Em Brasília, Sistema Confea/Crea reúne 800 lideranças da área tecnológica

(da esq.p/dir.) Krüger, Domingues, Aragão, Osmar, Flávia, Fátima, Rodrigues, Tretin, Guimarães e Valmor


Cerca de 800 lideranças da área tecnológica nacional estão reunidas em Brasília, para o 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. Iniciado na manhã desta 4ª feira, 12/02, com a participação de conselheiros, presidentes de Creas, integrantes de câmaras especializadas, comissão de ética e de entidades nacionais e regionais, o evento abre, oficialmente, a agenda do ano e marca a renovação das coordenadorias dos diversos fóruns consultivos do Sistema. 

A abertura do encontro, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), contou também com a presença de parlamentares que integram a Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional e que acompanham a tramitação de projetos de lei de interesse da área tecnológica, entre eles o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), o deputado federal e engenheiro civil Leônidas Cristino (PDT-CE) - presidente da Frente -; a deputada federal e engenheira civil Leandre Dal Ponte (PV-PR); o deputado federal Ricardo Izar (PDT-SP), a deputada federal Flávia Moraes (PDT-GO), o deputado federal e engenheiro civil José Carlos Schiavinato (PP-PR), a deputada federal professora Marcivânia (PCdoB-AP), o deputado federal e engenheiro civil João Campos (PSB-PE) e o deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP). O senador Izalcy Lucas (PSDB-DF) esteve representado por seu assessor Nilo Cerqueira. 

Senador Chico Rodrigues (DEM-RR) participou da solenidade

 

Mobilização e Sustentabilidade


Ao se dirigir aos participantes, Joel Krüger destacou a agenda do evento “que mobiliza centenas de lideranças oriundas de entidades de classe, instituições de ensino e sindicatos, que integram o nosso sistema profissional, composto por mais de um milhão de profissionais e aproximadamente 265 mil empresas das áreas tecnológicas”. Para Krüger, “o país precisa das diversas modalidades das engenharias, da agronomia, da geologia, da geografia, da meteorologia, dos tecnólogos e dos técnicos de segurança do trabalho que funcionam como as molas propulsoras do desenvolvimento consistente e sustentável do país”.  À frente do Confea há pouco mais de dois anos, Krüger defendeu a “união do Sistema por meio de ações que alimentam um trabalho com visão sistêmica, com unidade”. Em sua fala, o presidente do Confea disse das iniciativas para imprimir agilidade e elevar os padrões de qualidade e sustentabilidade do Sistema Confea/Crea: “é preciso que as pessoas saibam que o Sistema Confea/Crea e Mútua age de maneira protetiva, como é esperado dos órgãos de fiscalização”. 

9EL_JK
Krüger: "o país precisa das diversas modalidades das engenharias, da agronomia, da geologia, da geografia, da meteorologia, dos tecnólogos e dos técnicos de segurança do trabalho"

 

Resgate e investimento
Krüger foi aplaudido quando defendeu a necessidade de “resgatar a valorização e a credibilidade do Sistema Confea/Crea junto aos órgãos de controle, congresso nacional, ministérios, judiciário e governo federal”. Ao detalhar os o investimento em ações de comunicação, a fiscalização do exercício profissional tendo por base as boas práticas realizadas pelos Conselhos Regionais e a implementação de uma gerência de fiscalização do Confea foram destacadas por Krüger. 

9EL_deputadaFlavia
Participantes da cerimônia de abertura do encontro, parlamentares receberam placas em agradecimento pela contribuição nas matérias legislativas de interesse da área tecnológica nacional e do Sistema Confea/Crea. Na foto, deputada federal Flávia Moraes recebe placa de Krüger

 

Sobre os serviços prestados pelo Sistema Confea/Crea, Joel Krüger informou que em 2019, foram emitidas cinco milhões de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) em todo o Brasil e realizadas 500 mil fiscalizações. Quanto às ações parlamentares, Krüger destacou que 600 projetos de lei tramitando no Congresso são de interesse da área tecnológica nacional e foi aplaudido novamente quando afirmou que “o Confea atua em ações propositivas, como as que a terminaram a aprovação do PLC 13/2013, que caracteriza como essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por engenheiros e engenheiros agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público federal, estadual e municipal. Sobre o Projeto de Decreto Legislativo 901/18, que revoga a Resolução 51 do CAU/BR, disse do apoio de diversos deputados. 

 

Fantasma e demandas
Sem esquecer o que considera ser “um fantasma”, a PEC 108 - que altera a natureza jurídica dos conselhos de regulamentação e fiscalização profissional - foi criticada pelo presidente do Confea para quem “a proposta vai prejudicar o principal interessado que é o cidadão”. Ele também foi aplaudido quando  criticou a contratação de obras e serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências pela categoria de serviço comum, permitindo que sejam licitadas pela modalidade pregão.

