Plenário aprova Manual do Programa Fortalece

Brasília, 26 de maio de 2022.

Lideranças do Sistema celebrando a aprovação do Manual do Programa Fortalece


A Sessão Plenária 1603, nesta quinta-feira (26/5), foi marcada pela aprovação do  Manual de Gestão do Programa de Transferência de Recursos aos Creas para o Fortalecimento, Aprimoramento e Aumento das Ações de Fiscalização do Exercício e das Atividades Profissionais (Programa Fortalece).  Com esse documento, o Confea adota uma postura orientadora e de transparência, com o objetivo de promover o fortalecimento institucional, com base no seu Poder de Polícia, por meio da melhoria da gestão e governança, avaliando ao final de cada ciclo do Programa Fortalece os resultados alcançados.  

O Manual está previsto na Resolução nº 1.135/2022, que regulamenta o novo Programa, trazendo, por exemplo, os critérios para distribuição dos recursos entre os Regionais.  

Presidente em exercício do Confea, conselheiro Daniel Sobrinho, entre os presidentes de Creas


Na ocasião, o presidente do Crea-PI e coordenador do Colégio de Presidentes (CP), eng. civ. Ulisses Filho, agradeceu o empenho no encaminhamento da proposta. “A resolução propiciou maior integração entre o Plenário e o CP. E, agora, os Creas que têm dificuldade vão ter uma gestão mais tranquila, tendo a possibilidade de planejar com os recursos previstos”, analisou o coordenador.

.

Honrarias do Mérito
A Comissão do Mérito, após analisar os currículos dos indicados para receber as Honrarias do Mérito, durante a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em outubro, apresentou os nomes ao Plenário para homologação. Confira os homenageados: 

Medalha do Mérito 
Engenheiro Civil Márcio Barbosa Callado: indicação do Crea AL
Engenheira Eletricista/Eletrotécnica Maria Emília de Lima Tostes: indicação do Crea PA
Engenheiro Agrônomo Eufran Ferreira do Amaral: indicação Crea AC
Engenheiro Civil Francisco Deolindo Filardi: indicação Crea RJ
 Engenheiro Agrônomo Marcio Antonio Portocarrero: indicação Crea MS
Engenheira Civil Zélia Maria Juvenal dos Santos: indicação Crea RN
 Engenheiro Químico Deovaldo de Moraes Júnior: indicação Crea SP 
Engenheira Civil Marta Pereira da Luz: indicação Crea GO 
Engenheiro Civil Francisco Queiroz Maia Júnior: indicação Crea CE 
Geólogo Ivam Luís Zanette: indicação Crea RS 
Engenheiro Agrônomo Francisco Soares da Silva: indicação Crea MA
Engenheiro Civil José Silvino Sobrinho: indicação Crea PB

 

Livro do Mérito
Engenheiro Civil Benedito Eliseu Schuring: indicação Crea MT
Engenheiro Civil Luiz Alípio de Moraes Nunes: indicação Crea AC 
Engenheiro Agrônomo e de Segurança do Trabalho Carlos Alonso Alencar Queiroz: indicação Crea AM 
Engenheiro Eletricista Carlos Alberto Sona: indicação Crea SP 
Engenheiro Químico José Augusto Machado: indicação Crea SE
Engenheiro Ambiental José Florentino Porto Junior: indicação Crea GO
Engenheiro Civil Antônio Carlos de Aragão: indicação Crea PB 
Engenheiro Civil Raimundo Pereira Borges: indicação Crea BA
Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho João Paulo Schmalz: indicação Crea SC 
Engenheiro Agrônomo Flávio Viriato de Saboya Neto: indicação Crea CE
Engenheiro Civil Aroldo Abussafi Figueiró: indicação Crea MS
Engenheiro Civil Rogério Pinto Pinheiro: indicação Crea PR 

Menção Honrosa
Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade de Brasília (UnB): indicação Crea DF
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): indicação Crea PB
DOCOL Metais Sanitários Ltda.: indicação Crea SC 

