Cden discute participação em GTs e atuação parlamentar do Confea

Mesa Cden
Conselheiro Francisco Lira, coordenador da Cais; vice-presidente do Confea, Evânio Nicoleit e coordenador Kléber Santos e coordenador adjunto do Cden, Waldimir teles Filho

 

Gramado, 7 de agosto de 2023.

Representantes do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) apresentaram propostas relacionadas à atuação parlamentar do Sistema durante a abertura da sua terceira reunião ordinária, realizada a partir desta segunda-feira (7/8), no hotel Siena Laghetto, em Gramado (RS). Da Reforma Tributária ao PL 6014/2013, de inspeção predial, os presidentes e representantes do Cden participaram do evento ao lado dos conselheiros federais eng. civ. Daltro Pereira, eng. agr. Francisco Lira, eng. mec. Michele Costa, eng. civ. Neemias Machado e eng. agr. Cândido Carnaúba, além do superintendente de Integração do Sistema, eng. civ. Osmar Barros Júnior.
 

“Temos procurado valorizar todas as entidades. Enquanto coordenadora de comissão e conselheira, sempre me coloquei à disposição", disse a conselheira federal eng. mec. Michele Costa, parabenizando a coordenação do Cden. “Kleber tem trabalhado fortemente pela representatividade das entidades”, comentou. 
 

José Luís Azambuja
Presidente da FNE, José Luís Azambuja

O debate em torno da Reforma Tributária, levantado pelo presidente da Federação Nacional de Engenheiros (FNE), José Luís Azambuja, contemplou a expectativa de alguns outros participantes da reunião. “Pelo que está sendo apresentado, os engenheiros que trabalham de forma autônoma vão pagar mais de três vezes mais o que pagamos no PIS Cofins com a entrada em vigor da CBS e do IS. O tema já está no Senado e precisamos agir nesse instante por meio do acompanhamento da nossa assessoria parlamentar para termos opinião em nossa participação”, disse, conclamando os engenheiros  a acompanharem a discussão que tomará o auditório Milonga, da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), na próxima quarta-feira (9/8).
 
O coordenador do Colégio de Entidades Nacionais, eng. agr. Kléber Santos, informou que o tema já está sendo tratado junto à assessoria parlamentar do Confea. “Temos que estar atentos e questionar que tipo de reforma é essa. Já é tão difícil trabalhar quem é autônomo, então vamos colocar isso entre as propostas do Cden”, destacou. 
 

Amarilio Mattos
Presidente do Ibape, Amarílio Mattos

O tema foi comentado ainda pelo presidente do Ibape, eng. quim. Amarílio Mattos. Mostrando-se interessado em discutir a Reforma Tributária, ele informou sobre a realização do congresso nacional da entidade, de 11 a 15 de setembro, em São Paulo, e convidou antecipadamente todos a participarem também da Soea de Salvador, em 2024. 

A liderança do Ibape comentou ainda a necessidade de ampliar a representatividade do Cden junto à Assessoria Parlamentar do Confea. “Temos que ser chamados para os projetos que envolvem a Engenharia”, considerou. Amarílio citou o exemplo do PL 1.024 que altera a Lei 5.194. “Precisamos atuar mais fortemente em projetos de lei que tenham impacto na nossa estrutura profissional e organizacional da Engenharia”, ratificou. 
 

Presidente da Febrae, Hideraldo Gomes Rodriguez,
Presidente da Febrae, Hideraldo Gomes Rodriguez

Presidente da Febrae, Hideraldo Gomes Rodriguez enfatizou que a entidade é legalmente constituída, por força de decreto lei de 1953, entidade de utilidade pública federal, o que lhe outorga a prerrogativa de ter voz em todos os assuntos relacionados à Engenharia que tramitem junto ao Congresso Nacional. “Em conjunto com o Confea, teremos que discutir os posicionamentos da Engenharia por meio de representação do Clube de Engenharia em todos os projetos de Lei”, disse, citando o PL 1.024. 

Francisco Lira
Conselheiro federal Francisco Lira

 

“Esse projeto está em andamento para ir para a CCJ e de lá para o Senado. Estava acompanhando ano passado e o processo não andou para o Senado, mas a Assessoria Parlamentar tem atuado nesse processo, junto aos regionais. Com relação à PEC, vimos também a atuação da Apar, levando as proposituras do Sistema para que aquele projeto fique o mais adequado possível às intenções dos profissionais do Sistema, somando forças com outros profissionais. Em relação à participação do Cden nas comissões e grupos de trabalho, vamos procurar trabalhar isso com bastante critério”, afirmou o coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), eng. agr. Francisco Lira.

Valmor Pietsch
Presidente da Abeag, Valmor Pietsch


 

Outros temas

“Todos devem ter visto nos jornais na semana passada sobre a explosão na cooperativa C. Vale, em Palotina (PR). Começamos a trabalhar e pedimos ajuda porque é interdisciplinar. Como em Santa Maria foi regulamentada muita coisa, é possível também fazer isso com ligações elétricas, delimitação de áreas administrativas do silo e outras medidas. É hora de encamparmos isso aí e tentarmos fazer uma legislação sobre isso”, comentou o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Agrícolas (Abeag), eng. agric.  Valmor Pietsch, que também destacou os 24 anos da entidade.
 

Vice-presidente da Fisenge, Elaine Santana
Vice-presidente da Fisenge, Elaine Santana

Vice-presidente da Fisenge, a engenheira civil Elaine Santana abordou os 15 anos do Coletivo de Mulheres da entidade e os 10 anos da personagem Eugênia, que ilustra a atuação feminina da Engenharia. “Temos trabalhado em uma inserção pública, divulgando a engenharia nacional e a retomada dos investimentos da engenharia nacional. Ela também convidou os participantes da reunião para participar do 13º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros, de 31 de agosto a 2 de setembro, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo Youtube,  e conclamou também à participação do Colégio nos GTs e Comissões Temáticas do Confea. Precisamos estar em todos os canais de decisão. Somos os links com as entidades, então se a gente estiver nesses debates, poderemos levar o nosso posicionamento para a ponta do Sistema. Aqui é a nata de tudo o que podemos conversar sobre aprimoramento de todas as modalidades do Sistema”, enfatizou.
 

Abee Latrônico
Presidente da Abee, José Latrônico

O engenheiro eletricista José Latrônico reforçou a questão da Reforma Tributária levantada pelo presidente da FNE. “Não temos muito tempo. Todos os especialistas falam que vai haver aumento da carga tributária e será muito forte em nosso caso. Precisamos de um posicionamento do Cden”, disse, conclamando o apoio dos conselheiros federais presentes. “Também gostaríamos de solicitar o início dos preparativos da COP 30. Cden pode indicar um especialista para ajudar o plenário do Confea. É um evento muito importante para nós”, considerou ainda o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (Abee).
 

Kleber Santos acrescentou que “a assessoria parlamentar tem sido muito profícua, e com certeza o Confea estará atento a essa demanda das nossas entidades”.
 

Rafael de Souza
Vice-presidente da Sbef, Rafael de Souza

Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (Sbef), o engenheiro florestal Rafael de Souza citou a conquista da 10ª coordenadoria de Engenharia Florestal, junto aos Regionais, no Crea-PR.
 

Jaques Sherique
Presidente da Sobes, Jaques Sherique

O presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho (Sobes), Jaques Sherique, destacou a importância da representatividade do Cden em todos os grupos técnicos do Confea. “Aqui está a inteligência da engenharia brasileira”, disse, conclamando a reconstituir a proposta desta representatividade junto à Cais. “Isso já está sendo novamente sendo tratado junto à Cais”, confirmou o coordenador Kleber Santos.

Representante da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Kleber comentou, nos informes da entidade, o resultado da participação no Fórum Político de Alto Nível sobre Agenda 2030 Desenvolvimento  Sustentável – ODS, e também a respeito do  XXXIII Congresso Brasileiro de Agronomia, a ser realizado de 12 a 15 de setembro, em Pelotas (RS).

Benvenuto Gonçalves
Presidente da Anest, Benvenuto Gonçalves

Já o presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Benvenuto Gonçalves Júnior, destacou o Dia Nacional da Engenharia de Segurança do Trabalho, em 27 de julho, citando o custo de R$ 120 bilhões para a Previdência Social e convidando todos a participar do 25º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho, de 4 a 6 de dezembro, em Florianópolis.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Júlio Dias