Grupo de Trabalho sobre Barragens define diretrizes de atuação

Brasília, 19 de março de 2019.

"Grupo de Trabalho sobre Barragens se reúne no Confea"

Foi instalado na segunda-feira (18) o Grupo de Trabalho (GT) sobre Barragens. Instituído pela PL-0251/2019, o grupo tem o objetivo de disciplinar e estabelecer mecanismos para atuação da fiscalização dos Creas, parâmetros para Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e registro no Livro de Ordem, relativos a barragens e para apresentar proposta de ato administrativo normativo sobre o tema. A iniciativa leva em consideração ainda que a Resolução nº 1/2019, do Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastres, recomenda ações e medidas de resposta à ruptura da barragem do Córrego do Feijão, no município de Brumadinho (MG).

Segundo o coordenador, conselheiro federal eng. civ. André Luiz Schuring, a ideia é trabalhar em parceria com os outros órgãos governamentais, como as agências reguladoras, órgãos ambientais, entre outros. “A partir do nosso plano de trabalho vamos definir as estratégias a fim de trazer mais segurança para a sociedade e valorizar o profissional ao exigir que haja sempre um profissional habilitado responsável pelas barragens”.
Nos dias 29 e 30 de abril, integrantes do GT participam do workshop sobre barragens que será realizado no Crea MG.

O grupo é coordenado pelo conselheiro federal André Luiz Schuring e composto pelos especialistas geólogo Abdel M. H. Hach, engenheiro agrônomo Henrique Marinho Leite; engenheiro civil José Marques Filho; engenheiro civil Ricardo Barbosa Ferreira.


Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea