Conselheiro Daniel Robles assume compromisso com a inovação do Sistema

Brasília, 22 de janeiro de 2024.

Comprometimento com a inovação e um desejo inabalável de transformar a engenharia para melhor são os princípios do engenheiro de produção Daniel Robles, que nesta semana inicia a trajetória no plenário do Confea, ocupando a vaga de conselheiro da modalidade industrial por São Paulo. 

Confiante no poder da mudança, Robles assegura que irá trabalhar para tornar o Conselho Federal um órgão mais tecnológico e eficiente, capaz de vencer as pautas discutidas há muitos anos. “A gente precisa diminuir burocracia e processos para poder falar a mesma língua do engenheiro que está entrando no mercado de trabalho hoje, pois ele quer soluções tecnológicas”.  

daniel robles

Esse aperfeiçoamento do Sistema passa também pela oferta de cursos para atualização, na avaliação do conselheiro. “O profissional precisa ter o Conselho como um berço de capacitação técnica, para se atualizar e estar sempre pronto para o mercado de trabalho que muda a cada dia”, pontua Robles que terá o reforço do geólogo Ronaldo Malheiros Figueira nestes três anos de mandato. “Ele é um profissional de grande relevância e muitas entregas ao Sistema, tendo participado de vários grupos de trabalho no Conselho”, comenta sobre a trajetória do suplente que tem vasta experiência tanto no setor público quanto na área acadêmica, além de já ter ocupado cargos de liderança no Sistema, como conselheiro no Crea-SP e membro da diretoria da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo).

Robles, por sua vez, foi chefe de Gabinete, assessor da Presidência e superintendente de Gestão Estratégica no Crea de São Paulo, por cinco anos. Antes disso, foi inspetor no município de Adamantina. Também foi presidente da Associação dos Engenheiros e Agrônomos da Nova Alta Paulista, ao longo de quatro anos, e assumiu o desafio de implementar o Colégio de Entidades Regionais, tendo sido o primeiro coordenador do fórum em 2017, permanecendo por dois mandatos no cargo. Atualmente, trabalha como engenheiro responsável por uma empresa, e atua na área de perícia e projetos de inovação e capacitação profissional. 

Confira na entrevista a seguir os propósitos do novo conselheiro em prol do fortalecimento da profissão e do avanço do Sistema.  


Site do Confea:  O senhor foi escolhido nas eleições de 2023, marcadas pelo avanço na representatividade dos profissionais registrados, com participação recorde de 19,17% do total de um universo de 739.428 habilitados para exercer o direito de voto. Como o senhor avalia essa participação e essa tendência de crescimento do interesse no pleito eletrônico?

Primeiro pelo avanço tecnológico proposto no processo eleitoral, bem como pelo investimento do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais em ações que informam e divulgam o trabalho e a importância do Sistema Confea/Crea e Mútua.
 

Site do Confea: Fale da importância de representar a industrial no plenário federal?

Maior que a alegria de representar a modalidade é a responsabilidade de poder atuar para liderar as discussões que norteiam a modalidade para que os profissionais da área possam ter sua atividade garantida e que se sintam devidamente representados.
 

Site do Confea: Qual foi a motivação para formar chapa com o geólogo Ronaldo Figueira, seu suplente?

Meu respeito e admiração pela atuação no Ronaldo, profissional de qualidade que vem para somar e também para fazer com que a modalidade industrial tenha atividades contempladas no plenário do Confea.

Suplente geólogo Ronaldo Malheiros Figueira

 

Site do Confea: Quais os principais compromissos assumidos diante dos profissionais e que serão suas metas neste mandato? 

O apoio ao presidente eleito no tocante à transformação do Conselho Federal num órgão cada vez mais tecnológico, eficiente e que vença pautas há muitos anos discutidas. Os profissionais cobram por avanço e solução, tais como atualização de legislação, desburocratização, informatização e padronização dos serviços.
 

Site do Confea: E quais são as expectativas quanto ao trâmite dessas prioridades na rotina de trabalhos no Confea? Quais esforços o senhor irá empregar para emplacar esses projetos?

Acredito que o presidente já tem proposto e aplicado alterações que visam aumentar a eficiência e melhorar a condição para análise e tomada de decisão nas rotinas de trabalho. Como contribuição e compromisso para atingir os objetivos, trago a experiência de uma carreira dentro e fora do Sistema, e a vontade de fazer acontecer durante esse triênio.

Conselheiros Robles e Figueira prestigiados no dia da posse por lideranças do Confea e Crea-SP

 

Site do Confea: Como o senhor tem acompanhado a atuação do Sistema Confea/Crea e Mútua nos últimos anos? Que programas e atividades o senhor acredita estarem na direção correta e quais o senhor percebe que possam ser aperfeiçoados com sua contribuição?

O Sistema tem inserido esforços para conexão direta com o profissional, no âmbito da capacitação profissional e da prestação de serviço. Confea e Regionais têm realizado ações que se tornam referência. Nosso apoio é fazer com que projetos de sucesso possam ser aplicados em todos Regionais, sendo o Confea uma prateleira de projetos e soluções que possam fazer parte do cotidiano do profissional, desde a busca pelo mercado de trabalho até a atualização profissional.
 

Site do Confea: As áreas da engenharia, agronomia e geociências têm questões fundamentais tramitando no Legislativo e Executivo; por isso, nos últimos anos, a interlocução do Sistema Confea/Crea e Mútua com esses Poderes tem sido refinada. Como o senhor pretende atuar diretamente nesta frente? 

O trabalho legislativo do Confea vem sendo aprimorado. Durante os anos que estive no Regional de São Paulo, tive oportunidade de participar das atividades junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, implementando inclusive o Comitê Multidisciplinar de Relações Institucionais entre Crea-SP e Alesp, modelo este que trouxe, além da interlocução constante, o encaminhamento de várias propostas que se tornaram solução para os profissionais do estado de São Paulo. Tal experiência será de grande valia para continuar a contribuir e avançar com o trabalho do Confea no âmbito legislativo.

 

O profissional precisa ter o Conselho como um berço de capacitação técnica, para se atualizar e estar sempre pronto para o mercado de trabalho que muda a cada dia

 

Site do Confea: Com o advento do modelo de governança ESG (Environmental, Social and Governance) em todo o mundo, quais os principais desafios para as empresas de engenharia?

As empresas de engenharia enfrentam diversos desafios ao adaptar suas práticas e operações para atender a esses critérios, na busca pela implementação da governança ESG,  desde a integração de práticas sustentáveis em projetos, a gestão eficaz de recursos e resíduos, a promoção da diversidade e inclusão, o aprimoramento da segurança ocupacional, a transparência por meio de tecnologias avançadas, a gestão sustentável da cadeia de suprimentos e a adaptação constante a regulamentações dinâmicas. O Sistema Confea/Crea Mútua deve ser um parceiro das empresas neste contexto, sendo um aliado na capacitação profissional, principalmente no contexto de inovação tecnológica, assim, apoiando e fortalecendo as empresas de engenharia brasileiras no cenário global.
 

Site do Confea: No final de seu mandato de conselheiro, qual marca pretende deixar para os profissionais e para o Sistema?

A marca de uma gestão que enfrentou as principais discussões de necessidade do profissional registrado, com soluções e ações que impactem diretamente a vida do profissional, ou seja, o cargo de conselheiro como um servidor do profissional da engenharia agronomia e geociências.
 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea