Grande Vitória confia nos engenheiros

Brasília, 30 de maio de 2006


Os engenheiros estão entre os profissionais em que os capixabas mais confiam. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Futura, em parceria com a rádio CBN Vitória, 67% dos moradores da Grande Vitória confiam plenamente nos serviços prestados pela categoria. Além disso, a profissão foi a única entre as mais bem avaliadas a crescer na pesquisa em relação ao ano de 2005, quando foi aprovada por 60%.

À frente dos engenheiros, figuram outras profissões, como carteiros (83%) e professores (76%).  Os campeões da confiança na região metropolitana da capital do Espírito Santo são os bombeiros: 89% das pessoas acreditam que eles desempenham bem suas funções. Médicos e jornalistas também foram bem avaliados pela população capixaba, embora tenham alcançado índices menores do que os engenheiros, com 64% e 54%, respectivamente.

Entre as categorias citadas na pesquisa, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, empresários, policiais e advogados são as profissões em que a população da Grande Vitória menos confia. Os políticos em geral são os que detêm os maiores índices de rejeição – seu grau de desconfiança varia de 74% a 83%.

A pesquisa foi realizada no dia 16 de maio. Foram ouvidas 403 pessoas nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Sandro Farias, da equipe da Acom.