ABNT publica versão revisada da norma de avaliação de bens

Brasília, 28 de junho de 2019.

Presidente do Ibape-Nacional, eng. civ. Wilson Lang

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou nessa quinta-feira (27) versão revisada da Norma NBR 14.653, que trata da avaliação de bens. Foram disponibilizadas as partes 1, que aborda procedimentos gerais, e a de número 3, voltada para avaliação de imóveis rurais.

A atualização é bem-vinda, de acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape Nacional), entidade de classe que integra o Sistema Confea/Crea e Mútua. “A função básica dessa revisão é equiparar a norma brasileira aos novos termos internacionais adotados pelo International Valuation Standards Council, que é um órgão de verificação reconhecido mundialmente”, comentou o eng. civ. Wilson Lang.

A nova redação do normativo, segundo Lang, teve colaboração de inúmeras entidades, como o próprio Ibape, a Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações (Sobrea), Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal (Aneac), Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. “Foram aproximadamente seis anos em que todos trabalharam nesse estudo que agora coloca a ABNT na fronteira do conhecimento normativo na área de avaliações de imóveis. Demos um passo à frente”, comemora.

Presidente do Ibape-PR, eng. civ. Luciano Ventura

O presidente do Ibape do Paraná e diretor do instituto nacional, eng. civ. e especialista em avaliação e perícias Luciano Ventura, também considera um avanço a publicação das novas versões.

“Dentre as novidades trazidas pela revisão da parte 1, destaca-se a inclusão de novos conceitos e abordagens de valor. A revisão tem um caráter conceitual e está perfeitamente alinhada com os conceitos das normas internacionais de avaliações cujos conceitos e orientações são exigidos em todas as demonstrações financeiras no Brasil e no mundo”, analisa o engenheiro ao lembrar que os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua podem adquirir o normativo com descontos especiais, que são de 50% para quem for inscrito regularmente no Confea/Crea e de 60% se também for associado à Mútua. Saiba mais.

Atualização
Das sete partes da norma, duas foram revisadas neste mês. Confira o resumo de cada uma:

ABNT NBR 14653-1:2019 - apresenta as diretrizes para avaliação de bens, quanto a: classificação da sua natureza; instituição de terminologia, definições, símbolos e abreviaturas; descrição das atividades básicas; definição da metodologia básica; especificação das avaliações; requisitos básicos de laudos de avaliação.

ABNT NBR 14653-3:2019 - especifica procedimentos e requisitos, bem como fornece diretrizes para a avaliação de imóveis rurais, especialmente quanto a: instituição de terminologia, definições, símbolos e abreviaturas; classificação da sua natureza; descrição das atividades básicas; definição da metodologia básica; identificação do valor; especificação das avaliações; requisitos básicos de laudos de avaliação.

Agenda
Em agosto próximo, o Ibape-PR, em parceria com o Crea-PR, irá organizar um evento inédito no país, com participação de profissionais brasileiros e de outros países, objetivando um maior intercâmbio do estado atual e as tendências para assuntos ligados à engenharia de avaliações. A agenda será realizada nos dias 8 e 9, em Foz do Iguaçu (PR), e reunirá palestrantes de renome em debates e palestras. Confira.

 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Com informações do Ibape