Sobre as demandas do setor empresarial, informou sobre a Resolução nº 1.116, que estabelece que as obras e os serviços de Engenharia e de Agronomia, que exigem habilitação legal para sua elaboração ou execução, com a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, são serviços técnicos especializados.  

Outro assunto tratado pelo presidente do Confea foi o apoio às entidades de classe e instituições de ensino, pilares do Sistema Confea/Crea e Mútua: “Nosso plenário aprovou e disponibilizou recursos para nossas entidades e instituições de ensino, por meio de três políticas distintas: chamamento público, patrocínio e estandes”. A qualidade do ensino da engenharia e agronomia, e a proliferação excessiva de cursos de engenharia, em especial, cursos 100% a distância, foram criticadas por Krüger. Para ele, embora a atualização das diretrizes de base da educação “representem um avanço, não garante a qualidade dos profissionais que se formam a cada ano”. 

Deputado federal Leônidas Cristino também discursou durante a abertura do 9º Encontro de Líderes


Dispositivo de honra

O dispositivo de honra da cerimônia de abertura do 9º Encontro de Líderes foi composto pelos presidentes do Confea, eng. civ., Joel Krüger, e do Crea-DF, eng. civ., Fátima Có; pelo eng. civ. e vice-presidente  do Confea, Osmar Barros Jr.; pelo senador Chico Rodrigues (DEM-RR); pela deputada federal Flávia Moraes, do PDT de Goiás; por  Marcelo Tretin,  secretário-adjunto de Assuntos Institucionais do Ministério Público do Trabalho; pelo eng. civ. Paulo Guimarães, diretor da Mútua, caixa de assistência; por Valmor Pietsch, eng. agric. e coordenador do Colégio de Entidades, por Antônio Aragão, eng. civil que coordena o Colégio de Presidentes de Creas, e também pelo coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, Carlos Eduardo Domingues e Silva.


Certificados de função

A entrega de certificado de função aos coordenadores de Câmaras Especializadas de 2019 também marcou o início dos trabalhos do 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Concea/Crea. Confira:


Câmaras Especializadas do Sistema Confea/Crea
Agrimensura (CCEAGRI)
Coordenador: eng. agrim. Joseval Carqueija (Crea-BA)
Coordenador adjunto: eng. agrim. Daniella Tavares (Crea-PI)

Agronomia (CCEAGRO)
Coordenador: eng. agr. Kléber Souza dos Santos (Crea-DF)
Coordenador adjunto: eng. pesca José Carlos Pacheco dos Santos (Crea-PE)

Engenharia Civil (CCEEC)
Coordenador: eng. civ. Carlos Eduardo Domingues (Crea-PA)
Coordenador adjunto: eng. civ. Silvano Pohl (Crea-MT)

Engenharia Elétrica (CCEEE)
Coordenador: eng. eletric. José Antônio Latrônico Filho
Coordenador adjunto: eng. eletric. Adriana Resende Avelar Rabelo

Engenharia Industrial (CCEEI)
Coordenador: eng. mec. Marcos Adriany (Crea-ES)
Coordenador adjunto: eng. oper. mec. Luís Cláudio de Oliveira (Crea-RO)
 

Engenharia Química (CCEEQ)
Coordenador: eng. plast. Luís Sidnei Barbosa Machado (Crea-RS)
Coordenador adjunto: eng. quím. Francisco Innocêncio Pereira (Crea-SP)

Geologia e Minas (CCEGM)
Coordenador: eng. minas Ubirajara Lira Gomes Júnior (Crea-BA)
Coordenador adjunto: geol. Sílvia Cristina Benites Gonçales (Crea-AM)

Segurança do Trabalho (CCEEST)
Coordenador: eng. eletric. e de seg. trab. Luciana Macedo Silva (Crea-MS)
Coordenador adjunto: eng. mec. e de seg. trab. Jacques Sherique (Crea-RJ)
 
Engenharia Florestal (CCEEF)
Coordenador: eng. ftal. Rafael de Souza Macedo (Crea-RO)
Coordenador adjunto: eng. ftal. Guilherme Reisdorfer (Crea-RS)
 
Comissões de Ética dos Creas (CNCE)
Coordenador: eng. civ. Flávia Roxin Bretas (Crea-MG)
Coordenador adjunto: eng. comp. Alexandre Pastana (Crea-AP)

Veja mais fotos no Facebook do Confea 

 

 
Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea

Marck Castro, André Almeida e Edinaldo Rufino/Confea