Brasília, 24 de setembro de 2014.
Com o objetivo de levar aos profissionais a aproximação com todos os candidatos, o Confea criou este ano o Grupo de Trabalho (GT) – Presidenciáveis, que assumiu a estratégia de agendamento junto aos candidatos. Os demais concorrentes não confirmaram suas participações. A presença de Eymael confirma o compromisso democrático do Confea, ao receber o presidenciável durante a sessão plenária aberta nesta quarta-feira. Conduzida pelo presidente em exercício do Conselho, o engenheiro mecânico Júlio Fialkoski, a plenária deverá analisar 372 processos até a próxima sexta-feira.
Perfil do candidato
Em 1962, ingressou no Partido Democrata Cristão, atuando na Juventude Democrata Cristã. “A necessidade de constituírem-se nossas ideias políticas, em verdadeiras bandeiras” é o lema de sua trajetória política que enfrentou sua primeira campanha eleitoral como candidato a prefeito de São Paulo, em 1985. Surgia nesta disputa o jingle que até hoje marca todas as suas campanhas desde então, de autoria do correligionário José Raimundo de Castro. E que, em 1986, o ajudou a eleger-se deputado federal com 72 mil votos.
Constituinte, Eymael foi um dos 15 parlamentares com maior número de propostas aprovadas, 145, grande parte delas, integrada ao texto da Carta Magna. De acordo com sua assessoria, avanços sociais para os trabalhadores, normas para a proteção do contribuinte, bolsa de estudos para alunos carentes, defesa dos pequenos produtores rurais, apoio às pequenas empresas estão entre as conquistas alcançadas graças às suas contribuições. “Conceitualmente, sua maior contribuição ao texto da nova Constituição do Brasil, foi a formulação da proposta que deu origem ao Inciso I do artigo 3º da Constituição Federal, que define o modelo de sociedade a ser construída pelos brasileiros: livre, justa e solidária”.
Em 1990, foi reeleito deputado federal, ainda pelo PDC. Nesse mandato, novamente teve vários projetos apresentados, inclusive o que retirou o limite de dependentes para redução do Imposto de Renda. Em 1993, foi avaliado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos 12 parlamentares “Líderes de Opinião no Congresso Nacional”. Em 1995, resgatou a legenda “democrata-cristã”, com a fundação do Partido Social Democrata Cristão (PSDC), do qual é presidente desde o ano seguinte. Em sua quarta disputa à presidência da República, concorrera nos anos de 1998, 2006 e 2010. Em 2012, foi novamente candidato à prefeitura de São Paulo. No ano passado, recebeu homenagens do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB São Paulo e do Congresso Nacional, pela passagem dos 25 anos da Constituição. “Cumprir e fazer cumprir a Constituição” é o slogan de sua atual campanha. Seu plano de governo pode ser consultado no site: www.eymaelpresidente27.com.br
Equipe de Comunicação do Confea