcionário concursado e era vice-presidente ao ser eleito. “O índice de trabalho do Sistema Confea/Crea e Mútua é difícil de dimensionar. A gente teve a oportunidade de conhecer como o Sistema opera, identificando as dificuldades dos regionais. Agradeço por esse aprendizado aos funcionários, conselheiros, ao Sistema em geral. Esse aprendizado ninguém tira. Tivemos amizades, conquistas, derrotas, em prol do legado que a gente gostaria de avançar”. O conselheiro lembrou a atuação como coordenador dos GTs Microempreendedor Individual, PMOC e Denatran/Contran (2019), na Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), na diretoria de Planejamento e Gestão do Confea e ainda como Chanceler do Mérito, em 2020. “Foi gratificante trabalhar em prol dessa honraria do Sistema, oferecida por meio de uma seleção imparcial”. Em 2021, Laet esteve ainda no Conselho Diretor, na Comissão do Mérito, na Comissão Eleitoral Federal e novamente na coordenação do GT PMOC.

Engenheiro mecânico Carlos Laet

O engenheiro civil Carlos Eduardo de Souza atuou em seu breve exercício de titularidade na Comissão Eleitoral Federal, na Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS) e no GT BIM. “Gostaria de agradecer por toda a receptividade neste ano, que foi de muita aprendizagem. Fiquei feliz em ter cumprido nosso plano de trabalho que foi apresentado para os profissionais do estado de São Paulo. Graças a essa plenária, consegui cumprir todos os objetivos que tinha colocado, alguns atendidos pelo conselheiro Vilhena e os demais já comigo a postos”, disse, manifestando a importância do plenário para as mudanças desejadas pelos profissionais e agradecendo o apoio do presidente Joel Krüger, dos conselheiros, funcionários e do ex-coordenador do Colégio de Presidentes, do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), Gumercindo Ferreira da Silva. 

Engenheiro civil Carlos Eduardo de Souza

Na sequência, o engenheiro agrônomo Luiz Lucchesi, que terá novo mandato a partir de 1º de janeiro, reeleito como representante das Instituições de Ensino da modalidade Agronomia, destacou seu agradecimento aos colegas presentes durante os últimos três anos, bem como ao corpo funcional do Confea, considerado por ele “uma das melhores equipes de autarquias do serviço público federal brasileiro”. Agradeceu ainda aos professores, que contribuíram para o trabalho da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), a qual coordenou em seus três anos de mandato. Foi ainda membro da Comissão Eleitoral Federal e, em 2021, do Conselho Diretor do Confea. 

Engenheiro agrônomo Luiz Lucchesi

Em seu terceiro mandato no Confea, o engenheiro eletricista Modesto Santos foi coordenador da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), em seu primeiro ano de mandato, quando foi ainda primeiro suplente da Comissão Eleitoral Federal. Atuou na Comissão de Ética e Exercício Profissional em 2020 e 2021. “Primeiro, queria agradecer à minha família. Depois, queria agradecer em nome de todos aqui, aos funcionários do Confea. E para concluir, até breve, quem sabe a gente se encontre nos caminhos do Brasil”, disse, desejando votos de boas festas.

Engenheiro eletricista Modesto Santos

Emocionado, o engenheiro civil, mecânico e de segurança do trabalho Ernando Alves de Carvalho Filho manifestou sua alegria em aprender junto aos colegas do plenário. “Nunca pensei em chegar aqui. Foi muito difícil. Não pelo tempo que passei aqui. Fui suplente, mas procurei meu espaço, graças a meu titular que sempre procurou algo para eu trabalhar aqui. Nesses quatro meses de titularidade, muitos não me viram, muito por conta da pandemia, mas eu os acompanhava”, comentou. Ernando participou do Conselho Diretor, da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), além de ter atuado, mesmo na suplência, no Congresso Técnico-Científico da Engenharia, Agronomia e Geociências (Contecc), do qual foi coordenador adjunto, função também exercida na Comissão Temática de Recursos Hídrico Minerais. “Há 12 anos, quase morri por um problema de saúde, e vi que nada tinha feito pela Engenharia. Comecei como inspetor por nove anos, e pulei para conselheiro federal. Muitos se surpreenderam. Meu sonho era ser conselheiro estadual. Vou voltar para realizar esse sonho. Mas eu peguei essa oportunidade antes. Cheguei aqui e acho que meu trabalho foi bem-feito. O pouco tempo que passei aqui, aprendi muito. Estou saindo com amigos, e estou à disposição de todos”, disse, agradecendo a todos, especialmente à assessora da Cais, Sílvia Cunha.

Engenheiro civil, mecânico e de segurança do trabalho Ernando Alves de Carvalho Filho

Encontro de Líderes

Foi aprovada a realização do 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea 2022, de 15 a 17 de fevereiro. Até 21 de janeiro de 2022, os Creas poderão enviar os nomes das suas delegações. No evento, serão realizadas as primeiras reuniões do ano do Colégio de Presidentes, do Colégio de Entidades Nacionais e das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas.

Aprimoramento da fiscalização

Os Creas DF, GO, PA, RJ, RN e SE tiveram homologados os planos de trabalhos referentes ao Programa de Desenvolvimento e Aprimoramento da Fiscalização (Prodafisc). Os investimentos serão aplicados na aquisição de veículos, equipamentos de informática, drones e de outras soluções tecnológicas para processamento de imagens e também na realização de treinamentos. 

Atividade profissional 

O pleno aprovou sugestões para alteração do art. 1º do Substitutivo, da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, para o PL 9818/2018, que altera o art. 3º da Lei nº 12.378/2010, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). A propositura frisa que “nenhum profissional poderá desempenhar atividades além daquelas que lhe competem, pelas características de seu currículo escolar, consideradas em cada caso, apenas, as disciplinas que contribuem para a graduação profissional, salvo outras que lhe sejam acrescidas em curso de pós-graduação, nos campos de atuação definidos nesta Lei”. Agora, o assunto passa a ser tratado pela Assessoria Parlamentar do Confea no Congresso Nacional. 

Conselheiros durante a sessão plenária 1.589, nesta sexta-feira (10/12)

Sistema corporativo nacional

Foi deliberada a proposta de evoluir as integrações entre os sistemas dos Creas e do Confea via Web Service, de modo a criar uma base única e nacional. Com isso, serão criados Comitê Gestor para gerenciamento do projeto, além de subgrupos temáticos com a participação dos Regionais. 

Acordo de reciprocidade

Missão representativa do Sistema irá participar da Cimeira Bilateral entre o Confea e a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) nos dias 1º e 2º de fevereiro de 2022, em Braga, Portugal. A agenda autorizada pelo plenário visa à celebração de Acordo de Reciprocidade atualizado, que contemple todos os aditivos assinados até o presente momento. “Além disso, o tema principal a ser tratado durante a Cimeira é defesa da qualidade dos serviços de engenharia e as condições para o exercício profissional cobertos pelo Termo de Reciprocidade Confea-OEP, visando à mobilidade profissional que favoreça a cooperação e valorização profissional”, detalha a propositura. Acompanharão o presidente do Confea na missão os conselheiros eng. eletr. Daniel Sobrinho, eng. eletric. José Miguel Lima e eng. ftal. Ricardo Lüdke.

Henrique Nunes e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea