Sistema Confea/Crea lamenta morte de Mário Lanznaster

Brasília, 19 de outubro de 2020.

“Discreto e dedicado ao trabalho, Mário Lanznaster é e sempre será referência no desenvolvimento agroindustrial brasileiro”, disse Joel Krüger, engenheiro civil que preside o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), ao lamentar a morte do engenheiro agrônomo e presidente da Aurora Alimentos, ocorrida no domingo (18), em Chapecó (SC), onde foi velado e enterrado.

Já Annibal Margon, também engenheiro agrônomo e conselheiro federal que coordena a Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), do Confea, destacou “a origem simples e a determinação de Lanznaster, que se tornou presidente de uma das maiores empresas nacionais”.

Por sua vez, em nota publicada no site da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), o engenheiro agrônomo Raul Zucatto, vice-presidente da entidade, afirmou que Lanznaster “é um ícone da categoria agronômica, um colega que nos enche de orgulho”.   

Trajetória
Aos 80 anos, Lanznaster faleceu vencido por um câncer de fígado, descoberto há dois anos. Segundo de 15 irmãos, nasceu junho de 1940, em Presidente Getúlio (SC), onde a  família vivia da plantação de fumo. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pagou seus estudos com serviços de datilografia que aprendeu quando foi seminarista, antes de decidir ser agrônomo.  

Trabalhando até o último dia 11, Lanznaster, de origem ítalo-austríaca, estava à frente da Central de Cooperativas Agrícolas Catarinense desde 2007, ocupava a vice-presidência de Assuntos Estratégicos da Federação das Indústrias de Santa Catarina e presidia a Aurora Alimentos, criada em 1969, e que atuando no regime de cooperativas, se tornou uma das 100 maiores empresas nacionais e é o 3º maior conglomerado agroindustrial brasileiro produtor de aves e suínos.

Com um faturamento que, em 2019, alcançou R$ 10,9 bi, a Aurora reúne 11 cooperativas, emprega cerca de 30 mil pessoas e fabrica mais de 800 produtos, entre cortes de carne, lasanhas e iogurtes. 

Mário Lanznaster deixou a esposa Edirce, com quem foi casado por 50 anos e teve quatro filhos. 

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea