Crea-MG inaugura nova sede da Inspetoria de Viçosa na UFV


Brasília, 26 de abril de 2023

A nova sede da Inspetoria do Crea-MG em Viçosa está de portas abertas para receber os profissionais do Sistema, estudantes e a sociedade. A casa 18, situada na Vila Gianneti, no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi totalmente reformada. O espaço possui salas de reunião, auditório e estacionamento para atender engenheiros do município e da região.

A solenidade de inauguração contou com a presença do reitor da UFV, Demetrius David da Silva; da vice-reitora, Rejane Nascentes; do prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso; de diretores dos centros de ciências agrárias, exatas e humanas; professores e membros da comunidade acadêmica. Representantes do Confea; da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab); do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig); da Sociedade Mineira de Engenheiros Florestais (Smef) e da Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos (Smea) também prestigiaram o evento. 

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, que estava acompanhado de conselheiros do Sistema Confea/Crea e Mútua, de diretores do Crea-MG e de inspetores, destacou que a nova sede será referência para aproximar ainda mais os professores e estudantes das engenharias dos profissionais. “É um momento ímpar para o Crea-MG. Essa parceria é muito importante para todos nós e já está servindo de exemplo para outras universidades, como a Universidade Federal de Lavras e a Universidade Federal de São João del-Rei. Hoje o nosso sentimento é de gratidão ao reitor Demetrius, a vice-reitora Rejane e a todos que contribuíram para que este sonho se tornasse realidade”, ressaltou. 

O reitor Demetrius David da Silva destacou que a UFV foi uma das primeiras universidades de Minas Gerais a buscar a aproximação com o Crea-MG, o que representa a disposição da instituição de trabalhar em parceria com o Conselho. “Quero agradecer imensamente ao engenheiro Lucio Borges. Não tenho dúvida alguma que se hoje estamos inaugurando esse espaço é por mérito do Lucio, porque eu quero crer que a Universidade Federal de Viçosa sempre esteve aberta a este tipo de parceria. O que nós não tínhamos antes eram gestores do Crea com a sensibilidade para implementar”, enfatizou. Demetrius lembrou que este projeto iniciou-se, em 26 de maio de 2019, quando o presidente Lucio esteve em sua posse, no Ministério da Educação, em Brasília. “Desde aquele momento, nós selamos um compromisso de realizar este sonho, que foi sonhado em conjunto, e que serve agora como uma iniciativa precursora do novo marco do relacionamento entre as universidades com o sistema de regulamentação profissional, especificamente o Sistema Confea/Crea”, frisou Demetrius.      

Conexão Crea
 


Com o propósito de estar cada vez mais presente nas universidades, interagindo com os estudantes, futuros profissionais, o Crea-MG realizou o evento Conexão Crea. No auditório do Departamento de Engenharia Florestal da UFV foram ministradas duas palestras e uma mesa-redonda. A engenheira agrônoma Waleska Del Pietro, do Crea-SP, falou sobre cidades sustentáveis e atuação dos profissionais de engenharia. Já o engenheiro agrônomo Humberto Falcão, do Crea-MG, explicou como funciona o Sistema profissional. 

Após as palestras, os estudantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a formação e atuação profissional durante a mesa-redonda, que contou com a moderação da inspetora-chefe do Crea-MG em Viçosa, engenheira civil Patrícia Queiroz, e com a participação da coordenadora do Crea Jr-MG núcleo Viçosa, graduanda em engenharia de alimentos Fabiana Carvalho.
 

Assessoria de comunicação do Crea-MG