Com programação abrangente, Confea realiza workshop ambiental

Comissão Temática de Meio Ambiente, em reunião no Confea: workshop simultâneo a audiência pública

 

Brasília, 03 de outubro de 2023.

O Confea promoverá nas próximas quarta e quinta-feira (4 e 5/10), no auditório do curso de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília – UnB, o workshop “Engenharias, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: onde estamos e para onde vamos?”, simultâneo a uma audiência pública para o atendimento dos Objetivos da Comissão Temática do Meio Ambiente do Confea. Subordinada à Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), a comissão temática é coordenada pelo conselheiro federal eng. agr. Luiz Lucchesi. A exemplo da presidente da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua, deputada federal eng. agr. Marussa Boldrin (MDB-GO), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, foi convidada para o evento, que terá transmissão online pelo canal do YouTube do Confea.

A principal contribuição do workshop, segundo o conselheiro federal, está relacionada à abrangência de questões relacionadas ao meio ambiente, transversais às atividades desempenhadas pelos 250 títulos profissionais do Sistema Confea/Crea. “De maneira geral, essa abrangência incentivará os participantes a trazerem posicionamentos e pontos de vista a respeito desses eixos temáticos estabelecidos pela Comissão Temática de Meio Ambiente”, descreve o professor, coordenador da Ceap e ex-superintendente do Ibama-PR.

Além de Lucchesi, a CTMA é formada pelo eng. amb. sanit. e de seg. trab. Fernanda Vanhoni, vice-presidente do Crea-SC e professora do curso de pós-graduação em Direito Ambiental e Urbanístico da Faculdade Cesusc – Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina; eng. civ. Esther Marques, coordenadora da pós-graduação em Engenharia de Transportes do Instituto Militar de Engenharia – IME, no Rio de Janeiro; e professor eng. agr. Henrique Marinho Leite Chaves, do curso de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB).

JPEG programa W1


 

Da Geopolítica ao licenciamento ambiental
“Durante os dois dias do evento, o público conhecerá os pontos de vista de autoridades de reconhecimento internacional, incluindo algumas que não fazem parte do Sistema, mas que contribuem com um olhar identificado com as expectativas voltadas ao desenvolvimento sustentável do país”, comenta o organizador do evento. Assim, haverá palestras sobre temas como Geopolítica, Legislação e Políticas Públicas que marca a abertura do evento, tendo como palestra o ex-ministro Aldo Rebello; e ainda o Licenciamento Ambiental, tema a ser explorado pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, eng. civ. Marília Carvalho de Melo.

Toda a programação, que ocupará os dois períodos no auditório do curso de Engenharia Florestal da UnB, será intermediada por discussões com o público. “Serão 10 palestras curtas, com espaço para debate, trazendo o estado da arte das várias temáticas que abrigam todos os setores da economia, passando pela mineração, agronegócio, infraestrutura, logística, qualidade ambiental, saneamento, desastres ambientais e barreiras não tarifárias”, define Lucchesi.

No primeiro dia, destaque ainda para a palestra do chefe de gabinete do Confea, eng. agr. Luís Antonio Rossafa, sobre “Ética, Exercício e Exorbitância Profissional: como aprimorar o processo de fiscalização das atividades ambientais pelo Sistema Confea/Crea?”.  As discussões sobre “Saúde, Meio Ambiente e Recursos Hídricos”, pelo presidente honorário do Conselho Mundial das Águas, eng. civ. Benedito Braga Júnior; “Qualidade da Educação Superior da Engenharia, da Agronomia e das Geociências”, pelo reitor da Universidade tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, eng. mec. Marcos Flávio de Oliveira; e ainda “Soberania Nacional e Meio Ambiente”, com o general eng. Lauro Luís Pires da Silva, serão alguns dos temas em debate.

O segundo dia contemplará ainda temas como: “Recuperação dos Biomas Brasileiros: como recuperar e compensar o que foi degradado?”, com o Chefe Geral da Embrapa Florestas, eng. ftal. Erich Schaitza; “Clima, Paisagem e Ocupação Territorial: Eventos imprevisíveis ou desastres anunciados”, com o professor da Universidade Federal de Pernambuco e presidente da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – ABMS, eng. civ. Roberto Quental Coutinho; e ainda, no encerramento do workshop, “Reflexões sobre o estabelecimento de um Pacto Nacional para a construção de políticas ambientais efetivas”, tendo como palestrante o advogado Vitor Hugo Burko. 

“O coroamento do trabalho da Comissão Temática será harmonizar todas essas ideias e posicionamentos trazidos pelos participantes, sejam eles palestrantes, moderadores e público, para a conversão desse conteúdo em posicionamentos da CMTA, que serão submetidos ao plenário por meio da Ceap. Então, o objetivo é dar mais respaldo aos responsáveis técnicos e atores do nosso Sistema nas questões ambientais”, enfatiza o coordenador da Comissão Temática de Meio Ambiente.

Equipe de Comunicação do Confea