Confea presente no Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências

Até sexta-feira (17), o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) marca presença no Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências (ProGEO) com estande, publicações e a participação de representantes institucionais.

Estande do Confea no ProGEO

Aos presentes na cerimônia de abertura no dia 15, o chefe de Gabinete do Confea, eng. agr. Luiz Antonio Rossafa, levou mensagem de reflexão do presidente Joel Krüger aos que em setembro próximo irão participar das discussões do Congresso Nacional de Profissionais (CNP), cujo tema é Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional.

Chefe de Gabinete do Confea, eng. agr. Rossafa

“Não está havendo sintonia entre os pensadores do Brasil e políticos brasileiros na hora de definir o que seria um projeto de longo prazo para o desenvolvimento do país. Falta uma visão geral, pelo fato de que as ideias se encontram encapsuladas dentro dos seus nichos próprios de interesse. Diferentemente da primeira metade do século passado, os intelectuais e os políticos no Brasil não conseguem pensar holisticamente, ficando presos a particularismos. Não se apresentou no século XXI um modelo sistêmico que possa resultar em um exitoso projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil.”

A mensagem destacou ainda que a inexistência desse modelo sistêmico é o resultado da falta completa de visão da realidade e da necessidade de adequação à contemporaneidade: “A partir da década de 1930, tivemos um projeto para o nosso país. Industrialização, urbanização e integração do território nacional eram os pilares daquele projeto, acompanhado pela intervenção estatal na economia. Toda vez que o setor privado se demonstrasse incapaz de vencer os gargalos que a economia apresentava, o Estado, na verdade, os supria.”

Como aposta para a atualidade, Rossafa defendeu que “a indústria ainda é o motor do desenvolvimento, a urbanização traz consigo menores gastos sociais, a integração do território gera infraestrutura e vice-versa, e que a ação estatal na economia é instrumento central para o desenvolvimento das nações”.

 

ProGEO
O Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências é realizado entre 14 e 17 de maio, em São Paulo, pela Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), entidade ligada ao Sistema Confea/Crea. Congrega geólogos e engenheiros geólogos, geógrafos, meteorologistas, geofísicos, oceanógrafos, engenheiros, agrônomos, com empresários, pesquisadores, docentes e estudantes que desenvolvem atividades profissionais, pesquisa, ensino e inovação em Geociências. “A ideia é promover integração entre os profissionais das Geociências com os profissionais da Engenharia em discussões acerca de temas políticos e técnicos, de modo a fortalecer a valorização profissional tanto no mercado de trabalho quanto dentro do governo”, explicou o presidente da Febrageo, geol. Fábio Reis, em entrevista ao Confea em janeiro passado, durante a organização do evento. 

 

Público do Progeo
Cerimônia de abertura

São quatro dias de atividades técnico-científicas com a participação de representantes do setor profissional de empresas públicas e privadas, órgãos federais e estaduais, pesquisadores e representantes do Confea e dos Creas. “A expectativa é de haja uma ação conjunta e que ao final da agenda seja divulgado um documento, a carta do congresso, a ser encaminhado para o Sistema Confea/Crea, para discussão nas câmaras especializadas e no Colégio de Entidades Nacionais, assim como também será enviado ao Congresso Nacional”, afirmou Reis, ao comentar a pauta de debates sobre projetos de lei que impactam os setores relacionados à área tecnológica.

Julianna Curado
Com informações do ProGEO e de Glênio Furtado
Equipe de Comunicação do Confea