Waldir Pedro Xavier Tavares

Perfil

Profissionalismo e espírito empreendedor marcam a trajetória de Waldir Pedro Xavier Tavares. Atuando em áreas como habitações, portos, aeroportos, telecomunicações e física nuclear, o engenheiro civil curitibano chega aos 90 anos com a disposição de sempre. “Nunca tirei férias”, afirma.

E a mesma determinação para superar as guinadas do destino. A mais recente, em 2016, o falecimento de dona Zuleika Pastorello Tavares, mãe de seus quatro filhos.

Assim, Waldir Pedro galgou realizações como os projetos básicos de 63 conjuntos habitacionais da capital paranaense; a modernização do Porto de Paranaguá; a estruturação das telecomunicações do Paraná; o preparo de apostilas pioneiras de diversos cursos. Vejamos suas ponderações sobre essas experiências.

“Pedi dispensa para visitar o pai, preso político no Rio. Voltei atrasado, e fui para a Força Expedicionária Brasileira - FEB, mas me dispensaram da Guerra porque sairia oficial de cavalaria. Conheci a topografia, prestei vestibular de Engenharia e fiz o curso inteiro fardado, a pé, levando meu farnel. Isso me deu uma grande estrutura de dignidade”.

“Ao mudar o governo, me transferiram para o Banco Nacional de Habitação - BNH, também a revelia. Fiz todos os projetos básicos e construí, com apenas seis engenheiros, 10 mil habitações. Foi mais uma mudança radical em minha vida, mas valeu a pena”.

“Fui autor do plano de melhoramentos do Porto de Paranaguá, fazendo levantamento topográfico e batimétrico, a logística, o sistema energético”.

“Nenhum engenheiro do governo gostava de telecomunicações. Comecei a me especializar na Europa, criei a lei e organizei a Telepar. Depois, fui diretor de Telecomunicações do Estado. Foram mais de 10 anos nessa área”.

“Como meu pai criticava o governo, fui para o Instituto de Pesquisas Tecnológicas fazer análises biológicas. Então, estudei Física Nuclear, fiz concurso para Física Experimental. Não saí mais da Universidade”.

Exercidas com denodo, suas atividades exigiram aperfeiçoamentos e estágios no Brasil e no exterior.

“O Sistema tem que mostrar a dignidade da Engenharia brasileira”. Exatamente, o que o Sistema faz agora ao homenageá-lo. “Recebo a maior honraria da minha vida. O reconhecimento de um trabalho para meu Estado e meu país”.

 

Trajetória profissional

No governo do Paraná, assumiu diversos cargos (1954-1976), com destaque para Diretor-Geral do Departamento Aeroviário (1958-1962), Secretário de Estado do Planejamento (1961); Diretor-Geral do Departamento de Telecomunicações (1969-1972); Engenheiro Chefe da Divisão de Controle de Obras e Diretor Técnico da Companhia de Habitação do Paraná – Cohapar (1972-1976); Exerceu ainda as funções de Engenheiro do Departamento Nacional de Portos, Rios e Canais (1957); Engenheiro Diretor dos Laboratórios da Comissão Estadual de Física Nuclear (1958); Assessor de Planejamento Educacional da Escola Técnica Federal do Paraná – ETFPR (1966); Diretor Administrativo e Financeiro da Paraná Radiodifusão S/A – Radipar (1976-1978); Na UFPR, prefeito da Cidade Universitária (1980-1984); professor adjunto da cadeira de Física Experimental do Departamento de Física e coordenador da cadeira de Astronomia de Campo e Geodésia Elementar da Escola de Engenharia; coordenador do curso de Telecomunicações da ETFPR; Assessor técnico do Centro de Treinamento de Ensino Agrícola em convênio com a Fundação Ford e técnico da Unesco para reestruturação do ensino no Brasil; Presidiu e participou de diversas comissões, conselhos e grupos de trabalho em áreas como energia nuclear, portos, aeroportos, telefonia, vistoria de aeronaves, telecomunicações, educação e segurança (1960-1971); Responsável por projetos de escolas, hospitais, aeroportos, laboratórios, núcleos habitacionais e centros de assistência social no Paraná; Desenvolveu cursos de aperfeiçoamento e treinamento em Problemas do Desenvolvimento Brasileiro (Sociedade Brasileira de Cultura, 1969) e Agente da Reforma Administrativa Federal (Ministério do Planejamento, 1971) e estágios em empresas de eletrônica avançada em telecomunicações em países como Dinamarca, Alemanha e Holanda e de casas pré-fabricadas nos Estados Unidos e no Japão; Autor dos planos de melhoramentos do Porto de Paranaguá e Aeroviário do Paraná (1961) entre outras publicações; Participou de diversos congressos e seminários; Foi conselheiro titular do Crea-PR, por vários mandatos, como representante do Instituto de Engenharia do Paraná e do Ibape-PR, entidades das quais também foi conselheiro; Atual presidente do Grupo Brazpower Comércio Exterior de Manufaturados.