Ministros das Cidades e da Integração Nacional abrem o 5º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea

Brasília, 24 de fevereiro de 2016.

 

"Presidente do Confea ressalta saneamento básico"

 

O papel da Engenharia no desenvolvimento e preservação da “nossa casa comum” – o Planeta Terra. Da Campanha da Fraternidade Ecumênica ao engajamento na luta contra o Aedes aegypti, saneamento básico tem sido o tom do discurso de José Tadeu da Silva, presidente do Confea, em 2016. Não foi diferente na abertura do 5º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea. “Sabemos que 70% das pessoas que estão nos hospitais são vítimas de problemas de saneamento. Temos que fazer a limpeza da nossa casa comum, do Planeta Terra. Essa é a nossa responsabilidade como profissionais: proporcionar uma casa confortável, habitável, um planeta com a necessária qualidade de vida a todos os seres humanos. Temos que afirmar nosso papel para a sociedade, em defesa da Engenharia nacional”.

VEJA O DISCURSO DO PRESIDENTE NA ÍNTEGRA 

O 5º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea reúne cerca de 600 profissionais da área tecnológica nacional, e segue até esta sexta-feira (26/2)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

VEJA O ÁLBUM DE FOTOS DO PRIMEIRO DIA

 

 

Em função do atual debate sobre saneamento, o presidente do Confea convidou os ministros das Cidades e da Integração Nacional - respectivamente Gilberto Kassab e Gilberto Occhi - para participarem da abertura. “A universalização da energia e da água está próxima de acontecer no Brasil. No entanto, no saneamento, estamos muito longe”, admitiu Occhi.

 

"Ministro das Cidades, Kassab se diz orgulhoso de ser agrônomo"

 

Primeiro a falar, Kassab ressaltou a importância de reunir profissionais da Engenharia e da Agronomia para discutir planejamento em 2016. “Será um ano de crises, em que a Engenharia brasileira é ao mesmo tempo questionada e louvada, e cabe a todos nós mostrar para a sociedade o potencial da nossa Engenharia no campo do saneamento, da mobilidade e habitação, entre outras áreas”. Engenheiro agrônomo, Kassab disse ter orgulho da profissão e de poder conciliá-la com a vida pública. “Ressalto a importância das entidades de regulamentação profissional que consolidam a busca do conhecimento e norteiam a ação dos engenheiros”. Ao encerrar sua participação, Kassab acenou a possibilidade de fazer parcerias com o Sistema Confea/Crea “para a construção de um país melhor”.

 

"Transposição do São Francisco será finalizada ainda em 2016, garantiu o ministro da Integração Nacional"

 

A principal palestra da programação do evento coube ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que falou sobre as “Perspectivas para a infraestrutura”. Occhi - que antes de assumir o Ministério da Integração comandou, por dois anos, a pasta das Cidades – anunciou, na ocasião, que as obras da transposição do Rio São Francisco serão finalizadas até o final deste ano, “em função da grande preocupação do governo com a estiagem que castiga o Nordeste”.

De acordo com Occhi, estão projetados investimentos de R$ 197 bi em 16 projetos, no período de concessão para rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. O ministro garantiu recursos em investimentos hídricos para o Nordeste e entre outras informações, fez um balanço do programa Minha Casa, Minha Vida, que está em sua terceira fase. Segundo o ministro, dos 4 milhões de moradias já contratadas, 2,5 milhões foram entregues, 1,6 milhão está em produção.  “O Governo entrega 30 mil unidades por mês para zerar as entregas em 2017”, afirmou.

ACESSE A PALESTRA NA ÍNTEGRA

Ao final da solenidade de abertura, o presidente do Crea-DF e anfitrião do evento, Flavio Correia, deu as boas- vindas aos participantes na capital federal. “Espero que este encontro seja rico nos debates e que levem a bom termo as principais questões do Sistema, como sustentabilidade financeira”, disse. 

Certificados 

Ainda na manhã de hoje (24/2), o presidente do Confea entregou Certificados de Função aos Coordenadores Nacionais de Câmaras Especializadas – titulares e adjuntos –, que encerram seus mandatos, e também para os coordenadores dos colégios de Presidente e de Entidades Nacionais. 

 

"Para o engenheiro civil João Luiz Collares, os encontros de líderes têm sido bem sucedidos"

 

Em nome de todos os coordenadores nacionais de Câmaras, o engenheiro civil João Luiz Collares, coordenador da Engenharia Civil, ressaltou o sucesso que têm sido os encontros anuais de líderes representantes. “A Engenharia passa por um momento em que há necessidade de se discutir amplamente assuntos como educação a distância, atribuições, aprimoramento dos currículos, etc.”. O coordenador das Entidades Nacionais, eng. mec. Jorge Nei Brito, desejou que todas as eleições dos fóruns consultivos do Confea ocorram da maneira mais tranquila possível. Já o diretor-presidente da Mútua, Paulo Guimarães, destacou seu apoio ao aprimoramento da união entre o Confea/Crea e a Mútua. Marco Antônio Amigo, presidente do Crea-BA e coordenador do Colégio de Presidentes, espera resultados práticos dos trabalhos das lideranças do Sistema no momento por que o país atravessa. “2016 será uma tarefa muito grande para todos nós, brasileiros”, completou.

Além de Collares, Brito e Amigo, saiba quem encerra mandato neste ano:

Agrimensura: Francisco de Sales Vieira de Carvalho (Crea-SP) e William de Figueiredo Bittencourt (Crea-AC)

Agronomia: Kleber dos Santos (Crea-DF) e Cid Tacaoca (Crea-TO)

Engenharia civil: João Luiz de Oliveira Collares Machado (Crea-RS) e Lélia Barbosa de Souza Sá (Crea-DF)

Engenharia elétrica: Alfredo Marques Dinis (Crea-MG) e Moacyr Gayoso (Crea-PI)

Engenharia industrial: Oswaldo Paiva Almeida Filho (Crea-ES) e José Alfredo Firmeza de Sousa (Crea-CE)

Engenharia química: Luiz Eduardo Caron (Crea-PR) e Rogério Gomes Araújo (Crea-SC)

Geologia e Minas: José Margarida da Silva (Crea-MG) e José Vitoriano de Brito Neto (Crea-CE)

Segurança do trabalho: Nelson Burille (Crea-RS) e Marco Aleluia (Crea-AL)

Engenharia florestal: Gláuber Pinheiro (Crea-RJ) e Marcos dos Santos Weiss (Crea-SC)

Comissões de Ética dos Creas: Jovanilson Faleiro de Freitas (Crea-GO) e Luiz Capraro (Crea-PR) 

 

"O engenheiro mecânico Jorge Nei Brito foi reconduzido à coordenação do Colégio de Entidades Nacionais"

 

Também receberam certificados os coordenadores do Colégio de Presidentes e do Colégio de Entidades Nacionais. São eles, respectivamente: Marco Antônio Amigo, presidente do Crea da Bahia, e seu adjunto, o presidente do Crea de Mato Grosso, José Silveira Samaniego; o presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica, Jorge Nei Brito, e o presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil, Ângelo Petto Neto.

Beatriz Leal e Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea