Programas, projetos e ações

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Plano Estratégico do Sistema Confea/CreapdfNo mínimo a cada 3 anos (sem periodicidade definida)30/08/2024Gerência de Planejamento Estratégico (gpe@confea.org.br)
Plano Estratégico e/ou Plano Plurianual do ConfeapdfNo mínimo a cada 3 anos (sem periodicidade definida)30/08/2024Gerência de Planejamento Estratégico (gpe@confea.org.br)
Plano Tático do ConfeapdfAnual30/08/2024Gerência de Planejamento Estratégico (gpe@confea.org.br)
Plano Estratégico de Tecnologia da Informação - PETI e/ou Plano de Diretor de Tecnologia de Informação – PDTI pdfSem periodicidade definida28/30/2023Gerência de Tecnologia da Informação (gti@confea.org.br)
Relatório de Monitoramento do Plano Plurianual do ConfeapdfTrimestral22/03/2024Gerência de Planejamento Estratégico (gpe@confea.org.br)

Agenda Estratégica do Sistema (AES) é o instrumento de planejamento de longo prazo que tem por objetivo traduzir, de forma simples, como a missão do Sistema será cumprida e sua visão de futuro será alcançada por meio de um conjunto de diretrizes estratégicas que serão posteriormente desdobrados em ações. A AES visa a direcionar o comportamento e o desempenho institucionais, comunicar de modo claro e transparente a todos os níveis gerenciais e operacionais o foco e a estratégia de atuação escolhidos pelas organizações do Sistema, permitir o alinhamento e subsidiar a alocação de esforços, evitando a dispersão de ações e recursos.

Decorrente da Agenda Estratégica do Sistema, o Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento de médio prazo que define as diretrizes, objetivos, indicadores, metas e iniciativas, voltados à consecução dos programas responsáveis pela entrega de produtos (bens e serviços) à sociedade. No âmbito do Sistema Confea/Crea, a Resolução nº 1.138/2023 regulamenta o processo de planejamento plurianual integrado ao orçamento e define a estrutura programática a partir da qual se aperfeiçoará o alinhamento das ações de cada uma de suas organizações às diretrizes estratégicas do Sistema para viabilizar a unidade de ação prevista no art. 24 da Lei nº 5.194, de 1966.

Anualmente, as Diretrizes Orçamentárias orientam a elaboração do plano de trabalho e da proposta orçamentária do exercício subsequente, priorizando as ações institucionais definidas no PPA que serão desenvolvidas pela gestão a cada exercício, definindo as metas de arrecadação, identificando os riscos relacionados e estabelecendo critérios para manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas. Em seguida, ocorrerá o desdobramento das ações priorizadas no Plano Anual de Trabalho, o qual promove a conexão entre os resultados pretendidos e formalizados no PPA e seu alcance efetivo por meio da execução das atividades e projetos no dia-a-dia das organizações.

Complementarmente, as organizações devem desdobrar o plano anual de trabalho em Planos Setoriais para conferir sincronia e eficiência na entrega de produtos (bens e serviços) definidos como resultados intermediários do PPA no exercício, observada a legislação específica:

  • Plano de contratações; 
  • Plano de capacitação;  
  • Plano de comunicação;  
  • Plano de tecnologia da informação;  
  • Plano de fiscalização; 
  • Plano de manutenção de edificações;
  • Plano de eventos.

Neste contexto, o PPA tem o condão de orientar o planejamento, a execução e acompanhamento das ações anuais que, refletidas no Orçamento, serão responsáveis pelo alcance dos resultados organizacionais previstos pela estratégia do Sistema Confea/Crea para o período.

Conheça os planos que orientam a gestão do Sistema Confea/Crea e do Confea:

Estratégia do Sistema Confea/Crea

As diretrizes estratégicas para a atuação do Sistema Confea/Crea advêm da Agenda Estratégica do Sistema.

