Marco do Saneamento é tema de painel concorrido na Soea

Palmas (TO), 19 de setembro de 2019.

Em um dos painéis mais esperados da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), a Associação Catarinense de Engenheiros Sanitaristas e Ambientais (Acesa), os presidentes do Confea, Joel Krüger, e do Crea-SP, Vinicius Marchese, e o deputado federal Eugênio Zuliani (DEM-SP) discutiram o novo Marco do Saneamento, nesta quinta (19), na 76ª Soea. O tema vem provocando discussões intensas entre as entidades e profissionais da área.

Presidente Joel Krüger introduziu o debate sobre saneamento

Após uma rápida intervenção do presidente Joel Krüger, saudando os participantes, o presidente Vinicius Marchese apontou a necessidade de “fugir do debate polarizado e trazer um bate papo convergente de opiniões, tendo como perspectiva não trabalhar os extremos e sim tentar buscar um consenso para que a gente possa avançar”.

Presidente Vinicius Marchese (Crea-SP) destacou a importância da discussão

O deputado Eugênio Zuliani afirmou que sua participação no debate sobre o projeto de lei 3261/2019, do qual é relator, “foi de grande relevância para criar soluções importantes, abrir caminho sobre algumas dúvidas”. Segundo ele, “é justamente isso que o Confea está procurando, ajudar no projeto de lei do saneamento”, acrescentando que, enquanto relator, está “procurando abrir mais debates, conhecer a realidade de outros estados, assim, espero que minhas palavras tenham contribuído com os profissionais, assim como as deles contribuíram muito para mim”.

Relator do projeto, deputado paulista agradeceu o aprendizado com os engenheiros

Inconstitucionalidades
O presidente da Fisenge, eng. sanit. Clovis Nascimento, considerou que o PL 3261/2019, “estabelece um novo conjunto de regras para o saneamento básico no Brasil, como o se fosse a solução de todos os males”. Clovis afirmou que discorda frontalmente do posicionamento do deputado “primeiro, porque, do jeito que foi colocado, parece que o saneamento brasileiro está todo por se fazer e isso não é verdade”.

Para o presidente da Fisenge, projeto quebra o pacto federativo

Clovis acrescentou que “94% da população brasileira são atendidas com água potável”. Segundo Nascimento, não existe essa concorrência que muitos pregam em relação ao saneamento, por ser um monopólio natural. “Esse projeto é eivado de inconstitucionalidades e pode gerar uma saraivada de ações judiciais. Ele quer quebrar o pacto federativo, caçar a titularidade municipal, quer acabar com o contrato de programa, enfim tudo isso está contemplado no projeto de lei”, afirma Clovis.

Os rumos do saneamento do país foram tratados pelo presidente da Acesa

Veja mais fotos no Facebook do Confea

Assista à playlist de vídeos no Youtube

Oportunidade
Para o presidente da Associação Catarinense de Engenheiros Sanitaristas e Ambientais (Acesa), eng. sanit. Vinícius Ragghianti, “não existe uma solução pronta para este tipo de situação, então a proposta da Associação de Engenheiros Sanitaristas (ACESA) é de aproveitar esta oportunidade para talvez transformar os problemas que não foram resolvidos neste período. Esta é uma ótima oportunidade para o setor desenvolver este passivo”, afirmou. Vinicius propôs ainda que o debate proporciona a renovação do marco regulatório do saneamento, tema hoje polarizado em torno da questão dos investimentos públicos e privados. “Quem vai salvar o saneamento?”, apontou.

Reportagem: Charlene Frota (Crea-RO)
Edição: Henrique Nunes (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea
Fotos: Damasceno Fotografia/Confea