Sistema de votação eleitoral será testado na quinta-feira (23)

Brasília, 22 de setembro de 2021.

Na tarde desta quarta-feira (22), os conselheiros aprovaram a simulação do sistema de votação pela internet que será fornecido pela empresa Infolog Tecnologia em Informática Ltda., durante a Sessão Plenária nº 1579. 

Eng. ftal. Ricardo Lüdke, da Comissão Eleitoral Federal (CEF)

De acordo com o relator, eng. ftal. Ricardo Lüdke, da Comissão Eleitoral Federal (CEF),  o teste será realizado na quinta-feira (23) durante a sessão plenária, quando haverá ambiente para simular a votação. Pela decisão aprovada, o presidente do Confea, os conselheiros federais titulares, o coordenador do Colégio de Presidentes, e o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) poderão atuar como eleitores, previamente cadastrados na base de dados do sistema. Vale lembrar que o ambiente de teste do sistema de votação deverá conter, no mínimo, duas chapas fictícias. O teste do sistema de votação pela internet deverá conter, no mínimo, as seguintes etapas: envio de senha provisória aos eleitores; emissão de zerésima; criação de chave pública e chave privada para início e apuração do processo de votação, respectivamente; e apuração dos votos. Ficou estabelecido ainda que o ambiente de teste deverá possibilitar, no mínimo, que o eleitor possa recuperar sua senha, além de poder gerar uma senha definitiva e a impossibilidade de voto em duplicidade por eleitor.

O documento aprovado pelos conselheiros prevê que o teste do sistema de votação deverá ser acompanhado pela empresa The Perfect Link, contratada pelo Confea para a prestação de serviços de auditoria do processo eleitoral eletrônico, a qual se manifestará por meio de relatório sobre os procedimentos adotados, até o prazo de 24 horas, devendo conter, no mínimo, análise de teste de desempenho e de segurança do ambiente de teste do sistema de votação. As eleições serão no dia 11 de novembro próximo, para a renovação do terço do Plenário. Haverá votação para  conselheiros federais titulares e suplentes representando o Mato Grosso do Sul (Engenharia Civil); Mato Grosso (Industrial); Piauí (Agronomia); Roraima (Industrial) e Santa Catarina (Elétrica). Na mesma data, serão eleitos ainda o conselheiro federal e suplente representantes de instituições de ensino superior do grupo Agronomia. Os mandatos para todos os cargos serão de 1º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024. Para acompanhar a simulação das eleições do Sistema Confea/Crea, basta acessar o Youtube na quinta-feira a partir das 10h.  

Patrocínio
Ainda foram aprovadas as locações de estande para a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit 2021), para o 3º BIM Crea-SC - BIM de Norte a Sul); e para o 26º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis (Cbenc). Pela política de patrocínio, o Confea pode participar em eventos de interesse nas áreas da Engenharia, da Agronomia e das Geociências por meio da locação de estandes com o objetivo de fortalecer sua imagem institucional e contribuir para o desenvolvimento do Sistema Confea/Crea. Também foi aprovada a realização do I Encontro Nacional de Licitações e Contratos do Sistema Confea/Crea (ENLIC) nos dias 19 e 20 de outubro, em formato híbrido, para os empregados que atuam diretamente na área. O evento passa a compor o calendário de Encontros Técnico-Operacionais 2021.

Mútua
Pela manhã,  o relato de atividades da Mútua, Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, apresentado por seu presidente, recém-empossado, eng. agr. Francisco de Almeida, marcou a abertura dos trabalhos da sessão plenária 1578, do Confea, iniciados pelo vice-presidente da entidade, o engenheiro civil João Carlos Pimenta acompanhado pelo  conselheiro Annibal Margon, engenheiro agrônomo, na manhã da quarta-feira (22/9). Realizada de forma híbrida, a plenária teve a participação on-line do conselheiro federal eng. agr. Adriel da Fonseca, e do coordenador do Colégio de Presidentes de Creas (CP), Afonso Lins (Crea-AM).  Além dos conselheiros, participaram presencialmente o eng. mec. Marco Aurélio Cândia Braga, coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden).  
Da primeira sessão plenária da semana – quinta e sexta-feira acontecem as sessões de números 1579 e 1.580 – participaram também o eng. civ. Francisco Ventura, presidente do Crea-PB,  e o eng. alim. Gumercindo Silva, superintendente do Crea-SP.

Ações para aumentar a receita
Almeida, acompanhado dos membros que compõem a Direx da Mútua – eng. agr. Giucélia Figueiredo; eng. civ. Carlos de Vilhena Paiva; geol. Waldir Costa Filho e eng. agr. Arício Resende, defendeu a implementação de mais benefícios, como um plano de saúde – além dos reembolsáveis e do Tecnoprev, para oferecer aos associados – atualmente cerca de 93 mil,  a divulgação da Mútua, para torná-la mais conhecida entre os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea, e com isso aumentar a receita do braço social do Sistema. “Estamos conhecendo o que temos em mãos  e avaliando nossa potencialidade para executar o que temos planejado e vamos apresentar algumas coisas que estão para ser implementados imediatamente, como a melhor definição de um planejamento estratégico”, disse Almeida.

O presidente da Mútua informou que este ano, do Programa Equipabem foram liberados 3.030 benefícios,  em sua maioria destinados à aquisição de carro e de equipamentos para suas atividades profissionais. O valor total concedido em 2021 em benefícios é de R$ 111.029.838,02, com um valor médio dos benefícios em torno de 34 mil reais.
Sobre inadimplência, Almeida disse que “a partir de novembro será feito um alinhamento com os devedores estendendo nossa capacidade de negociar individualmente para pagar prestações atrasadas”. Sobre cortes nos gastos da Mútua, o presidente informou que “temos que adequar nossas despesas administrativas. Temos gorduras a serem cortadas sem demitir pessoal”. A revisão de contratos, a informatização, a discussão do organograma sendo discutido com todos os funcionários, a revisão do estatuto e a necessidade de mudanças estão entre as ações planejadas pela nova diretoria da Mútua, que estará reunida dias 22 e 23 próximos.

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Presidente Joel Krüger


Já com a presença do presidente do Confea, eng. civ. Joel Kruger – que participava de um evento on-line – e com 193 processos em pauta, na manhã da quarta-feira, os conselheiros aprovaram as atas das plenárias 1575 e 1576. Entre informes e comunicações se manifestaram o eng. eletric. Daniel de Oliveira Sobrinho, coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais); o eng. civ. Gilson de Carvalho Queiroz Filho, coordenador da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS); o eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha, que coordena a Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap); o coordenador da Comissão de Normas e Procedimentos (Conp), eng. ftal. Ricardo Ludke e o eng. minas Renan de Azevedo, que coordena a Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP).
 

Maria Helena de Carvalho e Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea