Com nova resolução, Plenário regulamenta PPA no Sistema Confea/Crea

Brasília, 6 de julho de 2023

Cons. fed. eng. agr. Luiz Lucchesi, presid. eng. civ. Joel Krüger, cons. fed. eng. mec. Michele Costa, cons. fed. eng. agr. Daniel Galafassi

Com objetivo de alocar recurso no que é prioritário, e comunicar isso, o Plano Plurianual (PPA) é um documento de integração da gestão e de apresentação de resultados. “É uma oportunidade de enxergarmos qual é o nosso papel no mundo”, pontua a gerente de Planejamento e Gestão do Confea, Pricila Fraga, ao celebrar a aprovação, na manhã desta quinta-feira, 6/7, da nova resolução do Conselho Federal, que regulamenta o processo do PPA no Sistema Confea/Crea.

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, conduziu os trabalhos

Sistemática criada pela Constituição Federal de 1988, o PPA é composto por programas, objetivos, indicadores, metas e ações e, no âmbito do Sistema Confea/Crea, terá duração de três anos não coincidentes com os mandatos das lideranças. O primeiro ano de um mandato sempre executa o último ano do PPA elaborado pela gestão anterior, de modo que as ações e programas adquiram uma dimensão de Estado. A adoção do PPA pelo Confea e pelos 27 Creas foi recomendada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria Geral da União (CGU).

Em julho de 2022, o Plenário do Confea aprovou o roteiro e o cronograma para condução da implantação do Planejamento Plurianual no Sistema, além do Referencial Estratégico para 2023-2024. Neste ano, a Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS) se debruçou sobre a necessidade de um novo modelo de gestão orçamentária e para deliberar sobre a resolução aprovada nesta manhã, que regulamentará todo o ciclo do PPA no sistema profissional.

Gerente de Planejamento e Gestão do Confea, Pricila Fraga, durante o Enpog

De acordo com a gerente de Planejamento e Gestão, uma novidade que o PPA traz é a integração entre as áreas orçamento e planejamento. Em maio último, o Confea realizou pela primeira vez um evento que uniu os funcionários dessas duas áreas dos conselhos federal e regionais para discutirem a implantação de seus PPAs integrados a um orçamento-programa – foi o Enpog (Encontro Nacional de Planejamento, Orçamento e Gestão), realizado nos dias 9 e 10/5, que já foi um grande passo nessa integração.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos Marck Castro/Confea