Igualdade de gênero na pauta do Confea e da Ordem de Engenheiros de Portugal

Brasília, 29 de março de 2019.

Nesta semana, missão representativa do Sistema Confea/Crea participa da Cimeira Bilateral com a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), em Lisboa. Na pauta, a assinatura do Termo de Reciprocidade que visa facilitar o aprimoramento dos esforços de cada organização voltados para a questão da igualdade de gênero, a fim de “melhor servir ao público e à profissão de engenharia”, como define o documento assinado no dia 27 pelos presidentes do Confea, eng. civ. Joel Krüger, e da OEP, eng. Carlos Mineiro Aires.

 

"Presidente Krüger (3º da esq. p/ dir.) e Carlos Mineiro assinam termo em Lisboa"

 

O acordo prevê que os dois conselhos profissionais atuem conjuntamente e por meio da realização de eventos em parceria para atendimento ao Objetivo nº 5 de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem, entre outras propostas, garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública. O ODS também propõe adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis. Outra iniciativa definida pelo termo de reciprocidade é a implementação de programa luso-brasileiro de política para mulheres engenheiras.

Programa Mulher no Sistema Confea/Crea
Atento à causa equidade de gênero, o Confea já trabalha na elaboração do Programa Mulher no Sistema Confea/Crea para ser lançado na 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), como adianta a assessora do Gabinete da Presidência do Conselho Federal, eng. eletric. e de seg. do trab. Fabyola Resende, que está à frente da iniciativa. “O programa tem, entre outras metas, ampliar e fortalecer ações parlamentares junto às representantes políticas femininas, e também prevê um capítulo dedicado ao tema ‘Mulher como agente de transformação na Agronomia’, que está sendo preparado por entidades de classe”, explica a engenheira que integra a missão representativa do Confea em Portugal.

Integram a comitiva do Conselho, liderada pelo presidente Joel Krüger, os conselheiros federais eng. civ. Osmar Barros Junior e eng. ftal. Laércio Aires, o presidente do Crea do Goiás, eng. agr. Francisco Almeida, os assessores de Gabinete eng. eletric. e de seg. do trab. Fabyola Resende e eng. agr. Flávio Bolzan.

Leia mais:
Confira como foi a última Cimeira realizada no Brasil

Programa Mulher: Confea intensifica aproximação com representantes femininas no Congresso

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea