Programa Mulher: uma marca irreversível no Sistema

Presidente Joel Krüger destaca a importância do Programa Mulher para o Sistema

 

“Fiz questão de coordenar o Comitê Gestor do Programa Mulher para dar a sua dimensão política de que ele é prioritário. Vamos fazer um belíssimo Programa Mulher, um novo patamar para que ele fique enraizado no Sistema, deixando essa marca de maneira irreversível no Sistema”, declarou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, durante o painel do Programa Mulher, na manhã desta sexta (14), no encerramento do 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado desde quarta-feira, em Brasília.

A expectativa geral do Comitê Gestor do Programa Mulher, que deu início aos debates do painel, é de contribuir para a discussão de temas relacionados à inserção no mercado de trabalho, à representação no Sistema e também a assuntos  mais próximos da realidade das profissionais. Propostas que já vêm sendo conduzidas por meio dos Regionais, de entidades como a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e, desde o final do ano passado, pelo Confea, conforme exposto no Painel. Em 2018, havia 179 conselheiras titulares (de um total de 1520) e ainda 35 diretoras (de um total de 189). Atualmente, o Sistema registra ainda quatro mulheres ocupando a função de presidente dos Regionais, além de duas conselheiras federais suplentes.

Com bom público até o final, entre homens e mulheres, o Painel Mulher registrou inclusive as participações dos presidentes Ricardo Rocha (Crea-PR), Luís Edmundo Campos (Crea-BA), Fátima Có (Crea-DF) e Ana Adalgisa (Crea-RN) e ainda do presidente da Fenemi, Marco Aurélio Braga, do ex-vice-presidente  do Confea, eng. eletric. Edson  Delgado, e do ex-presidente do Confea, eng. civ. Marcos Túlio de Melo.

Integração
Coordenador do Comitê, Joel comentou que o Programa Mulher é de todo o Sistema e “das mulheres”, pois valoriza todas as práticas que ocorrem no Sistema, inclusive nas entidades de classe e instituições de ensino, e também fora do Sistema. “Nosso programa é para envolver a mulher na Engenharia, na Agronomia, na Geologia, na Meteorologia, mas também para falar das questões das mulheres, das agressões e casos de feminicídios etc. É importante também falarmos para os homens, que precisam trabalhar juntos, embora o programa tenha que ter a cara das mulheres. Nessa linha, procuramos formatar esse programa diferentemente do que já ocorreu no passado, quando era muito interno do Confea, sem a integração no Sistema como um todo. Tudo o que faremos terá que passar pelo Conselho Federal, inclusive as tratativas com o Congresso Nacional. Precisamos ter essa integração com o plenário e fora do Sistema”. 

A diretora da Mútua Giucélia FIgueiredo revela-se animada diante das possibilidades que o Programa venha junto aos profissionais


Para o presidente do Confea, o Comitê Gestor terá que ter efetividade e trabalhar integrado com todos. “Teremos que ser bem pragmáticos e com segurança jurídica, segurança administrativa e financeira. Sempre deveremos ter uma ação transversal nos grandes eventos, como a Soea, já a partir de Goiânia. É importante também essa integração com ministérios e outros órgãos que tratam deste tema. Trazendo também o Crea-JR, que tem sempre uma boa participação feminina, o que é um bom sinal”. 

Coragem e mudança de cultura

A engenheira agrônoma e diretora da Mútua, Giucélia Figueiredo, falou da emoção de discutir  “de forma politizada a participação da mulher no Sistema e na sociedade” e de reconhecer a importância dessa temática. “Não existe governança, nem sustentabilidade sem esse debate. Temos que trabalhar isso não só em forma de gestão, mas de instituição. O Comitê Mulher veio para ficar porque ele terá coragem de debater temas que vão além do nosso Sistema”, disse, parabenizando o presidente Joel e o Comitê Gestor. “Cabe a cada um de nós enraizar esse programa nas nossas bases, nos nossos espaços de trabalho”.

Em depoimento bastante elogiado, o conselheiro federal João Bosco Andrade apontou a igualdade de gênero como consequencia de uma mudança cultural


Conselheiro federal, o engenheiro agrônomo João Bosco de Andrade é considerado o padrinho do Programa, por ter sido o relator da matéria no plenário do Confea. Lembrando o Gênesis, o conselheiro afirmou que as mulheres devem ter igualdade com os homens. “Não deve ter diferença. As diferenças são individuais. O que precisa mudar é a cultura dentro de nós mesmos, inclusive dentro das próprias mulheres, que, às vezes, se acham inferiores. Espero que essa igualdade seja alcançada e que a gente mude esse conceito que valorizou muito a força física. Há muitas mulheres competentíssimas, não existe superioridade de gênero. Temos também que acabar com o sentimento de propriedade que leva ao feminicídio. Assim, vamos fazer o possível para que essa igualdade seja alcançada”, disse, sendo bastante aplaudido e elogiado posteriormente pelos debatedores.

