Ministro do Trabalho recebe presidente do Confea

Brasília, 12 de abril de 2018.

"Reunião no ministério do Trabalho reforçou estratégias apontadas durante o Encontro de Líderes"

O projeto que flexibiliza a entrada de engenheiros estrangeiros Brasil e a composição federativa do Plenário do Confea com a representação de um conselheiro federal por estado. Esses foram os dois principais temas da audiência realizada hoje (12) entre o novo ministro do Trabalho, Helton Yomura, e o presidente do Confea, Joel Krüger. Essa foi a segunda reunião com o ministro, que havia participado do Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, em fevereiro.

Durante o encontro, Krüger ressaltou que a questão do ingresso de engenheiros no país é bastante complexa e não envolve apenas o Confea, mas outros órgãos como o Ministério da Educação e, principalmente, as Universidades Públicas que são responsáveis pela revalidação dos diplomas. “Além disso, ressaltamos que é fundamental que exista reciprocidade neste processo, garantindo que os profissionais brasileiros tenham as mesmas condições de entrada que os estrangeiros que queiram atuar no Brasil”.

Federalização do Plenário

Outro pronto discutido durante a audiência com o ministro foi a proposta de federalização do Plenário do Confea. “Sabemos que a questão não é de fácil resolução, já que envolve mudança na legislação. Por isso, contamos com a parceria com o Ministério do Trabalho e de outros órgãos para resolvermos definitivamente essa questão”, destacou Krüger.

Segurança do Trabalho


"Presidente Joel Krüger, ministro Helton Yomura e superintendente Reynaldo Barros"

Presente na reunião, o Superintendente de Integração do Sistema, Reynaldo Barros, destacou também questões afetas ao Confea que envolvem a Segurança do Trabalho, já que o Ministério do Trabalho é responsável por fiscalizar e dar as diretrizes que devem ser tomadas junto ao tema. “A recepção do ministro foi muito positiva e já agendamos uma reunião com a área técnica do órgão para dar andamento às nossas demandas”, ressaltou.


Felipe Augusto Pasqualini

Gerente de Comunicação