Conselho Gestor do Prodesu aprova repasse de R$ 3,9 mi para 11 Creas

Brasília, 11 de abril de 2023.

Em sua primeira reunião ordinária do ano, o Conselho Gestor do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua (Prodesu) aprovou 15 propostas de convênio e de termo aditivo que serão analisadas pelo plenário do Confea, entre 26 e 28 de abril.

Entre as proposituras, 11 são para execução de plano de fiscalização, viabilizando pagamento de despesas com deslocamento, combustíveis e diárias de agentes fiscais. Com isso, foi deliberado o repasse de R$ 3,9 milhões para os Creas de Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

“A intenção é incrementar a fiscalização, alcançando todos os municípios do estado”, afirmou a presidente do Crea-RS, eng. amb. Nanci Walter. O presidente do Crea-CE também elucidou os resultados diretos do investimento. “De 2018 a 2023, o Crea Ceará aumentou em cinco vezes a quantidade de obras e serviços fiscalizados. E vai aumentar muito mais”, disse o eng. civ. Emanuel Mota. Já a presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Mello, enalteceu a atuação do Confea na tramitação dos processos. “Parabenizo a equipe da Gerência de Desenvolvimento Institucional pelo empenho, que faz muita diferença”, ao que o gerente Adilson Lara respondeu: “Dos 11 projetos encaminhados pelos Creas até fevereiro, todos foram analisados e encaminhados para esta reunião do Conselho Gestor. Realmente foi um esforço da equipe da GDI nas diligências para cumprir o prazo.”

O vice-presidente, eng. eletric. Evânio Nicoleit, reforçou a importância do Prodesu, cujo objetivo é angariar e gerenciar recursos orçamentários e financeiros para custear programas voltados à promoção da sustentabilidade econômica, financeira e social dos Creas e às ações para uniformização de procedimentos. “Quando investimos em um estado, estamos investindo em todos os outros. Isso porque o profissional de Santa Catarina vai atuar em Rondônia, no Ceará e vice-versa. Enfim, estamos investindo na Engenharia como um todo, porque o país é um só e o Sistema Confea/Crea e Mútua também é um só”, observou.

Ao final, as lideranças consideraram propor melhorias para aperfeiçoar o Prodesu. Fizeram breves observações sobre normativos, com sugestão de indicadores mais modernos e implementação de prestação de contas online.

Nesse sentido, o gestor da GDI informou que, a pedido do presidente Joel Krüger, a equipe tem atuado mais em parceria com os Creas, oferecendo orientações e buscando simplificar e padronizar processos. “Você percebe claramente que o programa vem evoluindo, quando você observa a atual dinâmica das reuniões”, acrescentou o presidente do Crea-CE, que já compôs o fórum em 2018.

Coordenada pelo vice-presidente, eng. eletric. Evânio Nicoleit, a reunião realizada no Confea nesta terça-feira (11/4) contou com participação da diretora administrativa da Mútua, eng. agr. Giucélia Figueiredo; do coordenador da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), eng. agr. Daniel Galafassi; do representante do plenário, eng. mec. Aysson Rosas Filho; e dos representantes das regiões Centro-Oeste, eng. agrim. Vânia Mello (Crea-MS); Nordeste, eng. civ. Emanuel Mota (Crea-CE); Norte, eng. civ. Edson Kuwahara (Crea-AP); Sudeste, eng. eletric. e de seg. trab. Luiz Cosenza (Crea-RJ); e Sul, eng. amb. Nanci Walter (Crea-RS); além do gerente da GDI, Adilson Lara, e da funcionária Ana Carolina Brito. Os gerentes regionais do Confea também acompanharam a agenda.


Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea