Confea participa de audiência pública sobre Agenda 2030

 

Audiência pública na Câmara dos Deputados debate a Agenda 2030 do PNUD

Brasília, 29 de maio de 2019.

A atuação parlamentar do Confea no Congresso Nacional participou, na tarde desta terça (28), de uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a importância da implementação da Agenda 2030, em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no País.

“Estivemos recentemente no Rio de Janeiro discutindo com os engenheiros civis dos países de língua portuguesa e castelhana o tema das cidades sustentáveis, sob o ponto do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº 11, ODS 11”, comenta o  assessor da presidência do Confea, eng. amb. Renato Muzzolon Jr, que representou o Conselho.

A aproximação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) será formalizada em breve entre o Confea e a entidade responsável pela sistematização dos ODS, a serem alcançados até 2030 e que dão continuidade aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, originados em 2000.  “Estamos na iminência da assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Confea e o PNUD, em julho. Estamos procurando intermediar a discussão dos 17 ODS com os regionais”, diz.

Representante da Rede ODS Brasil, Patrícia Menezes, ao lado do asssesor Renato Muzzolon Jr.


A cooperação entre as entidades buscará, segundo Muzzolon Jr., facilitar e fortalecer a colaboração para tornar acessível e disponíveis as informações oficiais sobre a Agenda 2030 e os ODS e mobilizar os profissionais e os regionais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no país. “Essa cooperação fornecerá conhecimento técnico sobre as nossas áreas de atuação para implementar a Agenda 2030 e os ODS, colaborando na divulgação e disseminação de práticas alinhada aos mandatos das organizações com foco no desenvolvimento sustentável, na erradicação da pobreza e no desenvolvimento sustentável”, destaca.

Nesse contexto, Muzzolon Jr. considera ainda que as discussões em torno dos ODS têm envolvido também ativamente, no Sistema, a questão da Equidade de Gênero, prevista pelo ODS 5.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea