Entidades nacionais realizam sua última reunião

Brasília, 4 de dezembro de 2023.

Florianópolis recebe, até dia 6 de dezembro próximo, a 4ª reunião ordinária de 2023 do Colégio de Entidades Nacionais – Cden - do Sistema Confea/Crea e Mútua. Na pauta, desde a reforma tributária a COP30 e agrotóxicos tomam a agenda das lideranças, que propõem matérias para o Confea implantar ações e criar políticas públicas. A primeira manhã dos trabalhos foi preenchida com os informes do coordenador do grupo, eng. agr. Kleber Souza, presidente da Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil – Confaeab, e dos Comitês e das Representações do Cden.

cden-dez23-kleber
Coordenador do Cden, eng. agr. Kleber Souza, presidente da Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil – Confaeab

“A COP30 é o grande momento do Brasil e da Engenharia, quando digo Engenharia, incluo geólogos, geógrafos etc”, pontuou Souza, ao lamentar que proposta do Cden de compor delegação do Sistema para ida à Conferência não tenha sido aprovada a tempo, “fiquei orgulhoso do Cden pela proatividade, mas triste porque a proposta não andou. Propostas estruturantes precisam ser levadas com prioridade”, compartilhou. Na sequência, o assessor do grupo, Renato Lisboa, fez uma explanação de como, no portal do Confea, consultar o trâmite das propostas do Cden dos últimos seis anos.

 Presidente da Federação Brasileira de Geólogos – Febrageo, Caiubi Kuhn

Ao representar o Comitê de Desenvolvimento Nacional, o presidente da Federação Brasileira de Geólogos – Febrageo, Caiubi Kuhn, afirmou ser inadmissível o baixo orçamento do Centro de Tecnologia Mineral – Cetem quando comparado ao da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. “A informação geológica são as informações básicas de qualquer país. Não é só sobre mineração, mas também sobre acesso à construção, sobre acesso a itens básicos do desenvolvimento social e humano. A pauta da mineração no Congresso é um emaranhado de 50 projetos de lei, juntam tudo e nada anda”.

O representante do colegiado na Comissão Organizadora da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (ConSoea), eng. sanit. Lúcio Bandeira, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Abes, apresentou imagens de como o Cden ficará na 79ª Soea, a ser realizada em outubro, na Bahia. “A importância está no tema: que será educação, inovação e tecnologia. Vamos pensando nisso e a partir de fevereiro começaremos e discutir mais a fundo”.

cden-dez23-liane
Conselheira da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária – Fneas, eng. amb. Liane de Moura Costa

Representante no Programa Mulher, a conselheira da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária – Fneas, eng. amb. Liane de Moura Costa, afirmou que, nesta semana, participará de uma reunião do Programa e que pode levar a pauta de algum colega que assim desejar. “Este é um tema importante, apesar de ter resistência. Tem que ser tratado dentro da necessidade que tem”. Sentada ao lado, a vice-presidente da Federação Interstadual de Sindicatos de Engenheiros, eng. civ. Elaine Santana, fez um apelo para que os colegas incentivem as mulheres em suas entidades a participarem mais. “Sei que há muitas entidades aqui que sequer têm uma mulher na sua diretoria. Mas quem tem, olhem com carinho para suas mulheres para, quem sabe, no ano que vem tenhamos uma representatividade maior neste colegiado”.

cden-dez23-elaine
Vice-presidente da Federação Interstadual de Sindicatos de Engenheiros, eng. civ. Elaine Santana

Diversos dos presentes registraram a importância da Política de Patrocínios do Confea e deram exemplos de eventos que conseguiram levar equipes de reportagem local que ajudaram a divulgar a marca do Confea e do Sistema para a comunidade em questão. “São ações que aumentam o impacto, que mostram que estamos aqui para discutir política pública”, complementou Kuhn.

Visita
De passagem por Florianópolis para participar de dois eventos patrocinados pelo Confea, o conselheiro federal eng. eletric. Genilson Pavão, resumiu seus três anos de mandato com a palavra “resiliência”. “Resiliência das mulheres em galgar maiores patamares, das entidades em se fortalecerem, do Sistema em querer mudar uma cultura de 90 anos, em querer fazer o melhor não só de atender os profissionais, em atender os objetivos macros do Confea de defesa da sociedade e do profissional, de defesa da soberania do Brasil, mas de voltar esse olhar para o meteorologista, para o engenheiro químico”.

A reunião do Cden segue até a próxima quarta-feira (6/12), e contará com palestras sobre mineração, pesca e aquicultura, águas subterrâneas e planejamento estratégico antes do debate a respeito de propostas.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea