Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (Sobes)

Fundação: 1971
Localização: Rio de Janeiro (RJ)
Indicação: Federação Brasileira de Associações de Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos (Febrae)

Com a missão de desenvolver a Engenharia de Segurança e de melhorar a qualidade do ambiente de trabalho é que, em 12 de julho de 1971, foi criada a Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (Sobes).

Dessa iniciativa de fundar uma entidade civil de âmbito nacional capaz de aprimorar a Segurança do Trabalho no Brasil, fizeram parte os engenheiros Antônio Carlos Barbosa Teixeira, Aimone Camardela, Ary Bolsas, Benedito Lino Ribeiro, Carlos E. Gradowski, Durval Lobo, E. A. Sholl, Epaminondas Leontsinis, Herrmann Wellisch Neto, Jacy Palmeira, Jaime Roiter, John Makant, José Angelino Garnier Simões, José A. Zangrandi da Rocha, José Silvério   Barbosa, Júlio Rogério Rodrigues de Souza, L. A. Palhano Pedroso, Lóris G. de Souza, Milton Torres e Waldo Magalhães.

A proposta, desde a origem, era resguardar a integridade do elemento humano no trabalho, como garantia de continuidade do processo produtivo em face dos acidentes. Defender os interesses comuns dos engenheiros de Segurança do Trabalho também figura entre os objetivos da Sobes, parte integrante do Colégio de Entidades Nacionais do Sistema Confea/Crea e Mútua. 

Em 47 anos, a instituição tem atuado ativamente nas discussões do segmento, como a que a criou a Portaria nº 3.227/72, do Ministério do Trabalho e Emprego, considerada a base da legislação que regula o exercício da Engenharia de Segurança do Trabalho e que tornou obrigatória nas empresas a existência de Serviços de Segurança e Medicina do Trabalho. 

Foi preponderante também a atuação da entidade na formulação da Portaria nº 3.214/78, também do Ministério do Trabalho, que definiu as normas regulamentadoras pertinentes à Segurança e Medicina do Trabalho. 

Além disso, a  entidade  foi berço do projeto de lei que deu origem à Lei nº 7.410/85, regulamentada pelo Decreto nº 92.530/86, criando a especialização da Engenharia de Segurança.

Intercâmbio de ideias e informações técnicas e científicas relacionadas ao desenvolvimento da Engenharia de Segurança fazem parte ainda da agenda de atuação da entidade. Nessa linha, a Sobes tem trabalhado em parceria com instituições públicas e privadas, como órgão técnico e consultivo no estudo e solução de problemas, inclusive em sugestões para estabelecimento de normas técnicas e na verificação da obediência a esses normativos.

Apesar das muitas conquistas já alcançadas, os desafios continuam para promover benefícios na área de Segurança do Trabalho no Brasil, sejam eles relacionados à integridade física ou à saúde dos trabalhadores. Para isso, os projetos futuros da Sobes incluem ampliar a filiação de mais entidades regionais, bem como intensificar o projeto internacional fundado com outras instituições e com a Associação Lusófona de Engenharia de Segurança e Saúde no Trabalho.

Regionais
Considerada uma das mais antigas organizações brasileiras no segmento prevencionista, a Sobes reúne as seguintes entidades regionais: Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho do Estado do Pará (Aesta/PA), Associação Baiana de Engenharia de Segurança (Ambese), Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança do Rio de Janeiro (Sobes/Rio), Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança de São Paulo (Sobes/São Paulo), Associação Mineira de Engenharia de Segurança (Ames), Associação Paranaense de Engenharia de Segurança (Apes), Associação Catarinense de Engenharia de Segurança (Acest) e Associação Espírito-santense de Profissionais de Engenharia de Segurança do Trabalho (Aespes).

Presidentes
Desde a fundação, a associação de classe teve como presidentes: Antônio Carlos Barbosa Teixeira (1971-1992  ), André Lopes Netto (1993-1996), César Viana Moreira (1997-1998), Sergio Costa Dacorso (1998), Reynaldo Rocha Barros (1999-2002), André Lopes Netto (2003-2007), Josevan Ursine Fudoli (2008-2010), Marlise de Matosinhos Vasconcelos (2011-2014) e Harold Stoessel Sadalla    (2015-2018).