  • A Agenda Estratégica do Sistema Confea/Crea (AES) 2011-2022 foi o instrumento que comunicou os direcionadores (missão, visão, valores) e as diretrizes de longo prazo do Sistema Confea/Crea e Mútua, com objetivo de harmonizar a atuação de suas organizações e priorizar as ações institucionais voltadas ao atendimento de seus usuários e beneficiários e de políticas públicas e materializar a visão de ser reconhecido como um Sistema eficaz e comprometido com a excelência do exercício e das atividades profissionais, em prol da sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

Em 2022, tendo em vista o término da vigência da AES 2011-2022, para orientar o planejamento plurianual do Confea e dos Creas foi aprovado pela Decisão Plenária nº PL-0996/2022 documento técnico denominado Referencial Estratégico para o Sistema Confea/Crea 2023-2024, que elenca os desafios já consignados nos seguintes instrumentos: 

  • Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil (EFD) 2020-2031;
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU;
  • Agenda Estratégica do Sistema Confea/Crea e Mútua 2011-2022;
  • Plano de Inserção Internacional do Confea 2019;
  • Plano Institucional do Confea 2021-2023;
  • Recomendações e Determinações do Controle Externo;
  • Legislação Federal vigente.

Na medida em que a estratégia do sistema profissional visa à excelência dos serviços prestados aos profissionais, empresas e à sociedade em geral, encontra-se aprovado pela Decisão Plenária nº PL-2260/2023 um conjunto mínimo de indicadores dos principais processos finalísticos do Sistema Confea/Crea, cujo resultado é ser apresentado anualmente nos Relatórios de Gestão dos Creas e do Confea.

Programas e Subprogramas do Sistema Confea/Crea

A estrutura programática para o Sistema Confea/Crea foi concebida a partir dos componentes do modelo de Governança e Gestão Públicas, cuja função fundamental no setor público é garantir o alcance dos resultados pretendidos, dos macroprocessos da cadeia de valor que executam as funções de governança, finalidade e gestão no âmbito dos conselhos de fiscalização profissional.

Programa Governança: consolida a atuação institucional relacionada aos mecanismos de direção, monitoramento e avaliação da gestão pública, com vistas à consecução de políticas públicas e de diretrizes estratégicas voltadas à excelência da prestação de serviços públicos prestados aos usuários e aos beneficiários do Sistema Confea/Crea

  • Subprograma Direção e Liderança: conjunto de diretrizes, ações e resultados do programa Governança relacionados à direção organizacional e articulação institucional interna ao Sistema que abarca os processos decisório-diretivo, consultivo e de assessoramento institucional, bem como os respectivos processos de gestão e assistência técnica e administrativa.
  • Subprograma Relacionamento Institucional: conjunto de diretrizes, ações e resultados relacionados à articulação institucional externa ao Sistema que abarca os processos de representação institucional regional, nacional e internacional, articulação parlamentar, formalização de parcerias com órgãos públicos ou organizações privadas sem fins lucrativos, bem como os respectivos processos de gestão e assistência técnica e administrativa.
  • Subprograma Estratégia: conjunto de diretrizes, ações e resultados relacionados à gestão estratégica que abarca os processos de formulação estratégia, planejamento plurianual e seu desdobramento anual, gestão de portfólio de projetos, apoio metodológico para definição e monitoramento de indicadores e metas, bem como os respectivos processos de gestão e assistência técnica e administrativa.
  • Subprograma Controle: conjunto de diretrizes, ações e resultados relacionados ao monitoramento e avaliação da gestão pública que abarca os processos de controle interno e gestão de riscos, prestação de contas, auditoria interna, ouvidoria, gestão da informação no âmbito da transparência ativa e passiva, acesso à informação e assessoria jurídica, bem como os respectivos processos de gestão e assistência técnica e administrativa.

Programa Finalidade: consolida a atuação institucional relacionada ao desenvolvimento e entrega de produtos (bens e serviços), com vistas à efetiva prestação de serviços públicos aos usuários e beneficiários do Sistema Confea/Crea, conforme disposto na legislação profissional vigente.

  • Subprograma Registro: conjunto de diretrizes, ações e resultados relacionados à prestação de serviços públicos que abarca os processos de atendimento ao público, cadastro de instituições de ensino e de cursos e a correspondente gestão de títulos e competências profissionais, o registro de profissionais e de empresas, o registro de ART e a correspondente gestão do acervo técnico profissional e da participação em obras e serviços, e certificação de profissionais e de empresas, bem como os respectivos processos de gestão e assistência técnica e administrativa.
  • Subprograma Fiscalização: conjunto de diretrizes, ações e resultados relacionados à supervisão e gestão da fiscalização do exercício e das atividades profissionais que abarca os processos de gestão estratégica da fiscalização em âmbito nacional e regional, planejamento plurianual da fiscalização e seu desdobramento anual, execução dos planos de fiscalização, monitoramento e avaliação de resultados da fiscalização, gestão dos recursos intrínsecos à fiscalização, bem como os respectivos processos de gestão e assistência técnica e administrativa.
  • Subprograma Julgamento e Normatização: conjunto de diretrizes, ações e resultados relacionados ao julgamento e normatização que abarca os processos decisório-finalístico e deliberativo-finalístico relativos ao julgamento de infração, decisão sobre requerimentos, recursos e consultas apresentadas por profissionais, empresas e demais partes interessadas, normatização de critérios, padronização de procedimentos e orientação a usuários, beneficiários, sociedade e operadores dos processos organizacionais do Confea, dos Creas e da Mútua, bem como os respectivos processos de gestão e assistência técnica e administrativa.