Comitê defende a igualdade de gêneros
Diretora da Mulher da Fisenge, Simone Baía  parabenizou as palavras do conselheiro João Bosco. “Vim para esse comitê com a esperança de ver esse programa em todos os Creas, em todas as entidades, que são a base do Sistema. Vocês estarem aqui tão cedo reforça essa esperança. Queremos ter uma sociedade melhor para homens e mulheres”, comentou em seu primeiro depoimento na manhã.

A atenção aos verdadeiros significados de palavras relacionadas ao contexto feminino foi ressaltada pela representante das coordeandorias, eng. civ. Flávia Roxim

Engenheira civil, a representante das coordenadorias de câmaras especializadas no Comitê, Flávia Roxim, destacou que o tema vem sendo muito debatido, com foco na igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres de todas as classes e em torno das oportunidades de trabalho. “Estamos trabalhando o ODS 5 que trata da igualdade de gênero. É importante ainda que se saiba os verdadeiros significados das palavras para não divulgarmos informações erradas”.

Diretora da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial - Fenemi, Michele Ramos reconheceu que a entidade é “uma federação praticamente masculina, porque somos poucas engenheiras mecânicas”. Michele Ramos destacou seu ânimo em disseminar as propostas do Comitê. “Hoje, a gente vê uma participação feminina muito maior. É gratificante fazer parte deste painel, é uma honra muito grande”, apontou.

Também integrante do Comitê Gestor do Programa Mulher, a presidente do Crea-ES, Lúcia Vilarinho, considerou que as discussões podem contribuir para um mundo mais igualitário


Presidente do Crea-ES, a engenheira civil Lúcia Vilarinho comentou que foi dentro do “coletivo” que se conscientizou da importância da temática. Dizendo-se honrada de representar o Colégio de Presidentes, afirmou que “é muito importante ter essa inspiração em torno da participação feminina, pois a gente precisa de um mundo mais igualitário, mais humano”,  afirmando ainda que o conselheiro João Bosco “arrasou” em seu depoimento e que buscará incentivar essa luta.

Feminismo em ação
A secretária executiva do Programa Mulher, eng.eletric. Fabyola Resende, destacou a atuação do coordenador do Comitê, comentando que o presidente do Confea “dá muito orgulho às engenheiras”. Afirmou também a importância da construção do conceito de “sororidade”, termo cujo significado gira em torno da valorização da sinergia feminina e que consta do glossário da cartilha apresentada durante o painel. “Temos que nos manifestar sobre temas relacionadas ao feminino, mas, sobretudo, construir essa irmandade que será algo que vai ficar para o Sistema”, descreveu, aprofundando em seguida a discussão dos conceitos fundamentais e ressaltando a data de 23 de junho como referência  da Equidade de Gênero no Sistema.

Após o painel, a secretária executiva do Programa Mulher, Fabyola Resende, espera que outras iniciativas sejam logo colocadas em prática pelo Sistema em prol da equidade de gênero

“Teremos uma ação do Sistema,  pela primeira vez, com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, com um estande do Confea, no mês de março, em referência ao Dia Internacional da Mulher. Assim, vamos criando mais relacionamentos, trabalhando cada vez mais em conjunto”, disse, ponderando que o Programa Mulher poderá abrir a consciência dos parlamentares para outras temáticas de interesse do Sistema.

Para Fabyola, é preciso ir além do Painel. “Tendo oportunidades de confraternização, buscando a diferença. Essa cartilha é a primeira versão, vamos torná-la dinâmica, envolvendo novas metas, conforme a participação de vocês”, disse, ressaltando o papel da comunicação do Confea para mudar o cenário atual.

Fenemi e Engenheira Eugênia

Parcerias e outras iniciativas da Fenemi em defesa da equidade de gêneros foram apresentados pela diretora Michele Ramos, também integrante do Comitê


Os regionais e entidades também apresentaram as suas boas práticas no evento. Diretora de Planejamento da Fenemi, Michele Ramos voltou ao painel para descrever as práticas do programa instituído na entidade. “Não adianta ter uma entidade que discuta somente interesses masculinos, e a Fenemi tem discutido bastante a valorização feminina no mercado de trabalho”. Em parceria com os Sindratar do Rio e de São Paulo e com a Ashare - entidade internacional voltada para a área de ar-condicionado e refrigeração, a Fenemi “tem procurado dar suporte às mulheres da área, buscando também desenvolver pesquisas”. 

