Convênio Confea e ABNT

Acesso gratuito e com descontos mais expressivos às normas técnicas em vigência no país e até mesmo no Mercosul, bem como a cursos oferecidos pela ABNT. Valorização da participação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia no debate, formulação, acompanhamento e publicação das normas técnicas. Estas são algumas das vantagens possibilitadas pelo convênio assinado em novembro do ano passado entre o Confea, os Creas, a Mútua e a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Profissionais registrados no Sistema Confea/Crea passam a contar com o acesso aos bancos de dados digitais ABNTColeção e ABNTCatálogo. Assim, todos terão acesso aos “links” digitais em 900 pontos distribuídos nas sedes do Confea, dos Creas e suas inspetorias, da Mútua e das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas e das entidades de classe registradas e homologadas no Sistema.

Fundamentais para o devido exercício legal da profissão, estas normas chegam a custar algo em torno de R$ 400. Em alguns casos, para profissionais registrados no Crea e na Mútua, o desconto chega à ordem de 66%. Em outros, a Norma passa a ser oferecida de modo gratuito. É o caso da NR 16455:2016 para Vasos de Pressão – Metodologia para inspeção não intrusiva. Para conhecer esta e outras normas disponíveis é preciso apenas preencher um cadastro no portal do Confea. Acesse https://www.abntcatalogo.com.br/confea/

Com 80 anos de serviços ao país, a ABNT elabora normas técnicas brasileiras, representando o país nos foros sub-regionais, regionais e internacionais de normalização técnica. Sua atuação beneficia todas as modalidades das engenharias, da Agronomia à Industrial.

É possível ainda ao profissional obter descontos de 50% nos cursos praticados pela ABNT em sua grade de capacitação. Paralelamente a estes benefícios diretos, hoje já atingindo em torno de mais de 50 mil profissionais, o Confea pretende - ainda na condição de sócio na situação de Colaborador Mantenedor da ABNT - ampliar sua participação na entidade no triênio 2020-2022, por meio da sua candidatura a seu Conselho Deliberativo, aprovada durante a última sessão plenária do mês de janeiro de 2020.

Já em fevereiro, na próxima plenária, pretendemos consolidar a nossa integração com a entidade, por meio da criação de um Grupo Técnico Operacional voltado à apresentação de sugestões, ao acompanhamento das normas técnicas afetas às profissões do Sistema, em reuniões que deverão se dar por meio de videoconferência, representando economia e agilidade ao Sistema. Trata-se de um projeto desenvolvido diretamente pela Gerência de Relacionamentos Institucionais do Confea, em decorrência da participação do Confea nos debates junto à ABNT, ao longo do último triênio.

Esperamos contar com a adesão de todos nesta parceria, vantajosa para profissionais e para a sociedade.