2024

O Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, sediou mais uma vez o Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea. De 20 a 22 de fevereiro de 2024, a densa programação de sua 13ª edição foi marcada também pela solenidade festiva de posse do presidente do Confea, Vinicius Marchese Marinelli e pela realização do Fórum de Políticas Públicas. As lideranças eleitas do Sistema assumiram seus mandatos para as coordenadorias nacionais de câmaras especializadas, Colégio de Entidades Regionais (Cder), Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e Colégio de Presidentes (CP).

Iniciativas que vêm sendo continuadas pelo Confea se fizeram novamente presentes ao 13º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. Caso do Programa Mulher, que recebeu, entre outras convidadas,  a vereadora Janaína Lima e a cientista Aline Castro. A atuação do Programa Crea Júnior também foi valorizada com a presença do influencer Mauro Wainstock, que do mesmo modo participou do podcast do evento. Soft skills e expertise técnica da mesma forma foram temas por lá.

Além do podcast, comandado pelo influencer de Ciência Sérgio Sacani (canal Space Today), o evento contou com o Espaço Conexões, destinado à interação entre profissionais e influenciadores digitais.

Entre os fóruns consultivos, a programação valorizou a participação e o diálogo entre as principais demandas do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), do Colégio de Presidentes (CP) e das coordenadorias de câmaras especializadas.  

O lançamento da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), a ser realizada no período de 7 a 10 de outubro, em Salvador-BA, também marcou o 13º Encontro de Líderes Representantes. O tema será “Educação, tecnologia e inovação para um futuro sustentável”.

Ao final do evento, o presidente do Confea e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), eng. Mario Esper, assinaram Termo de Compromisso referente ao convênio entre as duas instituições que concede acesso ilimitado às normas aos profissionais registrados no Sistema.