A trajetória do empoderamento feminino na Fisenge foi descrita pela engenheira química Simone Baía


A engenharia química Simone Baía considerou que a Fisenge tem uma rica história de valorização e empoderamento da mulher. Coletivo e Diretoria de Mulheres são as principais conquistas femininas na entidade, respectivamente, em 2008 e 2011. “Precisávamos estar na instância de decisão, diante de tantas pautas de trabalhadoras, de engenheiras”, narrou, informando que combater a desigualdade de gênero e as práticas discriminatórias na engenharia são alguns dos objetivos do coletivo, que tem promovido a campanha “Soea sem machismo”, nos últimos anos.

A construção do Programa Mulher do Crea-PR foi lembrada pela engenheira agrônoma Daniela Alves dos Santos

Em 2013, foi lançada uma história em quadrinhos em torno da Engenheira Eugênia, personagem “que representou as mulheres reais”, vencedora do Prêmio de Direitos Humanos da Anamatra em Comunicação, no ano de 2016. Já no ano seguinte, havia aumentado a participação feminina na Executiva e no Conselho Fiscal. Em 2017, quando o Cosenge reuniu pela primeira vez 80 mulheres, ficou definida a paridade de representação. Em 2019, outro marco foi a participação de Simone na Conferência Mundial de Profissionais, na Malásia, representando as Américas. “Nossa esperança é de que o Programa Mulher se reproduza nos Creas e nas entidades”, acrescentou.

Creas Paraná e Goiás
Coordenadora do Comitê Mulheres do Crea-PR, a conselheira e engenheira agrônoma Daniela Alves dos Santos descreveu que o órgão teve início em 2017, sob a presidência de Joel Krüger. Fomentar o empoderamento de mulheres e o aumento da participação feminina nas decisões  do Sistema Confea/Crea estão  entre os objetivos, considerando,  inclusive, que elas são apenas 13 das 130 conselheiras. Com reuniões mensais e promoção de palestras, o Comitê de Mulheres atuará a partir de 2020 por meio de comitês regionais. “Vamos conversar com as cooperativas para, por exemplo, mudar o cenário de pouca contratação de engenheiras agrônomas”.

Criado sob o estímulo do Programa Mulher do Confea, o programa Mais Mulher, do Crea-GO, foi apresentado pela assessora Denise Castro

Assessora institucional do Crea-GO, a especialista em políticas públicas Denise Castro apresentou o Programa Mais Mulher do Regional, criado em outubro do ano passado, no esteio do Programa Mulher do Confea. “Fico feliz que em um tempo tão curto já alcançamos muito, e acredito que contribuiremos para diminuir a desigualdade dentro do Sistema”, disse a assessora do programa em Goiás. Destacando a atuação feminina junto ao Crea Jovem e à diretoria, formada por 50% de mulheres, ela destacou que, “ao pensar políticas públicas, estão embutidos valores e crenças pessoais”, destacando a importância de mudar comportamentos por meio da mudança de atitudes no Conselho, tendo desenvolvido ainda, junto à Universidade Federal de Goiás – UFG, um projeto para reduzir a evasão acadêmica, além de parceria com o Sebrae, em torno do empreendedorismo para mulheres fora do mercado de trabalho e ainda um Observatório de Gênero, entre outras iniciativas. Denise apontou ainda a apresentação de sugestões por meio do email presidencia@cregago.org.br para a Soea em Goiânia.


Experiências 
Iniciativas de valorização à participação  das mulheres no Sistema vêm sendo também tomadas pelo Crea-PE, por meio do Programa Crea-JR. Durante a troca de experiências ao final do debate, a coordenadora do programa em Pernambuco, engenheira civil Roberta Meneses, representante do plenário no órgão, frisou que a ex-coordenadora, Laisa Barreto, está na nacional como coordenadora adjunta. E apresentou o “case de sucesso” do projeto Mulheres no Mercado de Trabalho, que foi destaque nacional no Crea-JR por 30 vezes em 2019, quando o  Núcleo Agreste do Crea-JR tomou a ação de promover cortes de cabelo para a produção de perucas  para mulheres em tratamento de câncer no Estado.

Participantes do Painel Mulher celebram a importância do evento

Engenheira ambiental e engenheira civil, Liane de Moura Fernandes Costa, vice-presidente da Federação Nacional das Associações de Engenheiros Ambientais e Sanitaristas (Fneas), apresentou ao final do evento um levantamento sobre a equidade de gêneros junto a 22 associações da entidade. “Dez delas têm maioria feminina e 9 têm mulheres na presidência. Mas a maioria não tem a equidade prevista em estatuto, porém a maioria das associações tem esse equilíbrio. Vamos buscar sugerir que as associações prevejam no estatuto e na diretoria uma participação mais efetiva”, considerou. 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro, Edinaldo Rufino e André Almeida/Confea