Encontro reúne contadores, auditores e controladores do Sistema

Brasília, 30 de outubro de 2019.

Com a presença de 95 participantes, o V Encontro Nacional de Integração dos Contadores, Auditores e Controladores (Encac), do Sistema Confea/Crea e Mútua,  começou na manhã da quarta-feira (30), em Brasília (DF), e a importância desses setores foi o destaque das boas vindas dadas pelos por Joel Krüger e Fátima Có, engenheiros civis que presidem o Confea e do Crea-DF; Franciane Araújo contadora do Crea-RO e representante dos Creas; e William Kuhlmann auditor do Conselho Federal.

Durante a solenidade de abertura, Krüger comentou a atuação de auditores, contadores e controladores “tem alto impacto na atuação dos gestores”. Em sua fala, o presidente do Confea lembrou que sua gestão tem sido marcada pela promoção de encontros temáticos de todos os setores administrativos do Sistema Confea/Crea: “nosso objetivo é incentivar o corpo funcional do Sistema Confea/Crea e Mútua a interagir buscando a uniformidade de condutas e ações”. Com ênfase, Joel Krüger falou da necessidade de alinhar os procedimentos. Ele afirmou que apoiará as alterações que forem necessárias visando o alinhamento interno e o  externo acompanhando as orientações da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União  (TCU).  “Nossa gestão se aproximou dos órgãos de controle em especial TCU e CGU e eles participam dos nossos eventos” , disse Krüger.  “Queremos que tragam informações para nos alinharmos e cumprirmos os procedimentos indicados, mesmo que, às vezes não concordemos”.

 

 

FOC e PEC-108
O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia  lembrou das medidas do TCU enfeixadas na Fiscalização de Orientação Centralizada (FOC),contra a qual o Confea entrou com alguns embargos declaratórios para esclarecer sobre sua abrangência. Ele informou que o assunto está em discussão em todos conselhos de profissões regulamentadas existentes no país. Ao se referir à PEC 108 – que altera a natureza dos conselhos de regulamentação e fiscalização profissional-, Krüger falou que a proposta “é uma ameaça que paira sobre os Conselhos Profissionais”.  Ao defender a instituição, o presidente informou que o Sistema tem cumprido seu papel e que por ano, em média, seiscentos mil atos fiscalizatórios são realizados. Novos recursos liberados pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua (Prodesu), também foram citados pelo presidente: “Embora disponibilizado a todos os Regionais, procuramos socorrer os Creas que enfrentam dificuldades para fechar suas contas”.
 
Com uma agenda bastante movimentada e que hoje inclui uma viagem ao Acre, Joel Krüger destacou a eleição dos conselheiros que renovarão 1/3 do plenário federal e que ocorrem em seis Creas, mantendo em Brasília os conselheiros que integram a Comissão Eleitoral Federal (CEF), e a realização amanhã de audiência pública sobre a Resolução 51 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (Cau), que especifica as atividades e atribuições que os arquitetos consideram exclusivas e que são praticadas por profissionais legalmente habilitados em outras profissões, como os engenheiros, por exemplo. Em sua fala, o presidente do Confea agradeceu a participação de todos e destacou a presença dos conselheiros federais eng. civil Marcos Camoeiras e o eng. mecânico Ronald Santos, diretores ligados às áreas de controladoria e controle sustentável do Sistema Confea/Crea.
 

Troca de experiências e melhorias
Presidente do Crea-DF e representando os presidentes dos Conselhos Regionais, Fátima Có, afirmou ser de “suma importância” a atuação de contadores, auditores e  controladores: “Vejo vocês como verdadeiros colaboradores dos Creas, indicando o que tem que ser corrigido”. Ela também disse esperar que durante os dias do V Encac, sejam identificados os indicativos necessários à uma boa administração.

William Kulman, por sua vez, destacou os auditores, controladores e contadores mais antigos do Sistema. Falou da importância do conhecimento adquirido ao longo de anos e que eles compartilham com os colaboradores mais novos. A mais jovem entre os que deram as boas-vindas aos participantes do V Encac, Franciane Araújo, contadora do Crea-RO, se disse “honrada” em representar os Creas e espera “fazer melhorias para a boa administração do Sistema”. Para ela, o Encontro vai esclarecer dúvidas e ajudar a melhorar procedimentos.

De última hora, por problemas de saúde, André Luís de Carvalho, ministro-substituto do Tribunal de Contas da União (TCU), teve que suspender sua participação programada para a manhã desta quarta-feira. Carvalho deve apresentar nos próximos dias,  a confirmar, a palestra sobre “Os reflexos do Acórdão 1925/2019”. Em seu lugar, Lúcio Carlos de Pinho Filho, Controlador Geral da Defensoria Pública Distrito Federal, antecipou sua palestra agendada para a tarde da quinta-feira e falou sobre  o “papel” do controlador que, para ele, “é fundamental para empresas, órgãos públicos e privados”. Lúcio afirmou que “a maioria das nossas decisões estão associadas a incertezas e que se não existe controle infalível, não ter controle não é bom”.

À tarde, com o palestrante Ismar Barbosa Cruz, os participantes nivelam seus conhecimentos,  conceitos e diferenças sobre  Controle e Auditoria Internos e Controladoria.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea