Confea homenageia funcionárias e lideranças em alusão a 23 de junho

Brasília, 28 de junho de 2023

Funcionária do Confea há quase 40 anos, a engenheira civil Águeda Avelar representou as mulheres que integram o corpo funcional da instituição ao receber certificado de homenagem referente ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado em 23 de junho. “Eu tinha a metade da idade que tenho hoje quando fui chamada pela diretoria e fui convidada pelo presidente para assumir a Superintendência. Para mim, naquela época, somente um homem, da idade do meu pai, poderia assumir uma superintendência”. Águeda foi a primeira superintendente mulher do Confea e ocupou o cargo entre 1994 e 1996 e 2009 e 2010.

Águeda Avelar e presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger

A homenagem desta manhã fez coro à já celebrada solenidade realizada no dia 22 de junho no Plenário da Câmara dos Deputados. O diferencial foi a extensão às profissionais de outras áreas que integram o corpo funcional do Confea “Todas as mulheres que trabalham no Confea, profissionais do Sistema ou não, trabalham para a Engenharia. Todas estão envolvidas, de uma forma ou de outra”, pontuou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, antes de conceder a palavra às assessoras Sandra Padilha e Clécia Abrantes, primeira mulher a ocupar a cadeira de assistente do Plenário.

Diretora administrativa da Mútua e ex-presidente do Crea-PB, a eng. civ. Giucélia Figueiredo

Diretora administrativa da Mútua e ex-presidente do Crea-PB, a eng. civ. Giucélia Figueiredo destacou a ênfase que o Confea tem dado às ações de fortalecimento da participação da Mulher na Engenharia. “Tem havido essa compreensão política da importância da mulher na Engenharia – não é só a mulher engenheira, mas a mulher que se coloca à disposição da Engenharia Nacional, as nossas companheiras do dia a dia, que ajudam a construir esse gigante que é nosso Sistema”, disse.

Conselheira federal eng. agr. Andrea Brondani

As conselheiras federais eng. mec. Michele Costa Ramos e eng. agr. Andrea Brondani destacaram a participação das funcionárias do Confea no processo de engrandecimento do Sistema. “As colegas desta Casa, engenheiras ou não, dão dinamismo, se autocriticam e melhoram. Parabéns, presidente Joel, sua gestão inaugurou o Programa Mulher e possibilitou que abríssemos caminhos para gerações futuras”, ponderou Brondani.

Conselheira federal eng. civ. Carmen Petraglia

A igualdade salarial entre outros direitos que devem ser estabelecidos a fim de promover a real equidade de situações entre os gêneros foram lembrados pela conselheira federal eng. civ. Carmen Petraglia. “Não adianta apenas fazer algumas promoções verticais. Temos que falar em termos salariais e de igualdade e levar isso não só à iniciativa privada, mas às empresas públicas também”, defendeu. “As conselheiras, as presidentes, as lideranças, as colegas: estar junto com essas mulheres diariamente é um grande aprendizado”, complementou a assessora da Presidência eng. civ. Mariana Costa.

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger

Ao concluir a celebração do dia, Krüger agradeceu os presidentes dos Creas que dão força para seus Programas Mulher regionais e mencionou gratidão à sua esposa, que é engenheira civil e “uma profissional fenomenal”, como definiu. As Sessões Plenárias de junho seguem até sexta, 30/6.

Cbenc terá presença de lideranças do Sistema
No período da tarde, o plenário aprovou a participação de lideranças do Confea e Creas no 28º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis (Cbenc), que será realizado entre 19 e 21 de julho, em Vitória (ES). “A agenda representa uma oportunidade de promover e estreitar os relacionamentos entre profissionais e entidades; além de enriquecer os debates voltados para o aprimoramento da profissão no país”, destacava o documento lido pelo coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais).

Neste ano, a edição irá pautar temas como áreas de risco geotécnico, estruturas em concreto, o futuro das Engenharias no Brasil, novas tecnologias, norma de garantia, situação atual do ensino de Engenheira Civil, patologia das construções e o City Line – plano mais ambicioso da Arábia Saudita no sentido de repensar as cidades, sendo considerado hoje o maior empreendimento mundial na área habitacional.

Representação
Novas entidades passam a integrar o Sistema a partir desta sessão plenária, quando foram homologados registros de quatro instituições de ensino e quatro associações profissionais. São elas: Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG); Centro Universitário Campo Real (PR); Faculdade de Tecnologia FTEC de Porto Alegre (FTEC-Porto Alegre); Associação Oeste Paranaense dos Engenheiros Ambientais (AOPEA-PR); Associação de Engenheiros e Agrônomos de Paulínia (SP); Instituto de Engenharia de Anápolis (IEA-GO); e Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Itajubá (AENAI-MG).

Para ter direito a representação no plenário do Crea a entidade de classe de profissionais de nível superior ou instituição de ensino superior deve estar registrada no respectivo Regional e ter formalizado o interesse de ser representada naquele plenário.

Beatriz Craveiro e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Confea/Marck Castro