Programa Gestão: consolida a atuação institucional relacionada aos mecanismos de implementação, execução e controle da gestão pública, com vistas ao desempenho organizacional eficiente e eficaz. 

  • Subprograma Comunicação e Evento: conjunto de diretrizes, ações e resultados relacionados à comunicação institucional para divulgação de planos, produtos e serviços prestados pelo Sistema Confea/Crea que abarca os processos de gestão estratégica da comunicação em âmbito nacional e regional, comunicação digital, comunicação pública, promoção, patrocínio, publicidade, relação com a imprensa e relações públicas, comunicação corporativa, infraestrutura de eventos, publicações impressa e digital, bem como os respectivos processos de gestão e assistência técnica e administrativa.
  • Subprograma Suporte Técnico-Administrativo: conjunto de diretrizes, ações e resultados relacionados à gestão de pessoas, processos e orçamento que abarca os processos de gestão estratégica de pessoas e de processos em âmbito nacional e regional, gestão de política salarial e de benefícios, quadro de pessoal, cargos e carreiras, contratação, movimentação e desligamento, desempenho e progressão, qualidade de vida, capacitação e treinamento; gestão da estrutura organizacional, modelagem de processos, gestão de indicadores de desempenho de processos, implantação de metodologias e ferramentas para gestão do desempenho, melhoria e inovação de processos, gestão eletrônica da informação, gestão documental e arquivística, gestão orçamentária, contábil, financeira e de aquisições e contratações.
  • Subprograma Tecnologia da Informação: conjunto de diretrizes, ações e resultados relacionados à gestão dos sistemas informacionais que abarca os processos de gestão estratégica da Tecnologia da Informação em âmbito nacional e regional, processos de gestão de serviços de internet, manutenção de redes, suporte técnico à implantação e uso de soluções e infraestrutura de TI, segurança da informação, desenvolvimento e sustentação de soluções de TI, aquisição de direito de uso de sistemas, bem como os respectivos processos de gestão e assistência técnica e administrativa.
  • Subprograma Infraestrutura: conjunto de diretrizes, ações e resultados relacionados à gestão dos processos de investimento e de manutenção da infraestrutura de suporte que abarca os processos de logística, telefonia, energia, água, limpeza e conservação, manutenção predial, gestão do patrimônio, aquisição e manutenção de equipamentos, aquisição e locação de imóveis, projetos e execução de obras de construção e reformas, bem como os respectivos processos de gestão e assistência técnica e administrativa.
Planos Setoriais do Sistema Confea/Crea

As diretrizes estratégicas para a atuação do Sistema são alinhadas no médio prazo (3 anos) pelos seguintes instrumentos de planejamento:

Estratégia do Confea

As diretrizes estratégicas para a atuação do Confea advêm das prioridades estabelecidas no Referencial Estratégico para o Sistema Confea/Crea 2023-2024, no Plano de Metas Finalísticas do Sistema Confea/Crea 2025-2027 e no Plano de Gestão 2024-2026.

Instrumentos Direcionadores

ATIVIDADE-FIM

Supervisionar a fiscalização do exercício e das atividades de profissionais e empresas da engenharia, da agronomia e das geociências.

MISSÃO

Proteger a sociedade, assegurando o exercício legal e o desenvolvimento das atividades de profissionais e de empresas da engenharia, da agronomia e das geociências, visando à saúde, à segurança e à proteção da vida.

VISÃO

Ser reconhecido como a instância superior de um Sistema comprometido em proteger a sociedade, assegurando o exercício legal e o desenvolvimento das atividades de profissionais e de empresas da engenharia, da agronomia e das geociências em prol da sustentabilidade socioeconômica e ambiental, do desenvolvimento nacional e da promoção do respeito, da dignidade e da valorização. profissional. 

