Brasília, 22 de fevereiro de 2013
.jpg)
Fruto de uma demanda de muitos anos, a Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal contempla a importância crescente de uma atividade com 52 anos de história no país. No entanto, ela ainda luta pelo seu reconhecimento em nível nacional. É o que defendem seus representantes. “Tenho essa responsabilidade grande de ser o primeiro coordenador da CCEEF. Juntos, vamos mostrar o papel da engenharia florestal para a sociedade, apresentar as nossas atribuições. Esse será o nosso maior desafio. Também vamos procurar fortalecer a Câmara Nacional com novas câmaras nos Estados. Já estamos com Pernambuco, Rondônia, Amapá e Amazonas em processo bastante adiantado”, diz Ézio Ney do Prado. Coordenador da Câmara de Engenharia Florestal do Crea-MT, ele atribui ao Crea-RS o maior mérito da fundação da CCEEF, além da “força muito grande” dos conselheiros federais Dirson Freitag e Marcos Vinicius Santiago.
.jpg)
Também do Crea gaúcho, o coordenador adjunto da CCEEF, Carlos Roberto Santos da Silva também tem a expectativa pelo reconhecimento da categoria. “Estava mais do que na hora, essa primeira conquista”. Opinião compartilhada pelo presidente da Associação Matogrossense de Engenheiros Florestais e Vice-Presidente do Crea-MT, Joaquim Paiva de Paula. “Poderemos agora discutir as especificidades dos profissionais cujo nivelamento é muito importante para nossa integração”.
O otimismo é grande, tendo em vista que coordenadores de vários estados participaram desta primeira reunião ordinária da CCEEF: Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ficou acertado o calendário de atividades para 2013: a segunda reunião acontecerá em Recife, entre 15 e 17 de abril. A terceira ordinária será entre 12 e 14 de agosto, em Macapá. Haverá ainda um workshop nos dias 14 e 15 de outubro, em Cuiabá. Foi criado também o grupo “CCEEF”, no Yahoo!, para incentivar o fortalecimento da Câmara.
Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
