Seminário discutirá contratação e execução de obras públicas

 

Brasília, 29 de julho de 2019.

Entre 28 e 30 de agosto, Brasília sediará o 8º Seminário Brasileiro de Obras Públicas (Sebrop). Além de especialistas do setor governamental, a agenda terá participação especial do ministro da Infraestrutura, eng. civ. Tarcísio Gomes de Freitas, em debates acerca de soluções para recuperação e retomada do crescimento do setor.

“Contribuições da infraestrutura para melhoria do cenário de atividades de engenharia” será o tema da palestra do ministro, que abrirá as discussões falando sobre como o mercado da indústria da construção pode contribuir para esse progresso; maiores dificuldades identificadas na administração pública para contratar e fiscalizar com qualidade; principais deficiências observadas em empresas e profissionais; onde deve se investir para melhoria de desempenho: capacitação técnica e gerencial; e visão de futuro: expectativas para curto, médio e longo prazo.

Já os especialistas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ministério Público Federal, da Presidência da República, Advocacia-Geral da União (AGU) e Fazenda Nacional vão abordar concessões de serviços públicos e PPP’s, Building Information Modeling, inovações na contratação pública e estudo de caso sobre pleitos contratuais.

Também estão na pauta novidades na execução e fiscalização de obras e a Resolução nº 1.116/2019 do Confea, que estabelece que obras e serviços no âmbito da Engenharia e da Agronomia são classificados como serviços técnicos especializados.

Na avaliação do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. Joel Krüger, o debate é uma excelente oportunidade para engenheiros e setor governamental dialogarem sobre desafios das obras públicas no País e, assim, redefinirem o rumo do desenvolvimento. “A engenharia é a espinha dorsal para o progresso e precisa ser pensada sobre os quatro pilares fundamentais: planejamento, projeto, execução e manutenção. E essa será a temática central do seminário. Daí a sua expressiva relevância”, defende Krüger.  

Além do Confea, também apoiam o evento os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal e Goiás, e a Associação Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva de Infraestrutura de Transportes (Anetrans).

 

Serviço:
8º Seminário Brasileiro de Obras Públicas (Sebrop)
28 a 30 de agosto de 2019
Mercure Brasília Líder Hotel, Brasília (DF)
Inscrições: http://www.inovecapacitacao.com.br/obraspublicas/

 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da organização do evento