VALORES

Integridade, Ética e Cidadania

Ciência & tecnologia e Soberania

Excelência dos serviços prestados à sociedade

Valorização profissional e funcional

Participação e posicionamento social

Inovação

MAPA ESTRATÉGICO DO CONFEA

Mapa Estratégico do Confea

 

Plano Plurianual do Confea

Estruturado em programas e subprogramas, o PPA desdobra as diretrizes estratégicas para o período identificando os produtos a serem entregues à sociedade. Com duração de três anos, começando no início do segundo ano do mandato do presidente e terminando no fim do primeiro ano de seu sucessor, o PPA do Confea e dos Creas pode ser atualizado anualmente.

Em 2022 foi aprovado pela Decisão nº CD 173/2022 o PPA 2023-2024, o qual foi anualmente revisado:

Em 2024 foi aprovado pela Decisão nº PL-1500/2024 o PPA 2025-2027, com vistas a adequar metas, entregas e recursos e viabilizar as ações estratégicas previstas pelo Conselho Federal para o novo período.

Planos Anuais e Setoriais do Confea

As ações institucionais priorizadas pelo Confea têm sua execução viabilizada pela inter-relação dos seguintes instrumentos de planejamento anual e setorial:

  • Plano de Trabalho, que detalha as ações definidas nas diretrizes orçamentárias em termos de iniciativas, produto (bens e serviços), responsáveis, prazos, etapas, insumos e custos necessários para a execução das metas físicas anuais;
  • Orçamento, que discrimina a receita e a despesa para o exercício com a finalidade de servir de elo entre o planejado e o executado pelo Confea;
  • Plano de Diretor de Tecnologia de Informação (PDTI), que estabelece diretrizes e objetivos para a tecnologia da informação da organização e identifica as necessidades de serviços e de informações de TI, bem como seu relacionamento com as metas do Confea, observada a Instrução Normativa-SGD/ME nº 01/2019;
  • Plano de Contratações, que estabelece as prioridades para contratação de produtos (bens e serviços) e seu relacionamento com as metas do Confea, observado o Decreto nº 10.947/2022;
  • Plano de Capacitação, que estabelece diretrizes e objetivos para a capacitação de líderes, gestores e empregados da organização e identifica as necessidade de serviços, observadas as lacunas de competência ou a necessidade de qualificação técnica específica para alcance das metas do Confea;
  • Plano de Comunicação, que estabelece diretrizes e objetivos para a comunicação institucional (externa e interna) da organização e identifica as necessidades de serviços de comunicação e seu relacionamento com as metas do Confea, observada as Instruções Normativas-SECOM e a Lei nº 12.232/2010.

Acesse os planos do Confea relativos a cada exercício:

2025

Plano Plurianual do Confea 2025-2027

2024

Plano Anual de Trabalho do Confea 2024

Plano Plurianual do Confea 2023-2024 - 2ª revisão 

Plano Diretor de Tecnologia da Informação 2023-2025

2023

Plano Plurianual do Confea 2023-2024 - 1ª revisão

Plano Plurianual do Confea 2023-2024 - aprovado

Plano Diretor de Tecnologia da Informação 2023-2025

2022

Plano Institucional do Confea 2021-2023

Mapa de objetivos estratégicos, indicadores, metas e resultados

2021

Plano Institucional do Confea 2021-2023

Mapa de objetivos estratégicos, indicadores, metas e resultados

2020

Plano Estratégico de Tecnologia da Informação

Plano Diretor de Tecnologia da Informação

2019

Não há peças de planejamento relativas ao exercício

2018

Plano Anual de Trabalho (PAT) 2018 

2017

Plano Anual de Trabalho (PAT) 2017

Plano Diretor de Tecnologia da Informação

2016

Plano Anual de Trabalho (PAT) 2016

Plano Diretor de Tecnologia da Informação

Acesse os resultados do monitoramento dos planos do Confea relativos a cada exercício:

2023

Relatório de Monitoramento do PPA 2023-2024 do Confea - mês de referência: setembro/2023

Relatório de Monitoramento do PPA 2023-2024 do Confea - mês de referência: dezembro/2023

Relatório de Monitoramento do PIC 2021-2023 do Confea - final: dezembro/2023