Sobre a premiação
Criadas em 1958, as Honrarias do Sistema se dividem em Medalha do Mérito, para a congratulação dos profissionais vivos, conselhos de fiscalização profissional, entidades de classe e instituições de ensino; e Livro do Mérito, onde são inscritos os nomes dos profissionais falecidos que prestaram relevantes serviços à sociedade, constituindo-se na manifestação de reconhecimento do Sistema ao profissional e aos familiares. E a Menção Honrosa, que é destinada às instituições como reconhecimento das contribuições relevantes ao progresso da ciência, da tecnologia, das artes e ao desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Conheça a edição do Livro do Mérito do ano de 2021.
 

  Veja mais fotos da sessão plenária no Facebook do Confea

Prodesu 
Ainda no período da tarde, os conselheiros aprovaram  a constituição do Grupo de Trabalho do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua (Prodesu) com a finalidade de discutir e adaptar os normativos que norteiam a concessão de recursos do Programa. Pela proposta, o conselheiro eng. agr. Daniel Roberto Galafassi será o coordenador e o conselheiro eng. civ. Domingos Sahib Neto e mais três presidentes de Crea - a serem indicados pelo Colégio de Presidentes - também vão integrar os trabalhos. Ficou estabelecido ainda que funcionamento do Grupo de Trabalho será até 31 de dezembro de 2022.

Registro Profissional 
O Plenário ainda homologou o  registro profissional de Joaquin Alberto Soto Perez, venezuelano com o título de Engenheiro Mecânico no Crea-AM. Carlos Alberto Cachay Matos, peruano, também teve o registro profissional homologado no Crea Amazonense. Assim como Moises Italo Sandoval Pinedo, peruano, com o título de Engenheiro Civil. Por sua vez, Juan Carlos Ticona Gutierrez, peruano, teve o título de Engenheiro Civil homologado no Crea-SC. 

Homenagem
Na abertura da sessão plenária 1603, nesta quinta (26/5), o deputado federal Ricardo Izar (Republicanos-SP) foi homenageado por seus relevantes serviços à engenharia, com uma menção honrosa entregue pelo presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Daniel Sobrinho. O deputado colocou o mandato à disposição, destacando lutas difíceis que geraram bons resultados. “Nosso mandato espera continuar representando vocês no Congresso Nacional”, disse.

Conselheiro Jorge Bitencourt; deputado federal Ricardo Izar; e o presidente em exercício, Daniel Sobrinho

Já o conselheiro federal Jorge Bitencourt, autor da proposta na Comissão do Mérito, considerou o deputado “um dos pilares na defesa da engenharia nacional”. Ao cumprimentar o deputado, o engenheiro eletricista destacou ainda que “o país para ser soberano necessita de uma engenharia forte”. Na plenária anterior, o deputado Rogério Correio (PT-MG) recebera a mesma homenagem.

A plenária 1603 foi acompanhada pelos presidentes dos Creas: Amapá, eng. civ. Edson Kuwahara; Roraima, eng. civ. Neovânio Soares; Sergipe, eng. civ. Jorge Silveira, e Acre, eng. civ. Carmem Nardino, além do presidente da Federação Nacional dos Tecnólogos, tec. seg. trab. José Gomes de Andrade; do coordenador do Colégio de Presidentes, eng. civ. Ulisses Filho; do coordenador do Colégio de Entidades Nacionais, eng. civ. Vanderli Fava de Oliveira; dos coordenadores das câmaras especializadas de Engenharia Química, Marino Greco; Engenharia de Segurança do Trabalho, Carlos José Craveiro, e Engenharia Elétrica, Amarildo Almeida. 

A Sessão Plenária 1604 está marcada para iniciar na sexta-feira (27/5), às 10h. Acompanhe pelo Youtube. 


Leia mais:
Plenário do Confea homologa eleição da presidência do Crea-PB

 
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Mark Castro