Presidente do Confea participa de seminário do Crea-BA

Brasília, 8 de março de 2022.

Até a próxima quinta-feira (10/3), o Crea-BA promove, presencialmente, o “Seminário Anual de Fiscalização e Atendimento ao Público – 2022”. Na solenidade de abertura, nesta manhã (8/3), o evento fez uma exceção e abriu para participantes online no momento da fala do presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, que está na Costa Rica para participar da Assembleia Geral da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (Fmoi/WFEO).

“Fiscalização é o DNA do Sistema, é nossa origem, nossa principal função. E o atendimento ao público é fundamental, é a nossa imagem”, pontuou Krüger, antes de completar: “os dois temas são fundamentais para que possamos fazer a defesa da sociedade (que é o objetivo do nosso conselho profissional), e para que boas práticas da engenharia, da agronomia e das geociências sejam aplicadas no dia a dia garantindo o bem-estar da população”. Ele ainda acrescentou que a Engenharia está em tudo, desde a estrutura do evento até à conexão que o ligava aos participantes. “Temos que garantir a fiscalização dessa atividade”.

O último Seminário de Fiscalização e Atendimento ao Público havia sido realizado em setembro de 2017. O Conselho notou evolução nos procedimentos operacionais, mas, devido ao cenário pandêmico que perdura há quase dois anos, não houve outra oportunidade para atualizar os conhecimentos e aprendizagens.

O presidente do Crea-BA, eng. agrim. Joseval Carqueija, acredita que por meio da capacitação e troca de experiências, as rotinas operacionais serão otimizadas, garantindo um serviço ágil e eficiente aos profissionais da área tecnológica. “É muito importante ter um corpo funcional capacitado e atento às inovações do Sistema Confea/Crea e Mútua. Na iniciativa privada, invisto em treinamento para os meus funcionários, não seria diferente na gestão do Conselho”, reitera.

Durante a programação do Seminário, estarão em pauta a aplicabilidade da legislação profissional, abordagem jurídica das atividades da fiscalização, características técnicas das atividades fiscalizadas e a aplicabilidade dos procedimentos operacionais. Na ocasião, os coordenadores das Câmaras Especializadas de Agrimensura, Agronomia, Civil, Elétrica, Geologia, Mecânica e Metalúrgica, Química e Segurança apresentarão as necessidades dos colegiados para os funcionários do Conselho.

Beatriz Craveiro
Com informações do Crea-BA
Fotos: Vanessa Costa