77ª Soea é lançada durante Encontro de Líderes Representantes do Sistema

 

Lançamento da Soea de Goiânia protagoniza a ideia de trazer para o Encontro de Líderes esse primeiro momento do maior evento da Engenharia, Agronomia e Geociências

A grandiosidade da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) pôde ser mais uma vez dimensionada pelo seu inédito lançamento durante a noite de abertura do 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, nesta quarta (14), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).  Com o tema “Cidades: Tecnologia e Sustentabilidade”, sua 77ª edição tem a expectativa de reunir cerca de cinco mil inscritos, entre 2 e 5 de agosto, em Goiânia. 

“Queremos inovar na Soea. Precisamos reinventar a Soea. Precisamos ter mais eficácia”, disse o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, referindo-se ao discurso de abertura do Encontro de Líderes, pela manhã. “Esse lançamento oficial já é uma inovação. Geralmente, fazíamos em um evento próprio e agora o antecipamos em dois meses. É um modelo que está agradando e deveremos consolidá-lo porque aqui podemos compartilhar com um número maior de lideranças e de profissionais, além de dar uma maior racionalidade aos recursos”.

Para o presidente Francisco Almeida, do Crea-GO, a "melhor Soea da história" debaterá o tema da tecnologia e da sustentabilidade de todas as cidades brasileiras

 

Tema imprescindível
Para Joel, “a riqueza do Estado e a beleza da cidade criam o cenário ideal para que a tecnologia possa se reunir para fazer uma grande Soea”. Em relação ao tema da Semana, o presidente do Confea apontou que ele é imprescindível, diante de dramas como os decorrentes das chuvas que assolam diversas cidades do país. “Como a maioria da população brasileira vive hoje nas cidades, é fundamental que façamos essa discussão”.


O presidente do Crea-GO, eng. agr. Francisco Almeida, citou que o tema das cidades não deve voltar-se exclusivamente para os grandes municípios. “As cidades pequenas e médias precisam de tecnologia e de desenvolvimento sustentável. Temos que fazer uma reflexão sobre a nossa importância para essas cidades”, disse, referindo-se ao tema da Soea e garantindo que essa discussão será amplamente compartilhada.
 

Presidente Joel Krüger elogiou a determinação do Crea-GO em realizar o evento e destacou a integração do Sistema


Evolução permanente
Joel considera que a Soea é um dos maiores eventos da área tecnológica, “em que podemos trazer melhorias constantes para que o produto final seja cada vez melhor”. Elogiando a dedicação do presidente Francisco Almeida em relação ao evento, considerou que a integração será fundamental para o sucesso do evento. “Só existe uma equipe, a equipe da 77ª Soea”.

A expectativa pelo sucesso da 77ª Soea foi compartilhada pelo presidente Joel Krüger com os demais participantes do dispositivo de honra e com todos os presentes ao lançamento. “Tenho certeza de que todas as câmaras especializadas estarão representadas”, disse, agradecendo a participação dos coordenadores eleitos horas antes, em comentário extensivo a todos os fóruns e colegiados representados na solenidade, além das inspetorias, dos corpos funcionais dos Creas e do Confea e dos ex-presidentes do Confea, José Tadeu da Silva, Henrique Ludovice e Wilson Lang.

“Acredito que seja importante deixar uma marca. A Semana da Engenharia será uma marca. Precisamos fazer uma revolução no Sistema. E como a Soea é o maior encontro da Engenharia. Vamos fazer um marco na Semana da Engenharia. Tenho dó de quem vai fazer a próxima porque a nossa vai ser a melhor”, comentou o presidente do Crea-GO, pedindo sugestões aos colegas e observando que o evento marcará também seu último ano à frente do Regional. 
 

Chanceler do Mérito, Carlos Laet destacou a história da honraria maior do Sistema Confea/Crea e Mútua

Honrarias históricas
Chanceler do Mérito, o engenheiro mecânico Carlos Laet apontou que as honrarias do Mérito tiveram início em 1958. “Um ano em que o Brasil saiu da sua tradição rural para a moderna, motivo pelo qual precisávamos homenagear os nossos profissionais”, disse, citando o jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, autor do livro “Feliz 1958: o ano que não devia terminar”. Laet informou que foram entregues mais de 500 medalhas do Mérito e realizadas mais de 300 inscrições no Livro do Mérito, clamando para que os Creas indiquem o mais rapidamente possível os seus homenageados e saudando ainda os demais integrantes da Comissão do Mérito, conselheiros Zerisson Oliveira, Daniel Sobrinho, Jorge Bittencourt e Laércio Aires.

Presidente do Crea-DF, Fátima Có disponibilizou a estrutura do Regional aos participantes da Soea que queiram passar por Brasília antes de dirigir-se a Goiânia


Já o engenheiro agrícola Valmor Pietsch, reeleito para coordenar o Colégio de Entidades do Sistema, foi mais parcimonioso, saudando a importância do evento a ser realizado em Goiânia e evocando as duplas sertanejas do Estado anfitrião. Também brevemente, a engenharia civil Fátima Có, presidente do Crea-DF, considerou que este era um dia de festa, parabenizando os presidentes do Confea e do Crea-GO pelo evento que “será sem igual” e colocando-se à disposição para receber os participantes que queiram “estanciar” em Brasília, antes de deslocar-se para Goiânia.

Novo coordenador da CCEAGRO, eleito no Encontro de Líderes, Thiago Castro de Oliveira defende que o evento deva refletir a realidade das áreas

Realidade e diálogo
Recém-eleito para coordenar a Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Agronomia, Thiago Castro de Oliveira comentou a necessidade de retomar o papel da Agronomia e desejou sucesso ao evento. “Esperamos que os debates da Soea reflitam a realidade dos profissionais das nossas bases e possamos refletir e dar os rumos da nossa Engenharia e da nossa Agronomia nacional”. 

O debate com outras esferas públicas foi destacado pelo diretor-presidente da Mútua, Paulo Guimarães, ao saudar a 77ª Soea

O diretor-presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães, considerou que a Soea é o maior evento do Sistema. “Esperamos reunir a área tecnológica brasileira, emanada do objetivo de debater assuntos pertinentes à atuação profissional e à interlocução com outras esferas do poder público”, afirmou, destacando o papel da Mútua nesta parceria para possibilitar o sucesso do evento, confirmando a atuação cotidiana da entidade.
 

A participação dos profissionais do Crea-Jr no Sistema foi destacada pela coordenadora do fórum, Lidyane Araújo

 

Transição e ano atípico
Lidyane Araújo, coordenadora do Crea-Jr do Rio Grande do Norte,  representou os pares e agradeceu o apoio do Confea e da Mútua para participar do Encontro de Líderes e apontou a importância da atuação dos novos coordenadores estaduais dos Creas-Jr,  ressaltando o valor da “transição” proporcionada pelo fórum. “Vocês têm a oportunidade de moldar o Sistema que vocês querem amanhã”, disse, convidando os colegas a participar das atividades durante a Soea.
 

Honrar os representados em um ano atípico para o Sistema deve ser o objetivo da Soea de Goiânia, na visão do coordenador do Colégio de Presidentes, Antônio Carlos Aragão

Durante sua fala, o presidente do Crea-PB e coordenador do Colégio de Presidentes, Antônio Carlos de Aragão manifestou seu reconhecimento à iniciativa de apresentar a Soea durante o Encontro de Líderes, racionalizando os recursos. “É uma tarefa árdua essa Soea, especialmente em um ano atípico como esse. Mas estou certo que se aproxima um grande evento, um marco de mudança e crescimento para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências, para que possamos honrar nossos representados”.
 

Lançamento da Soea atraiu um grande público participante do 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que também acompanhou a apresentação musical do grupo Segno, da capital goiana

 

As inscrições para a 77ª Soea podem ser realizadas a partir desta quinta-feira, no site da Semana.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: André Almeida, Edinaldo Rufino e Marck Castro/Confea